A nossa sociedade é um todo multifacetado. Ver e observar as
múltiplas facetas da sociedade deve permitir uma melhor abordagem de cada uma
delas.
Em termos sociológico, os grupos que compõem a sociedade no seu
conjunto desde 1960 são classificados em gerações, repartidas da seguinte
maneira:
A geração X – (1960 - 1980)
Ela segue a geração dos baby boomers;
Antagonismo em relação à geração anterior devido
à confrontação com as dificuldades de vida;
Crítica em relação aos governantes, vistos com
muitas vezes como incapazes de trazer soluções certas para melhorar a vida dos cidadãos;
Nos países do Sul da Europa os regimes autoritários
deixam lugar às novas e jovens democracias;
As mulheres deixam o lar para trabalhar nas
empresas;
O divórcio torna-se corrente;
A pilula contracetiva liberta a mulher e
aumenta a sua independência;
A guerra fria está a chegar ao fim;
Aparecimento do “personal computer”, “
Microsoft nasce em 1975.
A geração Y – (1980 - 2000)
A queda do muro de Berlin marca uma
reestruturação da Alemanha e da Europa;
A guerra fria representa apenas um ponto dos
livros de história;
A tomada de consciência da ecologia aparece
como tema político forte;
O computador torna-se um elemento de cada lar;
Nascimento da Internet;
As apresentações por retroprojetor tornam-se obsoletas
e passam a ser feitas em formato PPT e projetadas por Datashow;
O telemóvel impõe-se como o meio incontornável
de comunicação entre as pessoas;
Os “vídeo game” tornam-se um divertimento
pessoal e familiar ao nível planetário;
A queda da natalidade é um facto, e reforça a
noção da criança rei;
As relações pais-filhos modificam-se para se
tornarem relações de igualdade;
Em casa, os filhos têm um quarto com todas as características
de um estúdio independente;
Os cartões de crédito e de débito tornam a
carteira virtual e definem uma nova relação do cidadão com o dinheiro;
O endividamento nunca foi tão fácil.
Quando é o caso, o desemprego é um momento complicado
mas o seio familiar é um refúgio total;
A geração Z – (2000 - ……..)
É constituída pelas pessoas mais novas; que terão
20 anos nos anos 2020;
Totalmente familiarizada e “amiga” das
ferramentas disponibilizadas pela Internet;
É a geração polegar, do post, do tweeet, da
mensagem curta;
As redes sociais são o seu Recreio, sem tréguas
e sem limites, para o bem e para o mal;
Google é a sua fonte essencial de informação.
Tudo é “googlezavel”;
A virtualização de qualquer segmento da
sociedade não a assusta;
O smartphone tornou totalmente obsoleto o
telefone fixo e o portátil;
A vida familiar habituou-a a ter muita
liberdade e ao direito de ser diferente;
Questiona e até se rebela contra a autoridade
que não é exemplar.
Esquema
Estas 3 gerações são compostas pelos consumidores que frequentam
os Pontos de venda.
Mesmo passando por momentos mais complicados
são gerações do desenvolvimento do bem-estar, do conforto e do “socialmente
bonito”.
Claramente, os consumidores são exigentes
porque podem comparar quando querem, bem sentados em casa, as diferentes insígnias
entre elas.
Sem dúvida nenhuma, os consumidores são em
grande parte “filhos da Internet” e portanto totalmente familiarizados com este
meio.
Em termos de gestão de
loja, o facto de fazer parte de uma rede capaz de proporcionar os meios técnicos
de compreender e de aceder aos consumidores, representa uma solução de muito
grande interesse para qualquer retalhista independente. Um retalhista totalmente
independente ou isolado dificilmente poderá apenas por si só responder aos
desafios que se avizinham.
As insígnias nacionais tais
como Aqui é Fresco (no retalho de
pequena dimensão) e Intermarché (no
patamar de loja média, média grande), representam uma mais-valia inequívoca para
quem quiser atuar de forma perene no mercado do retalho alimentar.
Geofencing externo,
geofencing interno, o beaconing, click and select, click and collect, gestão de
redes sociais, a virtualização dos meios de pagamento, são desafios tecnológicos
e técnicos para os retalhistas mas, são formas de captar um mercado que admitiu
totalmente a sociedade na qual vivemos, cada vez mais virtualizada e das ligações
Internet ultrarrápidas.
Boa semana
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.