O mundo vive dia após dia e
raramente os acontecimentos são frutos da pressa ou da técnica do golpe, aliás,
o que é feito com pressa ou por golpe tem tendência a não perdurar.
Os grupos de grande envergadura, tal como a Sonae, sabem definir
objetivos a curto, médio e longo prazo, ou seja sabem enquadrar as suas ações
num quadro temporal e, a par com estes, sabem definir os respetivos meios de
acompanhamento necessários.
Nos anos 90, os estudos apontavam para um desaparecimento
ultra rápido dos grossistas independentes, em correlação com um desaparecimento rápido dos retalhistas independentes de tipo merceeiros. Os hipermercados e os supermercados organizados deviam arrasar o retalho tradicional e substitui-lo por completo. Hoje, é evidente que nada disso aconteceu. Apesar do retalho ter sofrido uma redução fortíssima dos seus efetivos, não deixa de ser também evidente que o retalho de pequena dimensão ainda existe e continua a contar.
No fim do século passado e nos primeiros 5
anos deste século, um certo bem-estar, que estamos agora a pagar caríssimo,
levou os consumidores a modificar a sua forma de consumir, o que propiciou,
entre outras coisas, dias dourados para o setor da restauração. Hoje o setor da
restauração está a passar por um mau momento e para os consumidores, que devem
gerir com rigor o orçamento familiar, a ida ao restaurante foi substituída pela
compra no retalho alimentar de soluções alimentares pronto a comer, “em casa”.
Em paralelo a este panorama, deve ser analisada a distribuição populacional que mostra uma desertificação do interior do país e um impacto populacional cada vez mais importante das grandes cidades e da frente costeira.
O grupo Sonae está presente em todas a cidades portuguesas de importância, através das suas insígnias alimentares e não alimentares.
Em paralelo a este panorama, deve ser analisada a distribuição populacional que mostra uma desertificação do interior do país e um impacto populacional cada vez mais importante das grandes cidades e da frente costeira.
O grupo Sonae está presente em todas a cidades portuguesas de importância, através das suas insígnias alimentares e não alimentares.
O grupo Sonae está presente fisicamente no
terreno com lojas abertas ao público, onde estão à ser implementados os
“Drives” (vetores de crescimento dos hipermercados em França) e, presente
virtualmente com o seu site “Continente on line”. Assim, sem ter uma estrutura
grossista, o grupo Sonae abastece de facto numerosos retalhistas do setor
Horeca, o Continente On line permitindo mesmo entregas à porta do
estabelecimento.
O grupo Sonae, especialista das lojas de tipo hipermercado, está a reforçar a sua presença nos centros urbanos através da sua insígnia Continente Bom Dia e da sua insígnia de franchising alimentar “Meu Super”. Com a insígnia “Meu Super” o grupo Sonae está a entrar nos bairros e nas ruas de zona populacional. Erros estão a ser cometidos, em termos comerciais, de recrutamento dos franchisados, de organização do Ponto de Venda etc., mas os erros fazem parte da aprendizagem. O grupo Sonae está a aprender e vai, com certeza, corrigir o que deverá ser corrigido!
Daqui a 5 anos ninguém poderá observar as mudanças e dizer que tudo aconteceu de repente. Não! O que terá acontecido está à acontecer, à frente de toda gente!
Eu não pertenço à galáxia Sonae, nem de perto nem de longe, ou seja, o que digo neste “post” é apenas relativo à minha reflexão como observador do mercado português da distribuição. O meu objetivo consiste em transmitir uma reflexão, que poderá ser também um ponto de reflexão para os grossistas independentes e os numerosos retalhistas que fazem parte do meu universo profissional desde há já 20 anos.
Os grossistas independentes devem, se quiserem contar amanhã, estar presentes nos centros populacionais e desenvolver cadeias de lojas, com lojas próprias ou através de lojas pertencentes a comerciantes associados.
O grupo Sonae, especialista das lojas de tipo hipermercado, está a reforçar a sua presença nos centros urbanos através da sua insígnia Continente Bom Dia e da sua insígnia de franchising alimentar “Meu Super”. Com a insígnia “Meu Super” o grupo Sonae está a entrar nos bairros e nas ruas de zona populacional. Erros estão a ser cometidos, em termos comerciais, de recrutamento dos franchisados, de organização do Ponto de Venda etc., mas os erros fazem parte da aprendizagem. O grupo Sonae está a aprender e vai, com certeza, corrigir o que deverá ser corrigido!
Daqui a 5 anos ninguém poderá observar as mudanças e dizer que tudo aconteceu de repente. Não! O que terá acontecido está à acontecer, à frente de toda gente!
Eu não pertenço à galáxia Sonae, nem de perto nem de longe, ou seja, o que digo neste “post” é apenas relativo à minha reflexão como observador do mercado português da distribuição. O meu objetivo consiste em transmitir uma reflexão, que poderá ser também um ponto de reflexão para os grossistas independentes e os numerosos retalhistas que fazem parte do meu universo profissional desde há já 20 anos.
Os grossistas independentes devem, se quiserem contar amanhã, estar presentes nos centros populacionais e desenvolver cadeias de lojas, com lojas próprias ou através de lojas pertencentes a comerciantes associados.
Nada acontece por acaso! Tudo se constrói com o tempo!
RB
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