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quarta-feira, 30 de abril de 2014

A Implantação numérica - Metodologia

Para responder aos pedidos em relação ao método de cálculo do linear a atribuir às referências de uma categoria de produtos, proponho os seguintes documentos: 

Nota prévia:
Para calcular o linear a atribuir às referências de uma categoria, subcategoria, segmento ou subsegmento de produtos, o retalhista ou o gestor de uma loja ou de parte dela, deve perceber da importância da boa gestão da informação. Assim, é imperativo para efetuar estes cálculos: 
- Ter uma base de dados de produtos bem estruturada e atualizada;
- Fazer previamente uma limpeza da gama através de uma análise do escoamento, uma análise ABC e uma análise de contribuição para a margem das diferentes referências; 
- Definir o linear atribuído à categoria, subcategoria, segmento ou subsegmento;
- Fotografar a implantação existente antes da reimplantação, e da nova implantação. Estas fotografias servirão de arquivo para analisar os resultados obtidos, e para acompanhar o respeito da implantação com o passar do tempo.

Doc. 1
Doc. 2 
Doc. 3 
Espero que estes documentos vos possibilitem implementar, na vossa loja ou na secção pela qual são responsáveis, uma metodologia que - por ser numérica - permite diminuir bastante a subjetividade habitualmente constatada, no retalho independente ou associado de pequena ou média dimensão. Bom trabalho! 
RB

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A gestão da informação como ferramenta essencial

Das duas uma, ou vamos sair da crise ou vamos habituar-nos a viver com ela. Seja o que for vamos entrar num novo mundo, como sempre acontece em conclusão dos grandes traumatismos.A razão tem a ver com a nossa vontade individual mas também coletiva de deixar para trás os momentos difíceis como o desemprego, o empobrecimento, o medo do amanhã, e mesmo para alguns o bater no fundo e cair na miséria.
Vamos querer entrar num novo mundo, porque a esperança é portadora de fé na felicidade, no sucesso, e que o ser humano precisa de acreditar para se projetar no amanhã.Muitos comportamentos vão ficar obsoletos, apoiados pelo desenvolvimento das novas tecnologias. Ainda não temos uma cobertura correta em termos da 4ªG que já se fala da 5ªG para 2021…. O mundo vai mudar muito. 

Na área do comércio de proximidade, as evoluções

domingo, 13 de abril de 2014

Anino pneus Lagos – Uma aliança de qualidade entre o local e o global!

Porque é que o “global” deveria ser uma fonte de medo para quem atua ao nível local? Porque é que o “local” deveria ser sinónimo de fraqueza e de afastamento em relação aos padrões nacionais ver europeus de qualidade?

Em Lagos, a empresa Anino pneus Lda. dirigida pelo Dr. Ricardo Anino, um jovem empresário, é um exemplo concreto da coexistência feliz entre o local e o global.
O Ricardo Anino é de Lagos e portanto, conhece bem o local, a sua terra, a terra onde passou a vida, onde convive com a comunidade e onde ganhou notoriedade e respeitabilidade. Ele sabe que os consumidores de Lagos que possuem um motorizado precisam de mudar regularmente os pneus ou comprar jantes ou fazer outros arranjos para os seus carros.

Cada cliente aparece na oficina com

domingo, 6 de abril de 2014

A Gestão da margem

Os retalhistas independentes ou associados têm o grande benefício de poder tomar decisões táticas como quiserem, para enfrentar as organizações do comércio integrado. A gestão da margem é um dos parâmetros de ação.
O problema é que existe um abismo entre ter nas mãos a possibilidade de utilizar este parâmetro e utilizá-lo de facto!

O que é o que se observa? 
Em geral, os comerciantes do comércio independente ou associado (a diferença entre as duas formas residindo sobretudo na independência total para os primeiros e no apoio recebido da organização a montante para os segundos) continuam a gerir a margem das categorias como se a taxa de margem tivesse de ser igual para todas as referências. 
É obviamente um erro, porque uma categoria de produtos é constituída sempre por referências que têm uma vida própria em termos de escoamento, de atividade comercial e também de rentabilidade. Uma análise ABC permite observar facilmente a contribuição de cada referência no seio da categoria.

O que deveria ser feito?

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Quanto é que vale a sua loja?

As Lojas de Pequena Dimensão (LPD) ainda podem dar frutos! A evolução da sociedade em termos de envelhecimento da população, do custo das deslocações e da normalização dos cidadãos que voltam a tentar viver com o que têm e não com o que não têm, levam as lojas de bairro, de rua, a voltarem a ser atrativas! 
A tentação do ganho fácil encontrará desilusão.
O tempo da inflação extraordinária dos valores das lojas já passou. Já não se encontra ninguém que compre uma loja de olhos fechados, só porque quer ou por medo que se calhar amanhã o preço ainda seja mais elevado. Isso já acabou. Os grandes grupos de distribuição, outrora fator de inflação do preço do m2 de loja, compram e/ou alugam lojas após um estudo de rentabilidade previsional, que dita o que eles aceitam pagar. Aliás e em aparte - se considerar os mails que recebo de vez em quando - qualquer grande grupo negocia forte e feio o que pagará! 
Não haverá grandes negócios, haverá negócios bons e razoáveis para ambas as partes.
Quer vender ou alugar a sua loja?

quarta-feira, 26 de março de 2014

Os números como meio racional de encarar as lojas

Há sempre perigo de nos afastarmos da realidade numérica que carateriza a vida de uma loja.Cada um pode dizer que a sua realidade é diferente da dos outros, mas temos de admitir que os números são brutalmente insensíveis: 2+2=4 e quem não acredita nisto ou está a errar ou é filósofo!

O rendimento ao m2 de uma loja é um elemento de base. 
Um rendimento 4000€/m2 é um indicador de fracas performances. É possível que a loja não seja capaz de sobreviver.