A semana passada foi
divulgada a aliança ao nível das compras entre o grupo Casino, 14º grupo da distribuição
europeia e 15º grupo de distribuição ao nível mundial, e o grupo Dia.
Podemos observar que os
dois grupos possuem lojas próprias e lojas em franchising. Uma coisa não impede
a outra, quando se trata de aumentar a força, a capacidade de compra, a
comunicação e o impacto das insígnias para controlar os territórios e maximizar
os lucros.
Esta aliança, se for para a
frente, verá a criação de uma sociedade comum “ICDC” e, acrescentará uma nova
página ao capítulo dos acordos, já ricos, entre grupos. De facto, em termos sintéticos,
podem ser realçado os seguintes acordos já existentes:
Casino e Intermarché constituíram
em França a aliança “Incaa”, baseada nas negociações de grandes marcas;
Intermarché e Dia constituíram
em Portugal “Cindia”, baseada também nas negociações de grandes marcas;
Dia e Eroski constituíram em
Espanha uma aliança, baseada ela também nas negociações de grandes marcas.
Foi esta mesma ótica estratégica que, há uma década, levou o Engenheiro
João Vieira Lopes a arrimar a UniMark, central de compras portuguesa, à Euromadi,
central de compras ibérica.
Esta estratégia permitiu o
desenvolvimento de 3 pontos fundamentais e, hoje, indiscutíveis:
1- A
entrada da UniMark e dos seus associados na EuromadiPort, filial da Euromadi Ibérica,
foi um fator de estabilidade e de ganho de força. É de sublinhar que a Euromadi
é membro da EMD, central de compras internacional da qual Casino também faz
parte;
2- O
acesso a condições comerciais favoráveis, negociadas com os grandes
fornecedores da distribuição;
3- A
coordenação de negociações de compra das marcas próprias, num conjunto que vale
quase 11 vezes mais do que a própria UniMark.
“In fine”, a estratégia delineada e desenvolvida pelo Engenheiro
João Vieira Lopes permitiu ganhos para todos:
As empresas grossistas tradicionais
portuguesas conseguiram resistir à crise económico-financeira, e à pressão da
feroz concorrência dos grupos líderes da distribuição em Portugal;
As empresas de retalho
regionais ou locais conseguiram ter acesso às grandes marcas líderes e, a marcas
próprias com condições favoráveis;
Os retalhistas
independentes beneficiaram das excelentes condições de negociação das centrais
EuromadiPort e UniMark, condições comerciais de que beneficiam em pleno os
aderentes da insígnia Aqui é Fresco.
O fim de ano é sempre um momento propício para olhar para trás, para
ver o caminho percorrido e prever os desafios à vir, que serão - sem dúvida
nenhuma - ultrapassados com o empenho de todos.
Foto: Engenheiro João Vieira Lopes
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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