Num mercado em constante movimento, é normal ver aparecer novas
ideias, novas fórmulas, novos conceitos comerciais. Entre eles sobrevivem
aqueles que respondem às expetativas dos consumidores, eles também em constante
evolução e, hoje em dia, em evolução híper-dinâmica. O medo para os
comerciantes, já instalados, é saber se não vão desaparecer.
O mercado não será branco ou preto
É pouco provável ver o
desaparecimento puro e simples de uma fórmula comercial. O comércio “on-line” não vai fazer desaparecer o
comércio de loja, assim como os centros comerciais que agrupam num mesmo espaço
dezenas e até centenas de lojas, não vão fazer desaparecer as lojas de rua.
Ao contrário, no que respeita aos
grandes grupos, vemos que empresas da Net estão a pensar ter lojas físicas e
que grupos de distribuição clássica de grande porte entram no comércio digital
e compram empresas digitais para beneficiar da experiência já adquirida pelos “Pure Players”.
O mercado será um mil-folhas
O mercado será cada vez mais um mil-folhas
ou seja, constituído por variadas camadas que são os segmentos de lojas, todas
elas relacionadas com um segmento específico do mercado dos consumidores. Entre
aspirações geracionais, impacto dos fenómenos migratórios, e uma comunicação
omnipresente das marcas, existem espaços para fazer viver lado-a-lado
conceitos, fórmulas, ideias comerciais diferentes.
Quer dizer que não vai haver baixas?
Obviamente
que haverá baixas, em consequências de lojas pouco cuidadas, quer em termos de
limpeza e de higiene, quer em termos de inadequação das políticas de sortido,
de preço, de serviço…etc.
Os consumidores sancionam aqueles que os tratam
mal!
Foto
Bom trabalho
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.