Algumas dicas técnicas em resposta às perguntas que me foram
feitas no seguimento do "Post" de 07 de Março de 2016 - Se as imagens valem mais
do que 1000 palavras… -.
1º - As LPD são Lojas de
Pequena Dimensão, ou seja lojas de superfície limitada.
Em pouco espaço físico, existe ume
concentração de produtos que compõem a oferta da loja e, esta oferta deve ser
lida por qualquer cliente com rapidez e facilidade.
Não seria normal que os clientes gastem tempo
a procurar produtos mal implantados. O responsável da loja deve ter em mente
que existe uma diferença entre visibilidade e legibilidade da oferta, pois uma
exposição pode propor uma boa visibilidade da oferta mas o cliente pode ter muita
dificuldade em ler essa mesma oferta.
2º - O tipo de implantação escolhido deve ser coerente com o
tamanho da loja.
A técnica da implantação vertical dos
segmentos de produtos, bastante utilizada nos hipermercados, não é a mais recomendada
nas LPD. As razões:
- Os segmentos são compostos por poucas
referências, o que provoca uma mancha de produtos vertical pouco visível. Aliás,
o leitor pode refletir sobre o efeito visual de uma implantação verticalizada
dos segmentos, farinhas, açúcares, sal, boiões de legumes, mostarda, maioneses
…etc.;
- Como classificar as marcas em termos de
distribuição dos níveis de prateleiras? Qual deve ser o nível de implantação
das marcas do distribuidor, sabendo que estamos a assistir a uma diminuição das
quotas de mercado das mesmas?;
- No caso de ter de distribuir 5 níveis de
prateleiras, situação corrente nas lojas de tipo LPD, de um segmento composto
por poucas referências, como fazer? Como encontrar um outro segmento que se
encadeie com facilidade, para completar a verticalidade da implantação?
Se as implantações extremas, como a
implantação vertical pura ou a implantação horizontal pura, não representam uma
boa solução técnica, não deixa de ser verdade que existem várias soluções para
que a implantação da oferta de uma loja seja visível, legível e, coerente com o
posicionamento da loja e os níveis de preços de venda praticados.
3º - Alinhamento das prateleiras
- Há 2 níveis de prateleiras que devem estar
alinhados, as prateleiras do nível de cima e, as prateleiras do nível de baixo
das gôndolas. Isso permite obter uma harmonia visual geral da loja e transmite
uma sensação de loja organizada e “fácil de ler”;
- Por razões de destaque marketing ou para
favorecer uma quebra em termos visual, o desnivelamento de uma prateleira de
cima entre o conjunto de prateleiras de uma gôndola pode ser feito, mas deve
ser uma ação refletida e explicável;
- As prateleiras situadas entre as prateleiras
das duas extremidades podem ser colocadas segundo a altura dos produtos. O
desnivelamento que pode acontecer entre 2 elementos pode até reforçar a
visibilidade das diferentes categorias ou dos segmentos de produtos
apresentados.
4º - Profundidade das prateleiras
- O escoamento normal de uma loja não
justifica o uso de prateleiras mais profundas do que 40cm. É uma dimensão
suficiente para apresentar com impacto os produtos e, permite uma gestão fácil do
stock e da respetiva reposição;
- Na zona das bebidas ou das águas, em razão
do peso e do volume dos produtos vendidos, é recomendado utilizar prateleiras
de 60cm de profundidade, utilizando o sistema do mini-rack;
- No caso do TG - Topo de Gôndola -, sítio de
destaque temporário de produtos em promoção, utilizar prateleiras de 30cm de
profundidade é suficiente para provocar uma massificação com impacto dos
produtos. Além disso, isso permite aumentar os corredores do perímetro das
lojas em 10cm, o que aumenta com certeza o bem-estar dos clientes na loja.
5º - Leitura de um elemento
Os retalhistas deveriam considerar que cada
elemento que compõe as gôndolas das suas lojas são páginas de um livro ou de um
caderno. Tal como para a página de um livro, o elemento é lido de esquerda para
a direita e, de cima para baixo.
Num próximo “post” serão transmitidas mais dicas para ajudar os
retalhistas a vencer, aplicando técnicas que provaram a respetiva força e interesse
em termos de resultados comerciais.
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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