Inscritos como seguidores do blog

quinta-feira, 31 de julho de 2014

A implantação numérica – Determinação do “facing” em função das vendas

No seguimento dos “posts” sobre a implantação numérica, queria abordar o cálculo do linear a atribuir a cada referência em função das vendas observadas. De facto, muitas vezes os dados que constam no sistema informático, verdadeiro tesouro em termos de dados da atividade da loja, são menosprezados ou mesmo nada utilizados.

O facing em função das vendas
Para adequar a atribuição de facings ao ritmo de venda da loja, existe um raciocínio que consiste em considerar a importância das vendas da semana e escolher o dia em que houver mais vendas.
De facto, se o stock na prateleira aguentar as vendas ou seja o escoamento desse dia de maiores vendas da semana, ele aguentará qualquer outro dia.
É claro que quando um sábado representa +/-25% das vendas da semana, o gestor da loja não quer perder nenhuma venda deste dia.
Perder vendas neste dia é terrível em termos de perda de faturação, mas também em termos de criação de situação de insatisfação do cliente que pode vir a tornar-se um cliente perdido.
Evitar perder vendas nos dias de maiores vendas é indubitavelmente uma vontade do distribuidor, mas também do fornecedor.

Como fazer?
Utilizam-se os dados vindos do sistema informático da loja.
Utilizam-se os dados de venda semanais para evidenciar o dia de maiores vendas
O dia de maiores vendas será utilizado para calcular a necessidade em mercadoria.

Formulação

Ou de forma mais directa, em função da disponibilidade dos dados


Fico ao vosso dispor para qualquer esclarecimento.
Bom trabalho!
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.