O mercado é um espaço onde tudo, se for legal, pode existir e
coexistir, dando a imagem de um mil-folhas. Assim, em Portugal, todas as fórmulas
comerciais que foram desenvolvidas nas últimas décadas vieram enriquecer a
oferta comercial. Obviamente, se a sobreposição de fórmulas comerciais favorece
o consumidor, oferecendo-lhe mais escolhas, ela penaliza um conjunto de comerciantes
demasiado isolados, demasiado pequenos em relação à maquinaria pesada e ao
arsenal marketing dos grandes grupos.
A escolha é sempre do empreendedor que pode optar por uma fórmula de
comerciante totalmente independente ou por uma fórmula de comerciante independente
associado a uma insígnia.
No caso do retalho alimentar, o
comerciante pode querer ter uma loja totalmente independente e sem laços nenhuns
seja com quem for ou, ele pode juntar-se a uma entidade que desenvolveu um
projeto consistente. Nos dois casos, o risco do empreendedor está sempre presente
mas, é verdade que quando um comerciante adere a um projeto de comércio
associado o apoio técnico existe, porque é do interesse de todos que os
resultados sejam bons.
No caso da fórmula do comércio totalmente independente
O retalhista toma todas as
decisões e deve, sozinho, definir e articular todos os aspetos do negócio, quer
em termos logísticos, comerciais e de marketing, como administrativos e de recursos
humanos. Isso corresponde a muito
trabalho, muita energia a gastar, muitas preocupações a gerir e digerir, sem
falar do peso da solidão da tomada de decisão.
Ser retalhista totalmente
independente é uma opção muito respeitável mas, às vezes, a carga é pesada para
carregar sozinho!
No caso da fórmula do comércio independente
associado
Normalmente, o retalhista continua
a ser o dono do seu negócio e, deve assumir os riscos do empreendedor.
Normalmente é assim, mas existem fórmulas de comércio associado onde a
estrutura a montante é tão poderosa que pode avassalar os seus aderentes. O retalhista
deve obviamente analisar bem cada proposta e cada projeto, em termos de prós e contras,
antes de tomar a decisão de aderir.
As vantagens do comércio
associado têm a ver com os apoios proporcionados pela rede, pela estrutura que “Anima”
o projeto. Os apoios técnicos são diversos e o leque vai desde o parecer
técnico sobre a localização de um Ponto de Venda até a implantação dos produtos
no layout definido, para provocar a maximização das vendas. Em paralelo aos
apoios técnicos pode existir um apoio em termos de formação dos retalhistas e
dos seus colaboradores.
No entanto, existe um outro tipo
de apoio que raramente é sublinhado porque pouco visível, e que consiste nas
ações desenvolvidas pelos técnicos da central que gere o projeto, e que têm um
papel essencial na busca das melhores condições para fomentar o escoamento nas
lojas dos comerciantes aderentes. Estes técnicos são:
- Os compradores da central, que
procuram obter as melhores condições de compra para os produtos que fazem parte
da atualidade do consumo, das tendências fortes do mercado dos consumidores;
- Os comerciais e os responsáveis
do marketing que definem e elaboram os folhetos promocionais e todas as ações
de animação da atividade nas lojas;
Estas pessoas da retaguarda são as Mulheres e os
Homens invisíveis que representam um valor acrescentado inestimável para cada
retalhista aderente de uma rede de comércio associado.
Bom trabalho
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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