Inscritos como seguidores do blog

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Os estudos apontam todos para a mesma direção!

Segundo um estudo recente, uma larga maioria dos consumidores continua a dizer que gosta de fazer compras nas lojas físicas. A compra on-line desenvolve-se mas, a loja física continua a ser um sítio de referência para muitas pessoas. Os consumidores, por serem mais conhecedores porque mais informados ou mais atentos, não fazem as suas compras apenas com o preço em foco. Existem outros motivos de compra!

O consumidor precisa de se sentir à vontade na loja que visita 
O conforto que proporciona uma loja é um elemento de base, pois é a base da descontração do cliente e da sua capacidade em comprar de forma relaxada. O conforto que proporciona uma loja vê-se no nível de higiene, no ambiente criado, na largura dos corredores, na boa e pertinente iluminação dos espaços e dos produtos expostos. 

O consumidor gosta de sonhar 
Qualquer pessoa precisa de se inventar um mundo, o seu próprio mundo de ternura e de valores. Não é uma questão de idade, nem de sexo, nem de profissão, nem de dinheiro; é apenas a forma que tem o indivíduo para fugir de um mundo real que pode não ser exatamente o que ele quer ou, para fazer viver ou reviver a criança que existe nele. 

O consumidor precisa de se proteger 
Os programas informativos são fonte de angústia sobre a real qualidade dos alimentos que enchem as prateleiras. Os consumidores são aconselhados a terem cuidado com a taxa de gordura e de glúcidos, com a proveniência das matérias-primas ou com o uso de pesticidas de herbicidas que poluem e degradam a qualidade dos produtos. 

O consumidor não quer envelhecer Até 2030, ou seja daqui a menos de 15 anos, as projeções demográficas apontam para um crescimento forte do segmento dos seniores. Aliás estas projeções dizem que em 2030, um terço da população será sénior ou seja composta por pessoas com idade superior a 60 anos. E de facto, vêem-se nas lojas cada vez mais seniores a comprar produtos bio, dietéticos e outros chás para tentar travar o envelhecimento e as respetivas consequências em termos de degenerescência! 

O consumidor é mais individualista e quer obter “prazer” Se calhar em consequência das evoluções desejadas ou não das últimas décadas, o consumidor parece estar mais virado para o seu prazer direto. O que um indivíduo faz é feito essencialmente para satisfazer a sua sede de prazer direto e imediato. A moda, as novas tecnologias, os divertimentos televisivos refletem isso. A escolha dos produtos é uma resposta a este “amor” de si próprio. 

Neste contexto global, parece evidente que o retalhista dono de uma loja do retalho alimentar deve ter cuidado com os pontos seguintes: 
- Uma loja feia, suja, mal iluminada, terá dificuldade em vencer e mesmo em sobreviver; 
- Uma má escolha do sortido, como por exemplo a multiplicação das marcas próprias e dos produtos de 1º preço e/ou de fraca qualidade, é suicidário e incompreensível em termos de marketing e comerciais; 
- Uma loja confusa em termos de distribuição das categorias e da implantação dos produtos, leva o cliente a comprar menos e, aumenta os custos de gestão da loja porque apontar as faltas e fazer a reposição é mais complicado e penoso. 

E também, parece evidente que uma loja do retalho alimentar deve evoluir para apresentar as características desejadas pelos consumidores em geral, ou seja: 
- Cuidar do ambiente geral da loja; 
- Selecionar um sortido de acordo com as características dos consumidores que fazem parte da zona de atração da loja; 
- Organizar a loja a partir de um circuito que facilita a deslocação dos clientes e proporciona uma experiência de compra positiva e agradável; 
- Distribuir as categorias de produtos em função do circuito traçado e implantar os produtos para facilitar a leitura da oferta; 
- Tentar responder em todos os quadrantes do negócio às expetativas dos clientes em termos de sonho, de bem-estar, de saúde e, de valorização pessoal. 

Esquema
Cada um sabe de si, mas cada um faz a cama na qual se deita e deve saber responsabilizar-se pelos erros que faz! 

Bom trabalho 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.