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domingo, 27 de outubro de 2013

A loja Meu Super dos Altos dos Moinhos

Visitei, na sexta-feira passada, dia 25 de Outubro de 2013, a loja “Meu Super” situada no Alto dos Moinhos, em Lisboa. 
Através da Insígnia “Meu Super” o grupo Sonae está a tentar constituir um grupo de lojas, sob a forma de comércio associado. Sonae traz o seu “Know-How” logístico, marketing, comercial, organizacional…etc., em contrapartida de uma lealdade por parte do associado. Estas lojas de pequena e média dimensão deverão permitir à Sonae conquistar o mercado da proximidade, as lojas sendo inseridas sobretudo em bairros das cidades.


Quadro de síntese das minhas observações:

Alem destes pontos de observação, tenho a sensação de que o nível de rentabilidade da loja não deve corresponder às primeiras expetativas dos investidores. Os custos de energia e de mão-de-obra parecendo de fato elevados.

Convido quem visitou a loja a enriquecer este artigo com observações próprias, com o objetivo de ajudar a melhorar os pontos de venda, através de críticas relativas a pontos técnicos.
RB

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Loja nova apenas com equipamentos velhos, NÃO!

As turbulências do momento provocam uma onda de “Novos a Chegar” ao setor do retalho alimentar e uma vontade, para quem tem uma loja, de reorganizar para prosseguir com o negócio. 
São boas notícias para todas as empresas que vivem da dinâmica do retalho!
No entanto, esta dinâmica é sobretudo visível no caso dos “Novos a Chegar”, novos comerciantes que acreditam, e com razão, que podem construir uma vida boa no ramo do comércio alimentar de proximidade. No caso dos comerciantes já instalados no ramo há muito tempo, esta dinâmica é mais complicada a implementar porque, muitas vezes, a tentação é fazer novo com o velho.

Quando se reorganiza uma loja, dois eixos são possíveis:

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O grupo Sonae - O "construtor"!

O mundo vive dia após dia e raramente os acontecimentos são frutos da pressa ou da técnica do golpe, aliás, o que é feito com pressa ou por golpe tem tendência a não perdurar. 
Os grupos de grande envergadura, tal como a Sonae, sabem definir objetivos a curto, médio e longo prazo, ou seja sabem enquadrar as suas ações num quadro temporal e, a par com estes, sabem definir os respetivos meios de acompanhamento necessários.

Nos anos 90, os estudos apontavam para um desaparecimento

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ser comerciante é uma profissão a 100%!

De vez em quando, através do blog, tenho contatos com pessoas que querem abrir uma loja de retalho alimentar e que não sabem para que insígnia se devem dirigir e, pessoas já retalhistas interessadas numa aproximação com uma insígnia que lhes possa dar mais segurança em termos de futuro.
Na minha opinião, este tipo de contatos sublinha a falta de projeção e de comunicação das insígnias que competem no segmento das lojas de pequena e média dimensão e, também reflete uma certa angústia de alguns retalhistas assustados

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Loja Pérola em Coimbra – Galeria de fotos

Como anunciado no post de 31 de Agosto, divulgo aqui fotografias relativas à loja Pérola de Coimbra.

Estas fotografias fecham os “postes” relativos à loja Pérola de Coimbra.
No caso de um leitor querer saber mais informações sobre esta loja, ele pode contatar diretamente a empresa Pereira & Santos, no contato infra, e pedir para falar com a Dra. Edite Teixeira ou com D. Teresa Teixeira.
Contatos da empresa Pereira e Santos
Adémia de Baixo
Apartado 8180
3021-901 COIMBRA

Tel.: 239 433 550 - Fax: 239 431 625
@: admin@pereira-santos.com

ou, no caso de um comerciante fora da zona de influência da empresa Pereira & Santos, também me pode contatar:
Por telemóvel 91 7304535.

Galeria de fotografias.



















RB

domingo, 1 de setembro de 2013

Loja Pérola em Coimbra – Layout

Prosseguindo nos bastidores da abertura da loja Pérola de Coimbra, abordarei neste “post” a elaboração do seu layout.

Objetivo do layout
Permitir uma dinâmica forte da placa de venda, através de uma reflexão que deve colocar cada cliente numa posição de comprador, independentemente da sua localização no ponto de venda.
Esta dinâmica deve permitir uma maximização das vendas ao nível da loja e, ao nível do cliente uma sensação de loja agradável onde fazer as compras é um ato simples, fácil e rápido.
Na formação OPV que animo regularmente, abordo estes pontos técnicos de grande importância para o comerciante ou para quem quiser abrir uma loja de raiz. (Para mais informações, contatar brichard@sapo.pt ou 91 7304535).

Os elementos contrários
Podemos sublinhar 3 categorias de elementos que tornam complicada a elaboração do layout:
- A geometria da loja, que torna complicada a visibilidade total da loja;
- A existência de numerosos pilares, que reforçam a difícil visibilidade da loja e que também complicam a colocação dos equipamentos de exposição dos produtos;
- A legislação que enquadra a atividade retalhista e impõe normas rigorosas. 

Para memória, volto a divulgar aqui a planta vazia do espaço da loja. 

O layout proposto 
O layout foi definido após ter sido estudado o melhor circuito para uma deslocação simples e rápida dos clientes e, a possibilidade de ter a cada passo a maior e melhor visibilidade do resto da loja.

Para a elaboração do layout foram tidas em consideração a existência de numerosos pilares, elementos desfavoráveis, e as nomas legais que enquadram a atividade retalhista. Os pilares foram incluídos o mais possível dentro dos equipamentos de maneira a torná-los “invisíveis”. 

Notas:
- O leitor poderá ver que não foram utilizados os equipamentos de tipo “canto”, equipamentos difíceis de utilizar e onerosos;
- O leitor poderá ver que as prateleiras utilizadas têm uma profundidade de 40cm, medida suficiente em relação à rotação normal dos produtos;
- A altura das gôndolas foi de 1,83m, altura bastante boa para garantir uma preensão fácil dos produtos pela grande maioria dos clientes. De facto, a gôndola tem uma altura de 1,84m mas a última prateleira foi colocada a +/- 1,70m, de maneira a garantir um aspeto limpo da loja quando vista de longe. 

Foto explicativa


Para a elaboração do layout, foi respeitada a necessária dinamização de cada parte da loja em particular e, da totalidade da placa de venda em geral. Os universos permitem uma deslocação “normal” dos clientes na loja e são encadeados de forma a tornar a oferta legível, a simplificar a estadia dos clientes na loja e a transmitir uma sensação de loja fácil de visitar. 

Fotos explicativas
Distribuição dos universos

Distribuição das categorias
No próximo “Post” apresentarei um conjunto de fotografias relativas à implantação da loja Pérola de Celas em Coimbra.
RB