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quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Loja Pérola em Coimbra – Galeria de fotos

Como anunciado no post de 31 de Agosto, divulgo aqui fotografias relativas à loja Pérola de Coimbra.

Estas fotografias fecham os “postes” relativos à loja Pérola de Coimbra.
No caso de um leitor querer saber mais informações sobre esta loja, ele pode contatar diretamente a empresa Pereira & Santos, no contato infra, e pedir para falar com a Dra. Edite Teixeira ou com D. Teresa Teixeira.
Contatos da empresa Pereira e Santos
Adémia de Baixo
Apartado 8180
3021-901 COIMBRA

Tel.: 239 433 550 - Fax: 239 431 625
@: admin@pereira-santos.com

ou, no caso de um comerciante fora da zona de influência da empresa Pereira & Santos, também me pode contatar:
Por telemóvel 91 7304535.

Galeria de fotografias.



















RB

domingo, 1 de setembro de 2013

Loja Pérola em Coimbra – Layout

Prosseguindo nos bastidores da abertura da loja Pérola de Coimbra, abordarei neste “post” a elaboração do seu layout.

Objetivo do layout
Permitir uma dinâmica forte da placa de venda, através de uma reflexão que deve colocar cada cliente numa posição de comprador, independentemente da sua localização no ponto de venda.
Esta dinâmica deve permitir uma maximização das vendas ao nível da loja e, ao nível do cliente uma sensação de loja agradável onde fazer as compras é um ato simples, fácil e rápido.
Na formação OPV que animo regularmente, abordo estes pontos técnicos de grande importância para o comerciante ou para quem quiser abrir uma loja de raiz. (Para mais informações, contatar brichard@sapo.pt ou 91 7304535).

Os elementos contrários
Podemos sublinhar 3 categorias de elementos que tornam complicada a elaboração do layout:
- A geometria da loja, que torna complicada a visibilidade total da loja;
- A existência de numerosos pilares, que reforçam a difícil visibilidade da loja e que também complicam a colocação dos equipamentos de exposição dos produtos;
- A legislação que enquadra a atividade retalhista e impõe normas rigorosas. 

Para memória, volto a divulgar aqui a planta vazia do espaço da loja. 

O layout proposto 
O layout foi definido após ter sido estudado o melhor circuito para uma deslocação simples e rápida dos clientes e, a possibilidade de ter a cada passo a maior e melhor visibilidade do resto da loja.

Para a elaboração do layout foram tidas em consideração a existência de numerosos pilares, elementos desfavoráveis, e as nomas legais que enquadram a atividade retalhista. Os pilares foram incluídos o mais possível dentro dos equipamentos de maneira a torná-los “invisíveis”. 

Notas:
- O leitor poderá ver que não foram utilizados os equipamentos de tipo “canto”, equipamentos difíceis de utilizar e onerosos;
- O leitor poderá ver que as prateleiras utilizadas têm uma profundidade de 40cm, medida suficiente em relação à rotação normal dos produtos;
- A altura das gôndolas foi de 1,83m, altura bastante boa para garantir uma preensão fácil dos produtos pela grande maioria dos clientes. De facto, a gôndola tem uma altura de 1,84m mas a última prateleira foi colocada a +/- 1,70m, de maneira a garantir um aspeto limpo da loja quando vista de longe. 

Foto explicativa


Para a elaboração do layout, foi respeitada a necessária dinamização de cada parte da loja em particular e, da totalidade da placa de venda em geral. Os universos permitem uma deslocação “normal” dos clientes na loja e são encadeados de forma a tornar a oferta legível, a simplificar a estadia dos clientes na loja e a transmitir uma sensação de loja fácil de visitar. 

Fotos explicativas
Distribuição dos universos

Distribuição das categorias
No próximo “Post” apresentarei um conjunto de fotografias relativas à implantação da loja Pérola de Celas em Coimbra.
RB



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Loja Pérola em Coimbra - Organização do Ponto de Venda

No seguimento do “post” de 21 de Agosto “Uma nova loja Pérola em Coimbra” queria abordar neste “post” alguns pontos técnicos relativos à Organização do Ponto de Venda.

Ponto 1: A loja no seu território 
Uma loja de tipo minimercado é um ponto de encontro diário das pessoas que vivem num determinado território. Uma loja isolada dificilmente conseguirá ter sucesso mas, pelo contrário, uma loja situada numa zona povoada, com muito movimento de pessoas, terá uma parte do caminho já feita para alcançar bons resultados. 
A loja Pérola de Celas em Coimbra está situada numa zona: 
- Onde moram muitas pessoas com um espetro de idade bastante largo, ponto que deve ser tido em consideração quando se trata de definir a linha mercadológica da loja e dos serviços a desenvolver para os clientes; 
- Onde passam muitas pessoas durante o dia, que se dirigem para escritórios que existem na zona, para o centro de saúde ou ainda para as escolas ou infantários. Conhecer estes movimentos que ocorrem durante o dia deve levar à definição de ações a desenvolver, para atrair e fechar o negócio com a maioria dos segmentos de mercado.

Na altura da análise, é interessante pensar nos pontos de acesso à loja ou obstáculos eventuais, que correspondem a elementos que afastam os clientes da loja. Na formação OPV que animo regularmente, abordo estes pontos técnicos de grande importância para o comerciante ou para quem quiser abrir uma loja de raiz. (Para mais informações, contatar brichard@sapo.pt ou 91 7304535). 

Ponto 2: Elaboração do layout
Sem dúvida nenhuma, os pontos 1 e 2 são seguidos e normalmente um layout de uma loja nunca deveria ser elaborado sem a análise prévia da qualidade do território onde a mesma loja pretende intervir.

Para que o leitor possa imaginar uma solução de layout, divulgo aqui a planta vazia do espaço da loja
Para maior compreensão da planta, ver o “Post” Uma nova loja Pérola em Coimbra, de 21 de Agosto de 2013.

A loja deverá ter uma resposta em termos de:
Produtos frescos: Frutas e legumes, lacticínios, congelados, talho, charcutaria e pão quente. 
Mercearia: Pequenos-almoços, sobremesas, enlatados, massas, arrozes, conservas, temperos, bolachas, dietéticos…etc. 
Bebidas: Águas, sumos, refrigerantes, cervejas, vinhos, álcoois.
DPH: Produtos de drogaria, perfumaria, higiene. 
Diversos: Produtos não alimentares de desempanagem, tais como as pilhas, lâmpadas, e outros consumíveis diários para a casa e/ou escritório. 
Zona de caixas: Porque é preciso prever um ponto de pagamento.

Nota: O layout é articulado a partir do circuito ideal de deslocação dos clientes no Ponto de Venda.

No próximo “Post” apresentarei o layout que foi definido e porquê! 
Boa reflexão! 
RB

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Uma nova loja Pérola em Coimbra

Na sexta-feira dia 16 de Agosto de 2013, o grossista Pereira & Santos, que atua na região de centro, inaugurou a sua primeira loja de rua Pérola, em Coimbra. Podia dar-se pouca importância a este acontecimento, porque uma loja de pequena dimensão não é por si só um evento de grande relevo mas, neste caso, o facto é digno de ser destacado por várias razões.
- O grossista Pereira & Santos é uma empresa grossista situada na Adémia, uma localidade colada a Coimbra e, atua num território com um raio de perto de 100 km a partir do cash. É uma empresa de grande vitalidade e que tem vindo a progredir ao longo dos anos, uma progressão qui tem sido o fruto de um trabalho diário de todas as pessoas que constituem os seus recursos humanos. A sua adesão à central EuromadiPort através da UniMark foi também um elemento essencial deste crescimento, mas isso só demonstra mais uma vez as qualidades das decisões tomadas em termos estratégicos.
- O grossista Pereira & Santos, numa ótica de desenvolvimento da sua atividade, apostou de forma inequívoca, e desde há uma década, no apoio ao desenvolvimento dos retalhistas do setor alimentar que constituem a sua principal fonte de escoamento de mercadorias, principalmente através da organização regular de ciclos de formação cujo objetivo claro consiste em ajudar os retalhistas a fortalecer as suas atividades; quer em termos de vendas quer em termos de rentabilidade.
- O grossista Pereira & Santos desenvolveu um projeto de presença no setor do retalho alimentar próprio, com o duplo objetivo de controlar o território no qual atua e de melhorar o nível de resposta aos seus clientes retalhistas através de um conhecimento pormenorizado da atividade do retalho alimentar de pequena dimensão.

Portanto a abertura desta loja Pérola é um evento para o setor grossista em geral, que precisa deste tipo de exemplos para prosseguir o seu desenvolvimento e a sua adaptação às evoluções do mercado, e para o setor retalhista - quer independente quer associado ou ainda integrado - porque demonstra que contrariamente às ideias preconcebidas, o retalho de pequena dimensão - as lojas de tipo LPD (Loja de Pequena Dimensão) – é uma solução de comércio moderna, tanto para o consumidor que quer ter uma “solução de vida” ao pé da sua casa como para aquele que quiser investir numa atividade lucrativa e de futuro.

Se eu quisesse abrir uma loja na região de Coimbra, ou seja num raio de 100km à volta de Coimbra, contactaria com certeza a empresa Pereira & Santos, para poder beneficiar do saber técnico que esta empresa é capaz de transmitir.



Localização da loja Pérola de Coimbra


Contatos da empresa Pereira e Santos
Adémia de Baixo
Apartado 8180
3021-901 COIMBRA

Tel.: 239 433 550 - Fax: 239 431 625
@: admin@pereira-santos.com
www.pereira-santos.com

Galeria de fotos do dia da inauguração da loja
Frente da Loja
A poucos minutos da inauguração oficial da loja...
Frente da loja, com alguns convidados
D. Teresa Teixeira e Sr. Manuel Teixeira, respetivamento responsável do projeto Loja Pérola e administrador da empresa Pereira & Santos
Podemos ver ao centro o Engenheiro João Vieira Lopes, que marcou com a sua presença a importância da abertura desta nova loja para EuromadiPort/UniMark.
Da esquerda para a direita: Dra. Edite Texeira, diretora administrativa da empresa, Richard Bordone consultor do projeto e, D. Teresa Teixeira, responsável do departamento retalho da empresa Pereira & Santos.
No próximo “post”, abordarei as etapas de elaboração do layout da implantação física da loja Pérola de Coimbra.
RB

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Recrutamento na área da distribuição e bens de consumo, para Lisboa.

Recebi um pedido da parte da empresa de recrutamento Global Partner Consulting. Neste momento em que existem grandes dificuldades no mercado do trabalho, achei importante dar seguimento a este pedido e, coloco aqui a totalidade da oferta da empresa Global Partner Consulting, para aqueles que acharem corresponder às características do emprego proposto.

“A Global Partner Consulting é uma empresa de executive search e neste momento temos um novo projeto em mãos.
 Estamos a recrutar, para uma empresa nossa cliente na área da grande distribuição e grande consumo, um gestor de angariação para Lisboa com as seguintes responsabilidades:

As responsabilidades serão:
• Prospetar Mercado
• Análise dos Potenciais Clientes
• Angariar novos Clientes
• Acompanhamento de um novo cliente até a abertura de loja
• Acompanhamento de todos os processos de uma Abertura de loja, assegurando o interface com as diversas áreas da empresa
• Elaboração de relatórios

Conhece alguém na sua rede de contactos que se enquadre neste perfil e que esteja "aberto" a novos desafios profissionais?

Agradeço desde já sua ajuda e aguardo o seu feedback relativamente a esta questão.  

Obrigado mais uma vez.
Melhores cumprimentos, 
Ricardo Alves 
Consultant 
ralves@gpartnerconsulting.pt  Tm: +351 91 030 55 18 

Portanto, se alguém estiver interessado ou se conhecer alguém colega ou amigo com o perfil procurado, pode contatar diretamente o Dr. Ricardo Alves, o consultant da Global Partner Consulting ou se preferir, contatar-me a mim pois farei seguir o respetivo contato.
RB

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A NFC “Near Field Communication”.

O post, “O retalho em movimento”, publicado no dia 02/04/2012 na rúbrica novidades, mostrava a colocação de uma loja virtual no metro de Seoul na Coreia do Sul, utilizando como suporte as paredes envidraçadas do metro e como meio de comunicação o smartphone e a tecnologia “NFC”. 
A tecnologia “NFC” é uma tecnologia de comunicação sem fios baseada no uso da rádio frequência para a troca de dados entre um aparelho de leitura – neste caso o smartphone – e um alvo – neste caso um QR code ou um código de barras - situado a curta distância.

Esta tecnologia começa a ser difundida, mesmo que a um ritmo ainda lento, porque corresponde à evolução de vida dos indivíduos cada vez mais ligados ao seu smartphone desde o início até ao fim do dia. A sublinhar que o smartphone é de facto um computador miniaturizado, com funções múltiplas, uma delas sendo o telefone. Amanhã existirão muitas aplicações que se tornarão “quase” impreteríveis para cada um de nós. A nossa sociedade atual, para o bem e para o mal, é a sociedade da informação, tudo se sabe e se transmite com grande velocidade. Os marketeers, porque é o trabalho deles, estão empenhados em imaginar conteúdos, ações e formas de atrair os consumidores para o que querem promover, divulgar…etc.

A “NFC”, quer queiramos quer não, fará parte do nosso dia-a-dia, tal como já faz parte do dia-a-dia dos Sul-Coreanos. Não há dúvida de que os grandes grupos de distribuição vão utilizar esta tecnologia para se aproximarem ainda mais dos consumidores, para chegarem à noção do “One to One”.
 
Em termos do retalho independente, esta tecnologia pode representar uma ameaça ou uma oportunidade, segundo o empenho das associações de comerciantes, das centrais de compras ou de outras organizações profissionais que permitem de pôr os meios em comum.  
- A ameaça seria o fruto de não fazer nada e deixar as empresas organizadas de retalho integrado ou associado utilizar esta tecnologia, para obterem uma relação privilegiada numa perspetiva de serem únicas com cada consumidor. Nesse caso, os retalhistas independentes tornar-se-iam os donos de pontos de venda em vias de extinção. 
- A oportunidade seria o fruto de ter consciência de que estas ferramentas se vão tornar elementos de diferenciação em relação à concorrência e, de comunicação privilegiada com o mercado, visto numa lógica de tipologia de consumidores, ou numa lógica de segmentação do mercado, ou ainda numa lógica de relação de proximidade direta entre uma organização e o consumidor final. Neste caso, os retalhistas independentes tornar-se-iam donos de pontos de venda capazes de criar valor acrescentado, bastante interessante para o consumidor final, mas também para os fornecedores.

Numa altura em que se fala sobretudo do preço como sendo o parâmetro mais relevante do comércio, queria chamar a atenção dos retalhistas e das centrais de compras, porque de facto são parceiros de negócio, para a importância de refletir sobre as consequências do desenvolvimento do “NFC” e sobre as ações a desenvolver, de forma a subir para carruagem do comboio na altura certa.
 
O comboio não vai ficar parado à espera!
RB

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Malaquias: uma dinâmica ao serviço da nova geração de retalhistas independentes.

Terça-feira 02 de Julho de 2013, terminou o ciclo de formação patrocinado pela UniMark e organizado pelo grossista Malaquias. O ciclo durou 6 meses e permitiu que os participantes abordassem vários temas de grande interesse para a sua atividade de gestor de Loja de Pequena Dimensão (LPD).
Este ciclo de formação caraterizou-se pela participação de filhos de retalhistas estabelecidos há longa data, que querem dar continuidade ao negócio dos seus pais. Isto prova que o retalho alimentar está vivo e bem vivo, e que as lojas de pequena dimensão não vão acabar de vez como se diz há tantos anos! 
Estes jovens participantes mostraram durante todo o ciclo de formação um grande apetite pela aprendizagem e uma vontade de enriquecer os seus conhecimentos, para poderem gerir de forma rentável e sustentável o negócio transmitido pelos seus pais. Eles percebem muito bem, sendo bastante lúcidos, que o negócio já não é e não voltará a ser tão fácil como na altura dos seus pais. Os anos vindouros serão anos de gestão:
- da loja no seu território,
- do layout da loja e do respetivo circuito de deslocação dos clientes na loja;
- do sortido, e sobretudo da sua largura e da sua profundidade;
- da animação da loja, das seções, das prateleiras e dos produtos;
- do linear, categoria a categoria;
- dos preços, tendo em conta o mercado sobre os aspetos clientes e concorrência;
- dos recursos humanos necessários para repor a mercadoria e para acolher e atender diariamente os clientes em boas condições.

O ciclo de formação permitiu abordar todos estes temas e propiciou a troca de experiências entre os participantes e dos mesmos com o formador. Uma grande parte da formação foi dedicada a exercícios práticos que, no dia-a-dia dos gestores de lojas do retalho alimentar, permitem analisar a “vida” da loja e tomar decisões técnicas. 
Este ciclo de formação mostrou o quanto a profissão de retalhista alimentar mudou ao longo dos últimos 15 anos, utilizando todos as ferramentas informáticas para fazer os exercícios propostos. Estamos longe, mas muito longe do “cliché” tradicional, mostrando o retalhista hostil às novas tecnologias e apenas adepto ao bocado de papel e do lápis.
Faço votos para que esta nova geração obtenha os resultados merecidos por tanta fé, trabalho e disponibilidade.

Fotografias da formação Gestão do Linear.


Agradeço a UniMark pela sua disponibilidade em favorecer a formação dos retalhistas portugueses, o Dr. Ricardo Malaquias que organizou este ciclo de formação e cada um dos participantes, pois durante todo o ciclo tiveram uma postura e uma vontade incansável de aprender. 
RB