São boas notícias para todas as empresas que vivem da dinâmica do
retalho!
No entanto, esta dinâmica é sobretudo visível
no caso dos “Novos a Chegar”, novos comerciantes que acreditam, e com razão,
que podem construir uma vida boa no ramo do comércio alimentar de proximidade. No caso dos
comerciantes já instalados no ramo há muito tempo, esta dinâmica é mais
complicada a implementar porque, muitas vezes, a tentação é fazer novo com o
velho.
- Fazer uma limpeza geral, refazer o quadro
geral da loja e substituir todos os equipamentos… mas isso pode ser bastante
caro. Não deixa também de ser verdade que substituir tudo pode ser a melhor
solução, quando se trata de uma loja que nunca foi alvo de mudança no decorrer
das últimas décadas.
- Fazer uma avaliação dos equipamentos existentes
e substituir os equipamentos obsoletos e/ou completar os equipamentos existentes
na loja… esta solução é menos onerosa e provavelmente mais sensata. Isso
implica um trabalho sério e rigoroso de levantamento dos equipamentos atuais da
loja, para saber o que fica e o que saí. Por exemplo, as estantes em cascata estão
totalmente ultrapassadas porque hoje em dia utilizam-se estantes com as prateleiras
alinhadas de cima a baixo. Neste caso, basta compra novas poleias e extensões
de prateleiras, para poder alinhar os níveis da estante.
Quando um retalhista quer
renovar a sua loja, deve preocupar-se primeiro com as evoluções do consumo e as
evoluções técnicas:
Se é verdade que é o consumo que manda, o
retalhista deve primeiro questionar-se para saber quais são as características do
consumo no seu território de influência, e adaptar a loja a este. Por exemplo,
a tendência atual mostra que as famílias voltaram a consumir mais em casa do
que fora de casa. Isso não quer dizer que cada refeição seja elaborada em casa,
mas sim que mais pessoas consomem mais em casa, o que tem como consequência um
aumento das vendas de produtos pré-cozinhados ou totalmente elaborados, frescos
ou congelados, a aquecer em casa. Neste caso, o aumento do linear para os
produtos frescos e congelados é necessário ou seja, a compra de novas arcas
congeladoras e de móveis para os lacticínios é imperativa, na ótica de satisfazer
os clientes.
Em paralelo a esta evolução atual do consumo,
assistimos à evolução dos equipamentos de conservação de produtos frescos e
congelados. Hoje existem soluções de arcas congeladoras com frio incorporado ou
à distância, com tampa ou sem tampa, de profundidade e largura variadas, com a
possibilidade de colocar prateleiras por cima das arcas. Trata-se apenas de se informar bem e de
escolher a solução mais adaptada às características da loja.
Até o provérbio “não é com vinagre que se
apanham moscas”, sabedoria do povo, sublinha bem que para seduzir é preciso
utilizar o que mais atraí, e não o que repulsa ou o que transmite dúvidas!
A Modernização é uma condição sine qua non da sobrevivência de muitas
lojas do retalho alimentar porque a competição no ramo é forte, impiedosa, e
que apenas os mais fortes conseguirão contar amanhã. MODERNIZAR uma loja é uma tarefa que engloba uma
reflexão sobre a zona de influência da loja, uma reflexão sobre os eixos de
desenvolvimento estratégico a trabalhar, uma reflexão sobre a linha mercadológica,
uma reflexão sobre os equipamentos necessários para implementar as políticas
definidas, uma reflexão sobre o quadro estético da loja em geral e das suas secções
em particular, e uma reflexão sobre os conhecimentos técnicos a adquirir para
fortalecer os recursos humanos da empresa e VENCER! A coerência é o cimento de todas estas peças de reflexão.
Para concluir, não posso
deixar de sublinhar que a REFLEXÃO sobre as evoluções de uma loja é uma ação
contínua e que as eventuais adaptações devem fazer parte de qualquer plano de
ações anual porque fazem parte da sua DINÂMICA!
RB
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