Inscritos como seguidores do blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Costco-Um peso pesado à conquista da Europa

Aproveitei a segunda-feira passada, dia 08 de dezembro de 2014, dia feriado em Portugal, para visitar a loja Costco de Sevilha, uma insígnia americana, peso pesado da distribuição, à conquista da Europa.

A loja Costo de Sevilha está localizada a Norte da cidade, a pouca distância da Isla Mágica, numa zona comercial vasta e de fácil acesso.
Existem duas zonas de parqueamento para os carros, uma zona situada no exterior da loja e uma zona de parqueamento subterrânea.
O aspeto exterior é espartano, apenas sobressalta a insígnia, uma verdadeira assinatura que marca a presença da loja.

Ninguém entra na loja sem

domingo, 30 de novembro de 2014

Libertar a dinâmica individual para fazer a diferença!

O momento é de grande morosidade! Pior ainda, não se vê alegria nem nos líderes, nem nos seguidores! Nos líderes, os responsáveis parecem assustados, provavelmente em consequência de uma “estrutura de funcionamento” ultra forte e que não deixa espaço suficiente aos indivíduos.
Nos seguidores, os responsáveis parecem paralisados só de pensar nos outros concorrentes, e sem capacidade para enfrentar a dureza do mercado atual.

A liberdade de empreender é um elemento incrivelmente forte para levar os indivíduos a dar o melhor deles próprios para alcançar o sucesso.
A centralização em termos de recursos humanos, que em Portugal aconteceu nas últimas duas décadas, foi tão longe que hoje chegámos a um ponto de rutura. As decisões são tomadas longe

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A associação dos comerciantes - um elemento do mix-marketing

A dinâmica de uma rua resulta largamente do somatório da dinâmica de cada loja que compõe a oferta comercial, e também das decisões tomadas pelo poder político. A associação dos comerciantes deveria ser vista por cada comerciante como uma entidade coletiva capaz de defender os interesses comuns, com impacto direto na defesa dos interesses particulares.

A associação dos comerciantes pode defender um ponto básico: Onde há comércio, há vida e, a vida aberta é

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ninguém dá nada a ninguém!

A expressão “Ninguém dá nada a ninguém” é muitíssimo bem conhecida e muitas vezes utilizada. No entanto aparecem sempre situações que demonstram que por motivos emocionais, este adágio é momentaneamente esquecido e deixa espaço à tomada de decisões que têm consequências bastante negativas.

Ninguém dá uma localização comercial de 1ª classe a ninguém.
Aparecem casos estupendos

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

IV Convenção da Rede “Aqui é Fresco”

No decorrer dos dias, domingo 05 e segunda-feira 06 de Outubro de 2014, teve lugar na Alfândega no Porto a IV Convenção da rede Aqui é Fresco, uma rede que está a pesar cada vez mais no retalho de pequena dimensão. Aliás, para falar da rede “Aqui é Fresco”, os números falam por si só, vejamos:
Estes dois dias foram articulados em torno de momentos fortes.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A corrida acabou de começar. Casino e Intermarché formam um conjunto que vale milhões!

Mal tinha escrito e publicado o post – “O elo perdido” que, no mesmo dia, poucas horas depois, recebi a noticia da aproximação entre Casino e Intermarché. É um exemplo que evidencia de forma clara que o mercado está em movimento e que nada está adquirido.

Em França, Casino e Intermarché representam respetivamente segundo Kantar Worldpanel (informação difundida por LSA) 11,5% e 14,3% de quota de mercado. Este conjunto vai representar

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O elo perdido ! - Le maillon manquant ! - The missing link!

“The missing link” não é um filme de ficção, é a realidade do dia-a-dia de qualquer Homem. Há sempre um elo perdido porque o Homem é insatisfeito por natureza e portanto sempre à procura de soluções.

Assim vai o mercado da distribuição. Há sempre um “elo perdido”, aquela qualquer coisa necessária para chegar mais aos consumidores, a todos os consumidores.
A recente notícia da parceria entre o grupo Auchan (grupo integrado) e o grupo Système U (grupo associado) responde a esta procura do elo perdido para chegar aos consumidores.