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terça-feira, 22 de março de 2016

Mercadona – Um exemplo que confirma que as pessoas são uma razão essencial do sucesso!

Segundo as informações publicadas na impressa especializada, LSA nº 2404 de 17 de Março de 2016, a insígnia de distribuição Mercadona confortou em 2016 a sua liderança em Espanha. As performances comerciais apontam para um crescimento das vendas e dos lucros de + 3% e de + 12,5% respetivamente. 
Estes excelentes resultados obtidos em período de dificuldades económicas extremas devem ser postos em paralelo com uma política interna que considera os colaboradores como uma peça essencial do sucesso! 

Assim, na Espanha, país dos “mileuristas”, palavra que designa trabalhadores com formação académica mas que não conseguem alcançar um patamar de vida correto e que ganham 1000€/mês quando o salário mínimo é de 757€/mês, a Mercadona oferece aos seus trabalhadores: 
- Um salário mínimo de 1430€ líquido; 
- Um prémio sobre objetivos que representa 2 meses de salário; 
- Uma redistribuição de 25% dos seus benefícios 
É de sublinhar que esta postura no mercado não prejudicou a Mercadona, nascida em 1977, e que ano após ano fortalece a sua liderança no mercado espanhol. Aliás, em 2015, ano difícil, a Mercadona abriu ainda 60 novos pontos de venda! 

Os resultados da Mercadona demostram sem equívoco nenhum, alguns pontos-chave de gestão de loja: 
1º- Os recursos humanos deveriam estar no centro das preocupações dos empresários, donos de lojas; 
2º- O crescimento de uma loja ou de uma cadeia não é possível sem a adesão dos seus colaboradores; 
3º- A tarefa mais importante de qualquer líder de loja(s) consiste em levar cada colaborador a crescer até ao seu ponto último de desenvolvimento pessoal; 
4º- Colaboradores infelizes fazem clientes infelizes; existe uma relação clara de causa a efeito; 
5º- Nenhum colaborador se entrega totalmente à sua empresa enquanto uma retribuição justa não for implementada, quer em termos de salário quer em termos de crescimento na hierarquia; 
6º- Uma empresa que não proporciona aos seus colaboradores uma perspetiva de crescimento, cria os alicerces da estagnação e faz murchar a totalidade da organização. Neste caso, os culpados da situação são os gestores da empresa incapazes de proporcionar aos seus subordinados as condições de crescimento que estes podem merecer, condições que os primeiros, para terem os lugares que ocupam, já obtiveram. 
Nota: Os “pequenos chefes”, chefes virados apenas para o seu próprio umbigo e para a preservação do seu poder, deveriam ser sistematicamente afastados para deixar o lugar a um chefe exigente mas que sabe levar cada colaborador a desabrochar profissionalmente e a desenvolver-se completamente! 

Mercadona é apenas um exemplo de sucesso, utilizado neste “post” por causa da atualidade, pois no decorrer dos últimos 40 anos, todas as grandes cadeias de distribuição que hoje controlam o mercado utilizaram a mesma base fundamental: ACREDITAR NO POTENCIAL HUMANO! 

Bom trabalho. 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

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