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terça-feira, 25 de agosto de 2015

Apolónia em Lagoa - um mar de interrogações

O Algarve é uma terra ideal para passar férias agradáveis. Fazer nada durante as férias é uma fonte para recuperar do stress da primeira parte do ano de trabalho e recarregar as baterias para enfrentar a atividade da segunda parte.

Parece que no Apolónia de Lagoa, a nova unidade da insígnia, o ritmo de atividade do verão da loja está mesmo de acordo com o ritmo do “farniente” dos turistas.

Ontem, uma segunda-feira do mês de Agosto, às 19h, hora que normalmente é de enchente, havia apenas um cliente na padaria pastelaria, e poucas mais pessoas nas outras seções com serviço, talho, charcutaria e peixaria.
Um conjunto de corredores não tinha clientes e os carrinhos de compra estavam quase vazios.
O bar à entrada da loja estava vazio e, na galeria comercial, apenas os espaços para a papelaria e a para-farmácia estavam abertos, embora quase vazios em clientes, estando fechadas ainda as outras lojas previstas com os respetivos placards de disfarce.

O Algarve é uma zona de alta sazonalidade onde a amplitude de atividade entre o verão, o período de maior atividade, e o inverno, o período de menor atividade pode variar de 1 a 7.
Os empresários do comércio e dos serviços sabem bem que perder o verão pode ser mortífero para as suas atividades.

Como foi focado no “Post - Apolónia em Lagoa – À procura de um futuro! de 06 de Julho de 2015, a loja Apolónia de Lagoa está a sofrer, à partida, de um conjunto de pontos técnicos que não foram bem tratados!

Nas condições atuais, parece que o fim de ano vai ser muito, mas muito difícil para a unidade Apolónia de Lagoa. A boa notícia é que, para quem acredita no Pai Natal, Dezembro está a aproximar-se!

RB

domingo, 9 de agosto de 2015

Perder ou não perder o comboio - That is the question!

Nos últimos 25 anos, os alertas para o desaparecimento do sector grossista no ramo alimentar foram muitos. Felizmente, mesmo com uma diminuição drástica do número de lojas alimentares, os grossistas alimentares, mais voluntários, conseguiram manter as suas empresas até hoje.

O perigo para o setor grossista alimentar não é o desaparecimento de lojas do retalho alimentar, mas sim a não-adaptação às novas tendências de consumo dentro e fora de casa.

As gerações Y e Z no poder
Estas gerações correspondem às pessoas nascidas entre os anos 80 e 2000, para a geração Y, e nascidas a partir dos anos 2000 para a geração Z.
Na Internet encontram-se bastantes informações sobre estas gerações e as suas características. São indivíduos que nasceram na era do “personal cumputer”, da Internet e dos sítios sociais ou seja são indivíduos altamente conectados.
Os indivíduos destas gerações são geralmente descritos como adeptos da partilha com os outros, como pessoas que preferem o ser ao ter, a ecologia à exploração desenfreada do planeta … mas, um estudo americano recente tende a mostrar que por trás desta fachada, a realidade é outra; as opções “airbnb” ou “uberpop” não seriam baseadas num espírito “de partilha” mas sim numa procura individual de uma solução barata, “taylor made” e de qualidade…Pois é, a maioria dos indivíduos destas gerações, não se sente culpada pela concorrência, por vezes desleal e mortífera, que estas soluções fazem aos profissionais da hotelaria e dos táxis,
Por trás de uma fachada de desinteresse pelo lucro e pelo poder, esconde-se um grande individualismo e um grande desinteresse pelo vizinho. São gerações do “isto é meu” e do “Já, já, já”. Afinal, estamos a assistir à consolidação da sociedade da procura da satisfação através de soluções “ultra-individuais” em todos os campos da vida; comida, lazer, trabalho.

O retalho está a responder a esta tendência
O mercado já está a evoluir neste sentido. O cozido a portuguesa e a feijoada já não fazem sonhar ninguém! São pratos demasiado populares, no sentido básico da palavra, para quem quer novas experiências, novas sensações e tem sede de evasão!
É corrente ver aparecer novos restaurantes temáticos, étnicos que baseiam o seu sucesso na oferta de uma solução festiva diferente, que responde à procura individual de novos prazeres sensoriais! Basta abrir o Facebook para receber um convite para ir degustar pastas e pizas à italiana, para visitar uma nova padaria ou pastelaria de profissionais formados em Paris ou Lyon...etc.
No fim do dia das sextas-feiras, nas lojas do retalho alimentar, vê-se bem a aceleração do escoamento das soluções alimentares, sobretudo nas seções do pronto a comer fresco a peso ou dos congelados. Estes consumidores não compram produtos; compram sensações gustativas, e as noções de liberdade e de vida fácil!

Seria interessante mandar fazer e divulgar a nível dos grossistas, durante sessões técnicas, estudos sobre o comportamento das gerações Y e Z e as suas consequências sobre as tendências de consumo que se estão a instalar! Isso deveria permitir abrir negociações sobre um conjunto de nichos de mercado altamente lucrativos, altamente dinâmicos e altamente diferenciadores.

Perder ou não perder o comboio - That is the question!
Bom trabalho.
RB

domingo, 2 de agosto de 2015

O supermercado pequeno, um formato em ascensão!

Mesmo em circunstâncias económicas adversas, o mercado está em movimento ou seja, VIVE. O “statu quo” não existe.

Segundo dados de observação do mercado Português, o panorama da distribuição alimentar no fim de 2014 era o seguinte:
Os hipermercados estavam a registar uma diminuição da sua quota de mercado;
Uma evolução significativa do peso das lojas de tipo supermercados pequenos;
Uma estagnação do peso dos Livre-serviços;
Uma diminuição do peso das lojas de tipo mercearia.

Gráfico explicativo

Breves comentários
1 - A liderança absoluta dos hipermercados não é um dado imutável. Formatos mais pequenos, fisicamente e estrategicamente mais próximos dos consumidores, conseguem resultados espetaculares.
2 – As mercearias “tradicionalistas” passam por grandes dificuldades porque não respondem às expetativas de um mercado moderno que anseia diariamente por soluções alimentares que lhe facilitem a vida.
3 – As lojas de tipo supermercados pequenos, que aliam proximidade e placa de venda de boa dimensão para oferecer uma solução alimentar interessante aos consumidores, conseguem ganhar de forma visível uma boa quota de mercado.

Quais as consequências, para o retalho alimentar, independente e/ou associado
Os retalhistas, empresários do comércio alimentar, deveriam aproveitar do momento para:
- Aumentar a superfície da placa de venda da sua loja. Muitas mercearias possuem características que podem propiciar-lhes um bom sucesso se forem ampliadas;
- Cuidar da qualidade da oferta em termos de padaria, de charcutaria, de talho, e de peixaria quando for possível;
- Implementar as seções que correspondem à evolução do consumo atual tais como, os dietéticos e os produtos biológicos, e as soluções alimentares pré-preparadas quer em termos de produtos frescos, quer de produtos enlatados, ou ainda de produtos congelados;
- Definir corretamente e de forma dinâmica a política de sortido, de preço, de comunicação da loja;
- Utilizar os meios tecnológicos modernos de relacionamento com os consumidores;
- Se juntarem a uma central de compras ou a uma organização que promova, para a sua própria sobrevivência, o sucesso dos retalhistas independentes e/ou associados clientes.

A tendência do mercado aponta para uma nova dinâmica propícia ao regresso do sucesso do comércio de proximidade. É o momento oportuno para os retalhistas independentes e/ou associados de apanharem o comboio da bonança!

Bom trabalho
RB

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Daqui a 2040, a população portuguesa poderá diminuir de 16,6%!

Segundo o que foi publicado nas últimas semanas, os analistas especialistas da demografia portuguesa estão a prever para o horizonte de 2040 uma diminuição da população na ordem de 16,6%, um forte envelhecimento da população e uma hiperconcentração urbana.

População de Portugal e projeção até 2100
Consequências, para o retalho alimentar, se este cenário estiver certo
Os atores do retalho nas zonas despovoadas, que de facto serão as zonas rurais, vão por um lado perder muitos clientes, por causa do impacto da taxa de mortalidade e, por outro lado, deverão compor com uma clientela envelhecida cujo perfil de compra estará de acordo com a idade.
Batalhar todos os dias para levar a melhor num mercado dinâmico é uma tarefa normal, difícil mas remuneradora mas, batalhar para partilhar as migalhas de um consumo moribundo empobrece todas as empresas que atuam na mesma zona, matando mesmo os mais fracos sem trazer a bonança aos sobreviventes.

Para poder contar no mercado, as empresas de distribuição deverão implantar-se nas zonas de concentração urbana, onde de facto se encontrarão os consumidores.

A procura de Pontos de venda urbanos deve ser a grande prioridade
Não há tempo à perder, para ninguém! São os esforços de localização urbana de hoje que permitirão ganhar amanhã…qualquer atraso trará a desolação amanhã às empresas que não terão conseguido antecipar as evoluções do mercado! Os mais rápidos, hoje, a reservar os bons terrenos ou as boas localizações urbanas, serão aqueles que fecharão os bairros e impedirão a vinda de concorrentes.

As grandes insígnias já estão a posicionar-se para este futuro, as outras organizações retalhistas e/ou grossistas devem AVANÇAR TAMBÉM NESTE CAMINHO!
Pingo Doce é hoje a insígnia com as melhores localizações para controlar o mercado do futuro. Sonae, através da insígnia Bom dia, está a tentar recuperar o seu atraso em termos de lojas em meios urbanos. Intermarché também vai, com certeza, tentar seguir o mesmo caminho, estando bastante atrasado em termos urbanos em relação aos outros grandes competidores.
Para evitar um desaparecimento das estruturas grossistas que não conseguirão aguentar-se apenas com o mercado rural ou periurbano, o recrutamento de candidatos a retalhista alimentar tem de começar rapidamente.

25 anos parecem muito tempo mas, numa única geração, tudo pode ser construído ou desfeito, dependendo das decisões tomadas no momento certo.

Boa semana
RB

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Apolónia em Lagoa – À procura de um futuro!

O novo supermercado Apolónia de Lagoa “Já abriu” ou melhor, “Now open”. Desejar as boas-vindas a esta nova unidade faz parte do cerimonial do momento mas, além da vénia de circunstância, escondem-se muitas dúvidas sobre o futuro deste projeto.


Lagoa, uma localização sobrelotada em termos de supermercados
Como sublinhado no post de quinta-feira 19 de fevereiro de 2015, Lagoa,laboratório da densidade comercial no Algarve”, Lagoa tornou-se uma terra de batalha das grandes insígnias da distribuição presentes em Portugal. Além de Apolónia que acabou de chegar, Pão de Açúcar, Pingo Doce, Aldi, Intermarché com 2 unidades, já estão a batalhar e, está prevista a chegada de Continente.
Para completar o quadro é preciso sublinhar que num círculo isocrónico de 5/7mn de carro, temos Albufeira a Leste, Portimão a Oeste com a uma forte densidade comercial de grandes insígnias da distribuição e, Silves a Norte onde estão já implantados o Continente e o Lidl.

A dinâmica dos líderes da distribuição não parou
Basta observar a dinâmica dos líderes para compreender que ninguém andou de braços cruzados. Por exemplo,
- As lojas “Intermarché” da região foram alvo de reestruturação em termos visuais e também em termos de gama para se aproximarem o mais possível das expetativas multifacetadas dos consumidores da zona, tanto portugueses como estrangeiros.
- A loja Continente do ALgarveShopping da Guia está numa fase de grande reorganização da placa de venda;
- A Lidl implementou a padaria com terminal de cozer o pão,
- A Pingo Doce está a iniciar a padaria com serviço, além de ter conseguido captar muitos clientes no “Sítio do costume”;
Força é de constatar que, hoje, os grupos líderes no Algarve, não são os Jaffers, Alisuper ou Marachinho; a barra é mais alta e o profissionalismo também! Hoje, os líderes não podem ter complexos nenhuns em relação à insígnia Apolónia! Em muitos casos, a qualidade é igual ou parecida, o que muda é o PVP mais baixos dos líderes.

Comunicação Marketing Apolónia

Resposta Marketing estratégico Intermarché Carvoeiro

A loja Apolónia, “um produto” aquém das expetativas
Segundo o jornal News, Edition nº1327 de 27 de Junho de 2015, o investimento terá sido de perto de 9 milhões de Euros. É muito dinheiro gasto e muito trabalho pela frente para chegar ao BEP “Break Even Point”, mesmo se o Sr. Paulo Apolónia disse ao jornal News que não se importava de esperar 3, 4 ou 5 anos para chegar ao equilíbrio.
Com a fraqueza da abertura, e com a observação da quantidade de clientes, e de cestos de compra muito baixos, 5 anos podem representar poucos anos para chegar ao BEP, se se conseguir lá chegar.
Este blog não é um espaço de consultoria grátis, e portanto não entraremos nos pontos técnicos que fazem da placa de venda um espaço vazio, frio, complicado e cansativo. Nem mesmo o nível de serviço é diferenciador; Se o nível dos preços for uma consequência do nível de serviço oferecido, seria preciso que o nível de serviço fosse visível e palpável.

O futuro
Parece que existe um projeto para Lagos… Se a matriz for a loja de Lagoa, será melhor esperar o BEP “Break Even Point” desta última, antes de iniciar uma nova aventura na ponta Oeste do Algarve!

“Continuo a pensar que a insígnia Apolónia, nos moldes atuais, é indissociável de Almancil; fora dali qualquer terra é terra de todos os perigos!”

RB

domingo, 14 de junho de 2015

Retalho alimentar e dados sociológicos

A nossa sociedade é um todo multifacetado. Ver e observar as múltiplas facetas da sociedade deve permitir uma melhor abordagem de cada uma delas.

Em termos sociológico, os grupos que compõem a sociedade no seu conjunto desde 1960 são classificados em gerações, repartidas da seguinte maneira:

A geração X – (1960 - 1980)
Ela segue a geração dos baby boomers;
Antagonismo em relação à geração anterior devido à confrontação com as dificuldades de vida;
Crítica em relação aos governantes, vistos com muitas vezes como incapazes de trazer soluções certas para melhorar a vida dos cidadãos;
Nos países do Sul da Europa os regimes autoritários deixam lugar às novas e jovens democracias;
As mulheres deixam o lar para trabalhar nas empresas;
O divórcio torna-se corrente;
A pilula contracetiva liberta a mulher e aumenta a sua independência;
A guerra fria está a chegar ao fim;
Aparecimento do “personal computer”, “ Microsoft nasce em 1975.

A geração Y – (1980 - 2000)
A queda do muro de Berlin marca uma reestruturação da Alemanha e da Europa;
A guerra fria representa apenas um ponto dos livros de história;
A tomada de consciência da ecologia aparece como tema político forte;
O computador torna-se um elemento de cada lar;
Nascimento da Internet;
As apresentações por retroprojetor tornam-se obsoletas e passam a ser feitas em formato PPT e projetadas por Datashow;
O telemóvel impõe-se como o meio incontornável de comunicação entre as pessoas;
Os “vídeo game” tornam-se um divertimento pessoal e familiar ao nível planetário;
A queda da natalidade é um facto, e reforça a noção da criança rei;
As relações pais-filhos modificam-se para se tornarem relações de igualdade;
Em casa, os filhos têm um quarto com todas as características de um estúdio independente;
Os cartões de crédito e de débito tornam a carteira virtual e definem uma nova relação do cidadão com o dinheiro;
O endividamento nunca foi tão fácil.
Quando é o caso, o desemprego é um momento complicado mas o seio familiar é um refúgio total;

A geração Z – (2000 -  ……..)
É constituída pelas pessoas mais novas; que terão 20 anos nos anos 2020;
Totalmente familiarizada e “amiga” das ferramentas disponibilizadas pela Internet;
É a geração polegar, do post, do tweeet, da mensagem curta;
As redes sociais são o seu Recreio, sem tréguas e sem limites, para o bem e para o mal;
Google é a sua fonte essencial de informação. Tudo é “googlezavel”;
A virtualização de qualquer segmento da sociedade não a assusta;
O smartphone tornou totalmente obsoleto o telefone fixo e o portátil;
A vida familiar habituou-a a ter muita liberdade e ao direito de ser diferente;
Questiona e até se rebela contra a autoridade que não é exemplar.

Esquema

Estas 3 gerações são compostas pelos consumidores que frequentam os Pontos de venda.
Mesmo passando por momentos mais complicados são gerações do desenvolvimento do bem-estar, do conforto e do “socialmente bonito”.
Claramente, os consumidores são exigentes porque podem comparar quando querem, bem sentados em casa, as diferentes insígnias entre elas.
Sem dúvida nenhuma, os consumidores são em grande parte “filhos da Internet” e portanto totalmente familiarizados com este meio.

Em termos de gestão de loja, o facto de fazer parte de uma rede capaz de proporcionar os meios técnicos de compreender e de aceder aos consumidores, representa uma solução de muito grande interesse para qualquer retalhista independente. Um retalhista totalmente independente ou isolado dificilmente poderá apenas por si só responder aos desafios que se avizinham.
As insígnias nacionais tais como Aqui é Fresco (no retalho de pequena dimensão) e Intermarché (no patamar de loja média, média grande), representam uma mais-valia inequívoca para quem quiser atuar de forma perene no mercado do retalho alimentar.
Geofencing externo, geofencing interno, o beaconing, click and select, click and collect, gestão de redes sociais, a virtualização dos meios de pagamento, são desafios tecnológicos e técnicos para os retalhistas mas, são formas de captar um mercado que admitiu totalmente a sociedade na qual vivemos, cada vez mais virtualizada e das ligações Internet ultrarrápidas.

Boa semana
RB

quinta-feira, 4 de junho de 2015

V Convenção Aqui é Fresco!

Nos passados dias 31 de Maio e 01 de Junho de 2015, decorreu a V convenção da rede de lojas “Aqui é Fresco”. Um momento muito importante que juntou grossistas e retalhistas de todo o Portugal, parceiros de negócios unidos com a mesma vontade de sucesso.

No decorrer da V Convenção da rede “Aqui é Fresco” foram apresentados pela Dra. Carla Esteves, Diretora do projeto;
- O relatório de todas as ações desenvolvidas durante o ano passado, ações técnicas que visaram o fortalecimento dos resultados dos aderentes à rede;
- As linhas diretrizes das ações em curso de desenvolvimento, para garantir o crescimento sustentado das lojas aderentes, quer em termos de ações marketing fortes, quer em termos de ações de apoio à adaptação dos pontos de venda às novas realidade do mercado, quer ainda em termos de formação e de apoio técnico.

Foi também várias vezes sublinhada a importância do respeito da independência dos retalhistas, que são as peças-chave indispensáveis para o sucesso da rede “Aqui é Fresco” em geral, e de cada loja em particular.

Os fornecedores marcaram a sua presença – Uma prova do crédito do projeto “Aqui é Fresco”!
A V Convenção da rede “Aqui é Fresco” juntou também uma planteia alargada de fornecedores, que receberam nos seus “stands” os retalhistas aderentes e, apresentaram dezenas de produtos novos, produtos portadores de diferenciação, de modernidade, de adaptação às evoluções do mercado e, cereja no topo do bolo, de valor acrescentado imperativo para garantir e fortalecer a rentabilidade dos Pontos de Venda.
A presença de tantos fornecedores é um indicador forte do crédito da rede “Aqui é Fresco” e do potencial comercial e de marketing que a mesma representa. Sem dúvida nenhuma, os retalhistas aderentes da rede “Aqui é fresco” representam um canal de distribuição importante e mesmo imperativo para chegar aos consumidores que, por razões múltiplas, voltam a “gostar” o comércio de proximidade, de pequena e média dimensão.

É de destacar a homenagem que foi prestada ao Dr. Rui Amorim de Sousa CEO da Cerealis, uma empresa Portuguesa com quase um século de história e de sucessos. O troféu foi-lhe entregue pelo Dr. António Pires de Lima, atual Ministro da Economia de Portugal. Um ato que revela o interesse do governo em relação ao retalho independente e associado, como elemento importante da dinâmica económica.

Os retalhistas aderentes em plena mutação
A V Convenção “Aqui é Fresco” permitiu observar que o mercado dos retalhistas alimentares independentes e/ou associados está a mudar, uma nova geração estando visivelmente a aparecer e a querer vencer. Esta nova geração de retalhistas encontra na rede ”Aqui é Fresco” os apoios técnicos em marketing do ponto de venda e em matéria comercial e, sobretudo uma plena compreensão por parte da central UniMark e dos seus associados. Aliás, a cumplicidade entre os grossistas da UniMark que coordenam no terreno as ações da rede “Aqui é Fresco” e os seus clientes retalhistas era óbvia, e bem visível para quaisquer observadores.

O sucesso do projeto “Aqui é fresco” é um sucesso partilhado entre todos os atores que durante o ano inteiro colaboram entre eles; os fornecedores, os grossistas associados da UniMark, os colaboradores da UniMark ou da EuromadiPort.
A dinâmica do processo é da responsabilidade estratégica do Engenheiro João Vieira Lopes, Diretor Geral da UniMark e também Administrador da EuromadiPort e Presidente da CCP (Confederação do Comércio) e, a dinâmica operacional da rede “Aqui é Fresco” da responsabilidade da Dra. Carla Esteves.

Terminou a V Convenção “Aqui é Fresco” com um otimismo de muito bom presságio para os sucessos futuros.
RB