A placa de venda representa, no seu conjunto, a oferta que
propõe um supermercado aos seus clientes. Esta oferta engloba o sortido
oferecido, o layout em termos de conforto e de qualidade de deslocação e de
compreensão do espaço de venda, a dinâmica promocional, o acolhimento e o
atendimento dos clientes, o nível de higiene e de limpeza e a qualidade
percebida pelos clientes.
Para que os responsáveis de
loja, na totalidade ou em parte, percebam a pertinência da distribuição das
categorias nas suas zonas de responsabilidade, a seguinte metodologia pode
permitir uma abordagem interessante:
- Organizar a base de dados para ter informações certas sobre cada universo, categoria, subcategoria, segmento e, se necessário, subsegmento;
- Prever uma planta certa do layout atual da loja;
- Organizar um quadro com a designação dessa distribuição do sortido;
- Colocar à frente de cada categoria ou outra segmentação a faturação realizada durante um mesmo prazo de observação. No caso de lojas com uma influência sazonal forte, aconselha-se uma análise independente do período sazonal;
- Também para afinar ulteriormente a análise, pode ser feita desde logo uma segunda coluna com as vendas em volumes;
- Transformar cada valor absoluto (ou seja em €) em valor relativo (ou seja em %);
- Distribuir os valores relativos obtidos na planta do layout focada no ponto 2.
A seguir a estes cálculos e
à respetiva colocação dos valores na planta do layout, é apenas preciso comentar
o que se vê.
. Uma zona com uma
contribuição fraca será uma zona de fraca atração de clientes e portanto de pouca
passagem. Esta contribuição fraca poderá indicar a necessidade de uma reestruturação
do layout, para garantir uma melhor fluidez em todos os corredores e correlativamente
um aumento da faturação.
. Uma zona de forte
passagem poderá indicar, quando se observa de forma concomitante a existência
de zonas de fraca contribuição, em termos de vendas em valor e em volume:
- Um agrupamento, desnecessário
e prejudicial, para o resto da loja, numa mesma zona ou mesmo corredor, de
segmentos de produtos de grande impacto ao nível do consumo;
- A necessidade de
redistribuir as subcategorias, os segmentos ou sub- segmentos de produtos, de
forma a garantir a dinâmica de todas as zonas da placa de venda.
Esquema
Bom trabalho.
RB
RB
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