As evoluções observadas no universo do retalho em geral, e
alimentar em particular, obriga a atualizar o teor das formações técnicas.
Existe uma verdade de base: uma loja é um todo!
Uma loja é o produto que o comerciante propõe
ao seu mercado de consumidores. Uma loja deve portanto aliciar os consumidores
a partir do passeio, para os seduzir e dar-lhes a vontade de entrar. A sedução
pressupõe uma elegância, uma beleza, um encanto, um charme do exterior da loja
que joga o papel de Promessa de
satisfação, que não pode ser desmentida por um interior
de loja confuso, complicado, obsoleto, com uma iluminação deficiente, um cheiro
pouco agradável e um nível de acolhimento e de atendimento fraco.
Hoje, a promessa de
satisfação passa a incluir de forma que parece irreversível a noção de
conetividade, ou seja a capacidade da loja em oferecer um conjunto de conexões que
permite aos consumidores um contato à distância com um leque alargado de
produtos e de serviços que lhe facilitam a Vida.
Este ponto será, quanto a
mim, o grande desafio dos anos a vir para os retalhistas independentes e as
organizações grossistas ou retalhistas do setor tradicional. Na China, Alibaba
está a ganhar um conhecimento enorme em termos de acompanhamento das lojas
rurais e afastadas dos grandes centros industriais. Sabendo que o mundo é cada vez mais plano….Há fogo em casa!
O impacto das evoluções tecnológicas e das evoluções societais é
provavelmente o elementos mais importante, que deve ditar uma mudança em profundidade
do retalho dito “tradicional”.
Boa
reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.