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quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Loja nova apenas com equipamentos velhos, NÃO!

As turbulências do momento provocam uma onda de “Novos a Chegar” ao setor do retalho alimentar e uma vontade, para quem tem uma loja, de reorganizar para prosseguir com o negócio. 
São boas notícias para todas as empresas que vivem da dinâmica do retalho!
No entanto, esta dinâmica é sobretudo visível no caso dos “Novos a Chegar”, novos comerciantes que acreditam, e com razão, que podem construir uma vida boa no ramo do comércio alimentar de proximidade. No caso dos comerciantes já instalados no ramo há muito tempo, esta dinâmica é mais complicada a implementar porque, muitas vezes, a tentação é fazer novo com o velho.

Quando se reorganiza uma loja, dois eixos são possíveis:

- Fazer uma limpeza geral, refazer o quadro geral da loja e substituir todos os equipamentos… mas isso pode ser bastante caro. Não deixa também de ser verdade que substituir tudo pode ser a melhor solução, quando se trata de uma loja que nunca foi alvo de mudança no decorrer das últimas décadas. 
- Fazer uma avaliação dos equipamentos existentes e substituir os equipamentos obsoletos e/ou completar os equipamentos existentes na loja… esta solução é menos onerosa e provavelmente mais sensata. Isso implica um trabalho sério e rigoroso de levantamento dos equipamentos atuais da loja, para saber o que fica e o que saí. Por exemplo, as estantes em cascata estão totalmente ultrapassadas porque hoje em dia utilizam-se estantes com as prateleiras alinhadas de cima a baixo. Neste caso, basta compra novas poleias e extensões de prateleiras, para poder alinhar os níveis da estante.

Quando um retalhista quer renovar a sua loja, deve preocupar-se primeiro com as evoluções do consumo e as evoluções técnicas: 
Se é verdade que é o consumo que manda, o retalhista deve primeiro questionar-se para saber quais são as características do consumo no seu território de influência, e adaptar a loja a este. Por exemplo, a tendência atual mostra que as famílias voltaram a consumir mais em casa do que fora de casa. Isso não quer dizer que cada refeição seja elaborada em casa, mas sim que mais pessoas consomem mais em casa, o que tem como consequência um aumento das vendas de produtos pré-cozinhados ou totalmente elaborados, frescos ou congelados, a aquecer em casa. Neste caso, o aumento do linear para os produtos frescos e congelados é necessário ou seja, a compra de novas arcas congeladoras e de móveis para os lacticínios é imperativa, na ótica de satisfazer os clientes. 
Em paralelo a esta evolução atual do consumo, assistimos à evolução dos equipamentos de conservação de produtos frescos e congelados. Hoje existem soluções de arcas congeladoras com frio incorporado ou à distância, com tampa ou sem tampa, de profundidade e largura variadas, com a possibilidade de colocar prateleiras por cima das arcas. Trata-se apenas de se informar bem e de escolher a solução mais adaptada às características da loja.

Até o provérbio “não é com vinagre que se apanham moscas”, sabedoria do povo, sublinha bem que para seduzir é preciso utilizar o que mais atraí, e não o que repulsa ou o que transmite dúvidas!

A Modernização é uma condição sine qua non da sobrevivência de muitas lojas do retalho alimentar porque a competição no ramo é forte, impiedosa, e que apenas os mais fortes conseguirão contar amanhã. MODERNIZAR uma loja é uma tarefa que engloba uma reflexão sobre a zona de influência da loja, uma reflexão sobre os eixos de desenvolvimento estratégico a trabalhar, uma reflexão sobre a linha mercadológica, uma reflexão sobre os equipamentos necessários para implementar as políticas definidas, uma reflexão sobre o quadro estético da loja em geral e das suas secções em particular, e uma reflexão sobre os conhecimentos técnicos a adquirir para fortalecer os recursos humanos da empresa e VENCER! A coerência é o cimento de todas estas peças de reflexão.

Para concluir, não posso deixar de sublinhar que a REFLEXÃO sobre as evoluções de uma loja é uma ação contínua e que as eventuais adaptações devem fazer parte de qualquer plano de ações anual porque fazem parte da sua DINÂMICA!
RB

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