A dinâmica geral de uma loja alimentar passa por dois elementos
essenciais; uma forte dinâmica diária do universo dos frescos e uma dinâmica
sempre renovada dos topos de gôndolas. Os topos de gôndolas (TG) são ferramentas
da maior importância em termos de placa de venda, mas frequentemente são muito
mal tratados.
Os topos de gondolas (TG) são elementos
dinamizadores da placa de venda
A elaboração de uma placa
de venda passa pela definição de um layout e forçosamente pela definição do
melhor circuito de deslocação dos clientes para dinamizar a totalidade do
espaço de venda.
Os topos de gôndolas,
elementos técnicos situados nas extremidades das gôndolas, reforçam a
atratividade das diferentes zonas da loja e dos corredores que a compõem.
Os TG devem apresentar produtos que dinamizam
a loja
Claramente, para que um TG
dê o maior rendimento possível, ele deve apresentar produtos capazes de atrair
e de satisfazer os clientes. Assim, qualquer produto portador de vendas fortes
e/ou de uma forte imagem pode ser destacado num TG, como as referências de alta
rotação; as MDD numa ótica de reforçar a força da insígnia; marcas portadoras
de valor acrescentado para a loja.
Os TG são ferramentas formidáveis para
destacar as promoções
O gestor deve lembrar-se
que o objetivo essencial de uma promoção é agradar aos clientes. Fazer uma
PROMOÇÃO é fazer uma promessa de satisfação aos clientes!
A consequência da
satisfação dos clientes é o reforço da ligação emocional entre os clientes e a
loja ou a insígnia.
Os TG devem garantir o máximo de impacto
comercial sem pesar no stock
Em Portugal até os anos
2000, em muitas lojas os TG tinham uma profundidade de 50 a 60cm. Isso era
justificado por um aparelho comercial ainda em vias de desenvolvimento.
No fim dos anos 90, comecei
a reduzir a profundidade dos TG das lojas com quem trabalhei. Os monitores do
comércio que tive o privilégio de formar amplificaram esta forma de fazer.
Hoje, utilizo correntemente TG de 40 ou 30cm garantindo assim um impacto visual
forte do produto em destaque e uma menor necessidade de stock de produto.
Também a redução da
profundidade dos TG permite aumentar a largura do corredor de passagem dos
clientes ou, aumentar o comprimento da gôndola ou seja do linear geral da loja.
Em conclusão
Os TG não devem ser utilizados, e menos ainda quando se tratar
de um TG muito bem situado na loja, para expor MONOS.
- Expor MONOS num TG é expor o que não gostam os clientes;
- Expor MONOS num TG é danificar a imagem da loja;
- Expor MONOS num TG é privar um produto de alto rendimento de ter
um espaço com alto rendimento;
Boa
reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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