Nos últimos 30 anos, muitas coisas mudaram no universo do
comércio; o desejo de um bem-estar das pessoas levou ao aparecimento de novas
formas de comércio como as grandes superfícies, alimentares e especializadas;
as infraestruturas permitiram uma aproximação de regiões outrora distantes do
litoral e das grandes capitais regionais por falta de estradas em condições; a
concentração urbana acentuou-se; o desenvolvimento tecnológico revolucionou as
relações entre as pessoas e hoje, os GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon)
são incontornáveis! Comparando o antes e o depois poderíamos dizer que a sociedade
ficou de pernas para o ar!
No
universo do retalho alimentar, estas grandes mudanças tiveram um impacto muitíssimo forte. Das
+/- 40.000 mercearias que existiam no início dos anos 90, apenas +/- 12.000
sobreviveram e representam uma pequena fatia do mercado alimentar, a liderança
da distribuição alimentar sendo assumida para metade do mercado pelas insígnias
dos grupos Sonae e Jerónimo Martins.
Na restauração, as cadeias de “fast food”, hamburguerias e pizarias tem
um sucesso estrondoso e, provavelmente são mais procuradas e mais apreciadas
pelas gerações mais jovens do que os restaurantes tradicionais onde se servem
feijoadas e cozido à portuguesa.
Em termos demográficos, a zona do litoral e as suas grandes cidades cresceram,
exercendo uma atração forte sobre as populações do interior do país que, em
muitos sítios, perdeu habitantes e onde ficaram sobretudo pessoas idosas. A
isso, devemos acrescentar a onda de emigração provocada pela última crise
financeira.
Bom
trabalho e boa reflexão
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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