Inscritos como seguidores do blog

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Acompanhando as mudanças


As evoluções observadas no universo do retalho em geral, e alimentar em particular, obriga a atualizar o teor das formações técnicas.

Existe uma verdade de base: uma loja é um todo! 
Uma loja é o produto que o comerciante propõe ao seu mercado de consumidores. Uma loja deve portanto aliciar os consumidores a partir do passeio, para os seduzir e dar-lhes a vontade de entrar. A sedução pressupõe uma elegância, uma beleza, um encanto, um charme do exterior da loja que joga o papel de Promessa de satisfação, que não pode ser desmentida por um interior de loja confuso, complicado, obsoleto, com uma iluminação deficiente, um cheiro pouco agradável e um nível de acolhimento e de atendimento fraco. 

Hoje, a promessa de satisfação passa a incluir de forma que parece irreversível a noção de conetividade, ou seja a capacidade da loja em oferecer um conjunto de conexões que permite aos consumidores um contato à distância com um leque alargado de produtos e de serviços que lhe facilitam a Vida.
Este ponto será, quanto a mim, o grande desafio dos anos a vir para os retalhistas independentes e as organizações grossistas ou retalhistas do setor tradicional. Na China, Alibaba está a ganhar um conhecimento enorme em termos de acompanhamento das lojas rurais e afastadas dos grandes centros industriais. Sabendo que o mundo é cada vez mais plano….Há fogo em casa! 
O impacto das evoluções tecnológicas e das evoluções societais é provavelmente o elementos mais importante, que deve ditar uma mudança em profundidade do retalho dito “tradicional”.
Boa reflexão e bom trabalho, 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.