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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

As LPD “Loja de Pequena Dimensão” a nova fronteira

A área do comércio alimentar está a viver momentos de transformação profunda das quais sobressaltam, três pontos que queria por em relevo:

1- Um interesse dos grandes grupos para o retalho de pequena dimensão (LPDLoja de Pequena Dimensão). Seja qual for os resultados obtidos - a palavra que passa está à dizer que não são dos melhores – não deixe de ser óbvio que estes grupos do retalho precisam de crescer, de forma mais controlada em termos de custos, mais perto da população, para continuar a sua busca de controlo do mercado;
2- Uma limpeza do universo retalhista; as lojas, que deviam fechar por falta de condições de funcionamento que seja em termos de arquitetura, de geometria da loja, de má localização, de desfasamento em termos de gestão, de idade avançada dos donos, estão em grande parte fechadas, deixando o mercado livre e aberto a novos “conquistadores”;
3- A chegada no mercado de novos empreendedores, novos “conquistadores” da distribuição da área das LPDLojas de Pequena Dimensão”. Estes novos chegados vão ter de ser técnicos, empenhados no acompanhamento técnico, da loja em termos físicos, dos clientes em termos de relacionamento, dos produtos em termos de gestão das gamas capazes de satisfazer as expetativas dos clientes, da rentabilidade do negócio porque sem rentabilidade adequada não há negócio perene.

As condições gerais são paradoxalmente mais favoráveis agora do que alguns meses atrás em grande parte porque o contexto económico geral mudou e propõe algumas oportunidades tais como:
-O número de lojas para aluguer está a aumentar em contrapartida do fecho de atividades comerciais que não aguentaram a pressão da crise atual;
-A diminuição dos preços do m2 de aluguer das lojas;
-Uma diminuição do custo de intervenção dos empreiteiros da construção civil que precisam de arrecadar obra;
-O aparecimento de oportunidades para a compra de equipamento de loja em segunda mão fruto do fecho de lojas que não resistiram as condições atual do mercado;
-A possibilidade de recrutar com bastante facilidade uma mão-de-obra em consequência do desemprego do momento;
-Os consumidores estão a passar de um consumo sem limites a um consumo limitado as possibilidades permitidas para os seus rendimentos e por isso mesmo estão a voltar a descobrir os benefícios da compra em pequenas quantidades ao pé das suas casas;
-O retalho alimentar está a beneficiar de uma transferência de clientela vinda da restauração. Pois, antes da crise as idas ao restaurante eram frequentes e espontâneas enquanto agora são menos frequentes, refletidas e enquadradas em termos de despesas, porque a solução festiva provocada pela crise é a compra de pratos pré-preparados no supermercado para uma refeição festiva em casa.

A nova batalha será com certeza a batalha do controlo das ruas, dos bairros, das pequenas cidades a traves das (LPDLoja de Pequena Dimensão). Esta batalha está a começar e faz sentido porque cada grupo de distribuição quer assegurar-se do melhor potencial de escoamento possível, este capacidade de escoamento, base imprescindível da negociação com os fornecedores e desejado por todos!
RB

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