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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Intermarché acredita plenamente no mercado Português!

O grupo Intermarché acredita plenamente no mercado português e nesta ótica, vai abrir novas lojas em Portugal daqui a 2020.

O investimento previsto é de 270 milhões de Euros até 2020 e, deverá permitir um aumento significativo do número de lojas em relação ao parque atual.
Esquema - Investimentos previstos até 2020

domingo, 1 de novembro de 2015

Daqui a 5 anos o retalho estará em profundas mudanças!

O movimento da vida é uma coisa que por natureza não para; quaisquer que sejam os caprichos de uns e de outros; ele continua, continua e, continua …

A Vida induz a troca, a troca induz o comércio; o comércio faz parte do movimento
Irresistivelmente, o comércio acompanha os movimentos da Vida; ele é dinâmico e conjuga-se tanto no passado, como no presente e no futuro. Encarar desta forma o movimento permite entender que o que foi já não é, e claramente não será. O retalho de pequena dimensão, seja qual for a sua especificidade - alimentar ou não alimentar -, que predominou até ao início dos anos 90, foi ultrapassado por organizações que aderiram a formatos e formas diferentes de chegar ao mercado e, por sua vez, estas organizações podem vir a ser alvo de novos concorrentes adeptos do omnicanal, ultramodernos e sofisticados no uso de meios de gestão da informação.

As organizações devem aceitar e implementar mudanças na sua forma de atuar.

A força das organizações; uma chave essencial para a mudança

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Serve para o quê? Uma pergunta fundamental

O acompanhamento, no terreno, de lojas do retalho alimentar, permite pôr em relevo um conjunto de pontos a melhorar a fim de evitar penalizar as vendas e portanto as performances dos Pontos de venda.

Definir o circuito da loja é fulcral
Uma das tarefas básicas de qualquer gestor de uma loja deve ser a definição do circuito de deslocação dos clientes que for o mais apropriado para a sua loja ou seja: o mais acertado tendo em conta os imperativos geométricos e técnicos da loja.
A definição do circuito é feita refletindo sobre o percurso que permitirá ao cliente fazer as suas compras com simplicidade, rapidez e conforto. É verdade que, para o retalhista, o objetivo principal destes cuidados é obter uma melhor capacidade dos clientes em se tornarem compradores fiéis ou seja, tendencialmente compradores a 100%. Ver o link seguinte sobre o layout.
Definir o circuito de uma loja é prever o ponto de entrada dos clientes na placa de venda, o percurso mais normal ou seja que será utilizados pela maioria dos clientes e, o ponto de saída. Torna-se portanto claro e evidente que a definição do circuito é fundamental para a elaboração de um bom layout.

Refletir sobre a melhor maneira de tornar a oferta de produtos visível e legível

sábado, 3 de outubro de 2015

O que pode unir os grossistas tradicionais do setor alimentar?

A dinâmica dos mercados tem de ser assumida como sendo um facto contra o qual não há argumentos!
O setor grossista português está numa encruzilhada, em cuja saída terá de haver mudança na forma de gerir o mercado.

A situação de partida é simples; num país pequeno, onde a infraestrutura rodoviária era fraca, foram criadas empresas grossistas cuja vocação consistia em armazenar mercadorias e vendê-las a milhares de retalhistas alimentares de lojas de pequena dimensão.
Perto de 50.000 lojas alimentares e zonas de atuação geográfica restritas justificaram amplamente a existência de numerosos grossistas.  

Desde meados dos anos 90, o panorama mudou; as novas fórmulas comerciais modificaram o aparelho português de distribuição retalhista com