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domingo, 13 de março de 2016

Algumas dicas técnicas para LPD

Algumas dicas técnicas em resposta às perguntas que me foram feitas no seguimento do "Post" de 07 de Março de 2016 - Se as imagens valem mais do que 1000 palavras… -.

1º - As LPD são Lojas de Pequena Dimensão, ou seja lojas de superfície limitada.
Em pouco espaço físico, existe ume concentração de produtos que compõem a oferta da loja e, esta oferta deve ser lida por qualquer cliente com rapidez e facilidade.
Não seria normal que os clientes gastem tempo a procurar produtos mal implantados. O responsável da loja deve ter em mente que existe uma diferença entre visibilidade e legibilidade da oferta, pois uma exposição pode propor uma boa visibilidade da oferta mas o cliente pode ter muita dificuldade em ler essa mesma oferta.

2º - O tipo de implantação escolhido deve ser coerente com o tamanho da loja.
A técnica da implantação vertical dos segmentos de produtos, bastante utilizada nos hipermercados, não é a mais recomendada nas LPD. As razões:
- Os segmentos são compostos por poucas referências, o que provoca uma mancha de produtos vertical pouco visível. Aliás, o leitor pode refletir sobre o efeito visual de uma implantação verticalizada dos segmentos, farinhas, açúcares, sal, boiões de legumes, mostarda, maioneses …etc.;
- Como classificar as marcas em termos de distribuição dos níveis de prateleiras? Qual deve ser o nível de implantação das marcas do distribuidor, sabendo que estamos a assistir a uma diminuição das quotas de mercado das mesmas?;
- No caso de ter de distribuir 5 níveis de prateleiras, situação corrente nas lojas de tipo LPD, de um segmento composto por poucas referências, como fazer? Como encontrar um outro segmento que se encadeie com facilidade, para completar a verticalidade da implantação?

Se as implantações extremas, como a implantação vertical pura ou a implantação horizontal pura, não representam uma boa solução técnica, não deixa de ser verdade que existem várias soluções para que a implantação da oferta de uma loja seja visível, legível e, coerente com o posicionamento da loja e os níveis de preços de venda praticados.

3º - Alinhamento das prateleiras
- Há 2 níveis de prateleiras que devem estar alinhados, as prateleiras do nível de cima e, as prateleiras do nível de baixo das gôndolas. Isso permite obter uma harmonia visual geral da loja e transmite uma sensação de loja organizada e “fácil de ler”;
- Por razões de destaque marketing ou para favorecer uma quebra em termos visual, o desnivelamento de uma prateleira de cima entre o conjunto de prateleiras de uma gôndola pode ser feito, mas deve ser uma ação refletida e explicável;
- As prateleiras situadas entre as prateleiras das duas extremidades podem ser colocadas segundo a altura dos produtos. O desnivelamento que pode acontecer entre 2 elementos pode até reforçar a visibilidade das diferentes categorias ou dos segmentos de produtos apresentados.

4º - Profundidade das prateleiras
- O escoamento normal de uma loja não justifica o uso de prateleiras mais profundas do que 40cm. É uma dimensão suficiente para apresentar com impacto os produtos e, permite uma gestão fácil do stock e da respetiva reposição;
- Na zona das bebidas ou das águas, em razão do peso e do volume dos produtos vendidos, é recomendado utilizar prateleiras de 60cm de profundidade, utilizando o sistema do mini-rack;
- No caso do TG - Topo de Gôndola -, sítio de destaque temporário de produtos em promoção, utilizar prateleiras de 30cm de profundidade é suficiente para provocar uma massificação com impacto dos produtos. Além disso, isso permite aumentar os corredores do perímetro das lojas em 10cm, o que aumenta com certeza o bem-estar dos clientes na loja.

5º - Leitura de um elemento
Os retalhistas deveriam considerar que cada elemento que compõe as gôndolas das suas lojas são páginas de um livro ou de um caderno. Tal como para a página de um livro, o elemento é lido de esquerda para a direita e, de cima para baixo.

Num próximo “post” serão transmitidas mais dicas para ajudar os retalhistas a vencer, aplicando técnicas que provaram a respetiva força e interesse em termos de resultados comerciais.

Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

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