O novo supermercado Apolónia de Lagoa “Já abriu” ou melhor, “Now
open”. Desejar as boas-vindas a esta nova unidade faz parte do cerimonial do
momento mas, além da vénia de circunstância, escondem-se muitas dúvidas sobre o
futuro deste projeto.
Lagoa, uma localização sobrelotada em termos de supermercados
Como sublinhado no post de
quinta-feira 19 de fevereiro de 2015, “Lagoa,laboratório da densidade comercial no Algarve”, Lagoa
tornou-se uma terra de batalha das grandes insígnias da distribuição presentes
em Portugal. Além de Apolónia que acabou de chegar, Pão de Açúcar, Pingo Doce,
Aldi, Intermarché com 2 unidades, já estão a batalhar e, está prevista a
chegada de Continente.
Para completar o quadro é
preciso sublinhar que num círculo isocrónico de 5/7mn de carro, temos Albufeira
a Leste, Portimão a Oeste com a uma forte densidade comercial de grandes
insígnias da distribuição e, Silves a Norte onde estão já implantados o
Continente e o Lidl.
A dinâmica dos líderes da distribuição não parou
Basta observar a dinâmica
dos líderes para compreender que ninguém andou de braços cruzados. Por exemplo,
- As lojas “Intermarché” da
região foram alvo de reestruturação em termos visuais e também em termos de
gama para se aproximarem o mais possível das expetativas multifacetadas dos
consumidores da zona, tanto portugueses como estrangeiros.
- A loja Continente do
ALgarveShopping da Guia está numa fase de grande reorganização da placa de venda;
- A Lidl implementou a
padaria com terminal de cozer o pão,
- A Pingo Doce está a
iniciar a padaria com serviço, além de ter conseguido captar muitos clientes no
“Sítio do costume”;
Força é de constatar que, hoje,
os grupos líderes no Algarve, não são os Jaffers, Alisuper ou Marachinho; a
barra é mais alta e o profissionalismo também! Hoje, os líderes não podem ter complexos
nenhuns em relação à insígnia Apolónia! Em muitos casos, a qualidade é igual ou
parecida, o que muda é o PVP mais baixos dos líderes.
Comunicação Marketing Apolónia
Resposta Marketing estratégico Intermarché Carvoeiro
A loja Apolónia, “um produto” aquém das expetativas
Segundo o jornal News,
Edition nº1327 de 27 de Junho de 2015, o investimento terá sido de perto de 9
milhões de Euros. É muito dinheiro gasto e muito trabalho pela frente para
chegar ao BEP “Break Even Point”, mesmo se o Sr. Paulo Apolónia disse ao jornal
News que não se importava de esperar 3, 4 ou 5 anos para chegar ao equilíbrio.
Com a fraqueza da abertura,
e com a observação da quantidade de clientes, e de cestos de compra muito
baixos, 5 anos podem representar poucos anos para chegar ao BEP, se se conseguir
lá chegar.
Este blog não é um espaço
de consultoria grátis, e portanto não entraremos nos pontos técnicos que fazem
da placa de venda um espaço vazio, frio, complicado e cansativo. Nem mesmo o
nível de serviço é diferenciador; Se o nível dos preços for uma consequência do
nível de serviço oferecido, seria preciso que o nível de serviço fosse visível
e palpável.
O futuro
Parece que existe um
projeto para Lagos… Se a matriz for a loja de Lagoa, será melhor esperar o BEP
“Break Even Point” desta última, antes de iniciar uma nova aventura na ponta
Oeste do Algarve!
“Continuo a pensar que a insígnia Apolónia, nos moldes atuais, é
indissociável de Almancil; fora dali qualquer terra é terra de todos os
perigos!”
RB
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