De vez em quando vêm à
superfície situações de incompreensão do mercado, quando se trata de mass-market.
O mass market é um termo que se refere ao mercado de massa ou seja a uma audiença
alargada, ou ainda ao mercado em geral.
Segundo os estudos sobre a distribuição da riqueza, em Portugal
o panorama seria o seguinte:
- 01% da população tem +/- 20%
da riqueza de Portugal
- 99% da população tem +/- 80%
da riqueza de Portugal
O marketing de mass-market
tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias, e por consequência a
implementação de táticas para atrair e fechar negócio com a maior parte da
população, uma população que não é linearmente rica.
Esta distribuição da
riqueza acompanha a repartição por classe social, que mostra que as classes
Alta e Média-Alta correspondem à +/- 16% da população portuguesa.
A consequência para as lojas do retalho alimentar, em termos de
definição da política de preço, é a obrigação de se aproximarem das capacidades
de compra dos consumidores das classes Média, Média-baixa, e Baixa.
O conhecimento da estrutura
dos rendimentos dos portugueses e a compreensão dos estilos de vida dos portugueses
levam os tenores da distribuição a definir uma política de preço adaptada e,
verdadeiramente, regularmente agressiva, para atrair os consumidores e captar a
maior fatia das suas despesas de supermercado.
Para cada um deles, trata-se de decisões
técnicas que devem permitir atingir a liderança do mercado. Os retalhistas do comércio
independente e associado têm razão em utilizar os sites de venda on-line dos
grandes grupos portugueses de distribuição, para conhecer os PVP (Preços de
Venda Públicos) aceites pelos consumidores e controlar as suas próprias decisões
de “pricing”.
As regras de atuação no mass-market aplicam-se a todos os
retalhistas e, quem se afasta das médias geralmente observadas pode correr sérios
riscos de faturar aquém do desejado, perder frequentação na loja e, minimizar
os benefícios da loja.
Por exemplo, contrariamente
ao que se diz regularmente, o mercado turístico não é diferente do mercado
permanente e, nele aplicam-se as mesmas regras. Grupos outrora líderes
regionais, em regiões turísticas, desapareceram porque não perceberam que os
turistas tinham, através da Internet, acesso à informação, e tinham, através do
aluguer de veículos, a possibilidade de se deslocar com facilidade e de
escolher a loja onde o seu dinheiro rende mais!
Cada caso é um caso;
existem exemplos de lojas inseridas em contexto de classe social Alta e Média-Alta
e de rendimento elevado, que são de facto uma exceção a regra e não há regra
sem exceção.
Esquema
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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