Inscritos como seguidores do blog

sábado, 12 de outubro de 2013

O Lugar certo - "Excerto"


terça-feira, 1 de outubro de 2013

O grupo Sonae - O "construtor"!

O mundo vive dia após dia e raramente os acontecimentos são frutos da pressa ou da técnica do golpe, aliás, o que é feito com pressa ou por golpe tem tendência a não perdurar. 
Os grupos de grande envergadura, tal como a Sonae, sabem definir objetivos a curto, médio e longo prazo, ou seja sabem enquadrar as suas ações num quadro temporal e, a par com estes, sabem definir os respetivos meios de acompanhamento necessários.

Nos anos 90, os estudos apontavam para um desaparecimento

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ser comerciante é uma profissão a 100%!

De vez em quando, através do blog, tenho contatos com pessoas que querem abrir uma loja de retalho alimentar e que não sabem para que insígnia se devem dirigir e, pessoas já retalhistas interessadas numa aproximação com uma insígnia que lhes possa dar mais segurança em termos de futuro.
Na minha opinião, este tipo de contatos sublinha a falta de projeção e de comunicação das insígnias que competem no segmento das lojas de pequena e média dimensão e, também reflete uma certa angústia de alguns retalhistas assustados

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Loja Pérola em Coimbra – Galeria de fotos

Como anunciado no post de 31 de Agosto, divulgo aqui fotografias relativas à loja Pérola de Coimbra.

Estas fotografias fecham os “postes” relativos à loja Pérola de Coimbra.
No caso de um leitor querer saber mais informações sobre esta loja, ele pode contatar diretamente a empresa Pereira & Santos, no contato infra, e pedir para falar com a Dra. Edite Teixeira ou com D. Teresa Teixeira.
Contatos da empresa Pereira e Santos
Adémia de Baixo
Apartado 8180
3021-901 COIMBRA

Tel.: 239 433 550 - Fax: 239 431 625
@: admin@pereira-santos.com

ou, no caso de um comerciante fora da zona de influência da empresa Pereira & Santos, também me pode contatar:
Por telemóvel 91 7304535.

Galeria de fotografias.



















RB

domingo, 1 de setembro de 2013

Loja Pérola em Coimbra – Layout

Prosseguindo nos bastidores da abertura da loja Pérola de Coimbra, abordarei neste “post” a elaboração do seu layout.

Objetivo do layout
Permitir uma dinâmica forte da placa de venda, através de uma reflexão que deve colocar cada cliente numa posição de comprador, independentemente da sua localização no ponto de venda.
Esta dinâmica deve permitir uma maximização das vendas ao nível da loja e, ao nível do cliente uma sensação de loja agradável onde fazer as compras é um ato simples, fácil e rápido.
Na formação OPV que animo regularmente, abordo estes pontos técnicos de grande importância para o comerciante ou para quem quiser abrir uma loja de raiz. (Para mais informações, contatar brichard@sapo.pt ou 91 7304535).

Os elementos contrários
Podemos sublinhar 3 categorias de elementos que tornam complicada a elaboração do layout:
- A geometria da loja, que torna complicada a visibilidade total da loja;
- A existência de numerosos pilares, que reforçam a difícil visibilidade da loja e que também complicam a colocação dos equipamentos de exposição dos produtos;
- A legislação que enquadra a atividade retalhista e impõe normas rigorosas. 

Para memória, volto a divulgar aqui a planta vazia do espaço da loja. 

O layout proposto 
O layout foi definido após ter sido estudado o melhor circuito para uma deslocação simples e rápida dos clientes e, a possibilidade de ter a cada passo a maior e melhor visibilidade do resto da loja.

Para a elaboração do layout foram tidas em consideração a existência de numerosos pilares, elementos desfavoráveis, e as nomas legais que enquadram a atividade retalhista. Os pilares foram incluídos o mais possível dentro dos equipamentos de maneira a torná-los “invisíveis”. 

Notas:
- O leitor poderá ver que não foram utilizados os equipamentos de tipo “canto”, equipamentos difíceis de utilizar e onerosos;
- O leitor poderá ver que as prateleiras utilizadas têm uma profundidade de 40cm, medida suficiente em relação à rotação normal dos produtos;
- A altura das gôndolas foi de 1,83m, altura bastante boa para garantir uma preensão fácil dos produtos pela grande maioria dos clientes. De facto, a gôndola tem uma altura de 1,84m mas a última prateleira foi colocada a +/- 1,70m, de maneira a garantir um aspeto limpo da loja quando vista de longe. 

Foto explicativa


Para a elaboração do layout, foi respeitada a necessária dinamização de cada parte da loja em particular e, da totalidade da placa de venda em geral. Os universos permitem uma deslocação “normal” dos clientes na loja e são encadeados de forma a tornar a oferta legível, a simplificar a estadia dos clientes na loja e a transmitir uma sensação de loja fácil de visitar. 

Fotos explicativas
Distribuição dos universos

Distribuição das categorias
No próximo “Post” apresentarei um conjunto de fotografias relativas à implantação da loja Pérola de Celas em Coimbra.
RB



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Loja Pérola em Coimbra - Organização do Ponto de Venda

No seguimento do “post” de 21 de Agosto “Uma nova loja Pérola em Coimbra” queria abordar neste “post” alguns pontos técnicos relativos à Organização do Ponto de Venda.

Ponto 1: A loja no seu território 
Uma loja de tipo minimercado é um ponto de encontro diário das pessoas que vivem num determinado território. Uma loja isolada dificilmente conseguirá ter sucesso mas, pelo contrário, uma loja situada numa zona povoada, com muito movimento de pessoas, terá uma parte do caminho já feita para alcançar bons resultados. 
A loja Pérola de Celas em Coimbra está situada numa zona: 
- Onde moram muitas pessoas com um espetro de idade bastante largo, ponto que deve ser tido em consideração quando se trata de definir a linha mercadológica da loja e dos serviços a desenvolver para os clientes; 
- Onde passam muitas pessoas durante o dia, que se dirigem para escritórios que existem na zona, para o centro de saúde ou ainda para as escolas ou infantários. Conhecer estes movimentos que ocorrem durante o dia deve levar à definição de ações a desenvolver, para atrair e fechar o negócio com a maioria dos segmentos de mercado.

Na altura da análise, é interessante pensar nos pontos de acesso à loja ou obstáculos eventuais, que correspondem a elementos que afastam os clientes da loja. Na formação OPV que animo regularmente, abordo estes pontos técnicos de grande importância para o comerciante ou para quem quiser abrir uma loja de raiz. (Para mais informações, contatar brichard@sapo.pt ou 91 7304535). 

Ponto 2: Elaboração do layout
Sem dúvida nenhuma, os pontos 1 e 2 são seguidos e normalmente um layout de uma loja nunca deveria ser elaborado sem a análise prévia da qualidade do território onde a mesma loja pretende intervir.

Para que o leitor possa imaginar uma solução de layout, divulgo aqui a planta vazia do espaço da loja
Para maior compreensão da planta, ver o “Post” Uma nova loja Pérola em Coimbra, de 21 de Agosto de 2013.

A loja deverá ter uma resposta em termos de:
Produtos frescos: Frutas e legumes, lacticínios, congelados, talho, charcutaria e pão quente. 
Mercearia: Pequenos-almoços, sobremesas, enlatados, massas, arrozes, conservas, temperos, bolachas, dietéticos…etc. 
Bebidas: Águas, sumos, refrigerantes, cervejas, vinhos, álcoois.
DPH: Produtos de drogaria, perfumaria, higiene. 
Diversos: Produtos não alimentares de desempanagem, tais como as pilhas, lâmpadas, e outros consumíveis diários para a casa e/ou escritório. 
Zona de caixas: Porque é preciso prever um ponto de pagamento.

Nota: O layout é articulado a partir do circuito ideal de deslocação dos clientes no Ponto de Venda.

No próximo “Post” apresentarei o layout que foi definido e porquê! 
Boa reflexão! 
RB

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Uma nova loja Pérola em Coimbra

Na sexta-feira dia 16 de Agosto de 2013, o grossista Pereira & Santos, que atua na região de centro, inaugurou a sua primeira loja de rua Pérola, em Coimbra. Podia dar-se pouca importância a este acontecimento, porque uma loja de pequena dimensão não é por si só um evento de grande relevo mas, neste caso, o facto é digno de ser destacado por várias razões.
- O grossista Pereira & Santos é uma empresa grossista situada na Adémia, uma localidade colada a Coimbra e, atua num território com um raio de perto de 100 km a partir do cash. É uma empresa de grande vitalidade e que tem vindo a progredir ao longo dos anos, uma progressão qui tem sido o fruto de um trabalho diário de todas as pessoas que constituem os seus recursos humanos. A sua adesão à central EuromadiPort através da UniMark foi também um elemento essencial deste crescimento, mas isso só demonstra mais uma vez as qualidades das decisões tomadas em termos estratégicos.
- O grossista Pereira & Santos, numa ótica de desenvolvimento da sua atividade, apostou de forma inequívoca, e desde há uma década, no apoio ao desenvolvimento dos retalhistas do setor alimentar que constituem a sua principal fonte de escoamento de mercadorias, principalmente através da organização regular de ciclos de formação cujo objetivo claro consiste em ajudar os retalhistas a fortalecer as suas atividades; quer em termos de vendas quer em termos de rentabilidade.
- O grossista Pereira & Santos desenvolveu um projeto de presença no setor do retalho alimentar próprio, com o duplo objetivo de controlar o território no qual atua e de melhorar o nível de resposta aos seus clientes retalhistas através de um conhecimento pormenorizado da atividade do retalho alimentar de pequena dimensão.

Portanto a abertura desta loja Pérola é um evento para o setor grossista em geral, que precisa deste tipo de exemplos para prosseguir o seu desenvolvimento e a sua adaptação às evoluções do mercado, e para o setor retalhista - quer independente quer associado ou ainda integrado - porque demonstra que contrariamente às ideias preconcebidas, o retalho de pequena dimensão - as lojas de tipo LPD (Loja de Pequena Dimensão) – é uma solução de comércio moderna, tanto para o consumidor que quer ter uma “solução de vida” ao pé da sua casa como para aquele que quiser investir numa atividade lucrativa e de futuro.

Se eu quisesse abrir uma loja na região de Coimbra, ou seja num raio de 100km à volta de Coimbra, contactaria com certeza a empresa Pereira & Santos, para poder beneficiar do saber técnico que esta empresa é capaz de transmitir.



Localização da loja Pérola de Coimbra


Contatos da empresa Pereira e Santos
Adémia de Baixo
Apartado 8180
3021-901 COIMBRA

Tel.: 239 433 550 - Fax: 239 431 625
@: admin@pereira-santos.com
www.pereira-santos.com

Galeria de fotos do dia da inauguração da loja
Frente da Loja
A poucos minutos da inauguração oficial da loja...
Frente da loja, com alguns convidados
D. Teresa Teixeira e Sr. Manuel Teixeira, respetivamento responsável do projeto Loja Pérola e administrador da empresa Pereira & Santos
Podemos ver ao centro o Engenheiro João Vieira Lopes, que marcou com a sua presença a importância da abertura desta nova loja para EuromadiPort/UniMark.
Da esquerda para a direita: Dra. Edite Texeira, diretora administrativa da empresa, Richard Bordone consultor do projeto e, D. Teresa Teixeira, responsável do departamento retalho da empresa Pereira & Santos.
No próximo “post”, abordarei as etapas de elaboração do layout da implantação física da loja Pérola de Coimbra.
RB