Hesitei bastante antes de me decidir a escrever um novo “post” sobre a Mercadona. No início de 2020, tomei a decisão de reduzir o número de artigos publicados, para reservar as minhas análises e observações para os meus clientes. Mas a 22 de Outubro de 2020, passando por Penafiel, vi cartazes assinalando a loja Mercadona e não consegui deixar de lá ir.
O meu “post” será breve, pois não vou
desenvolver os seguintes pontos que apontei:
A loja não está nada bem localizada;
Embora haja muitos cartazes sinaléticos na rua, tive dificuldades em chegar à loja. Qualquer coisa falhou na colocação dos cartazes;
O acesso à loja não é fácil e a saída do parking é perigosa;
Eram 13h20 e o parking estava deserto e contrastava com os parkings bem ocupados das outras lojas concorrentes;
Encontrei poucos clientes na placa de venda;
Detetei um conjunto de falhas em termos de:
- organização da loja;
- legibilidade da oferta;
- informação básica dos produtos;
- empatia dos colaboradores;
- capacidade da loja de fazer sonhar os consumidores;
- ambiente geral da loja.
A loja não está nada bem localizada;
Embora haja muitos cartazes sinaléticos na rua, tive dificuldades em chegar à loja. Qualquer coisa falhou na colocação dos cartazes;
O acesso à loja não é fácil e a saída do parking é perigosa;
Eram 13h20 e o parking estava deserto e contrastava com os parkings bem ocupados das outras lojas concorrentes;
Encontrei poucos clientes na placa de venda;
Detetei um conjunto de falhas em termos de:
- organização da loja;
- legibilidade da oferta;
- informação básica dos produtos;
- empatia dos colaboradores;
- capacidade da loja de fazer sonhar os consumidores;
- ambiente geral da loja.
A loja
Mercadona de Penafiel, uma vez mais, não me fez sonhar!
Volto a
colocar aqui o “post” de 11 de Agosto de 2019, que, na altura, me valeu algumas
críticas, às quais respondi prontamente.
Na
categoria hipermercado, o grupo Leclerc enganou-se bem quando pensou que podia
chegar e impor, na continuidade da sua liderança em França. Nada aconteceu como
previsto! Na
categoria discount ou soft discount parece-me que a Mercadona poderá seguir a
mesma tendência.
Um antigo diretor de loja Leclerc em Portugal dizia-me, num tom
desabusado: “ O problema é que em Portugal Leclerc pronuncia-se Continente”. Afinal,
pergunto-me a mim mesmo se a pronúncia de sucesso da palavra Mercadona não será
Lidl?
Boa
reflexão e bom trabalho,
RB
RB
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