A loja parece em declínio
Percorrendo a loja, fiquei
bastante surpreendido por diferentes aspetos:
- A articulação da loja em
termos de circuito e de distribuição das categorias pode ser muito criticada.
Não entrarei em pormenores técnicos porque não quero fazer uma consultoria online;
- A implantação dos
produtos segue as deficiências constatadas no ponto precedente;
- Até o sortido me pareceu aquém
do que se poderia esperar de uma loja de rua, num bairro de forte movimento de
moradores e de pessoas de passagem;
- No fundo da loja, notei
logo que a superfície tinha sido reduzida, um sinal claro que qualquer coisa
estava a acontecer.
Queria sublinhar que o nível
de simpatia das pessoas que lá trabalham continua o mesmo; as pessoas que
trabalham na loja e dão a cara aos clientes, colaboradoras e dona da loja, são amáveis
e prestáveis.
A vinda da loja Modelo Bom dia representou um golpe severo
Na imagem infra, observa-se
que a loja Modelo Bom Dia do Centro Comercial Acqua fica situada apenas à
+/-380m da loja Meu Super. Numa cidade como Lisboa, a
densidade populacional faz com que 300m de distância possam representar um afastamento
suficiente para que 2 lojas possam viver bem. No entanto, parece que o início
das dificuldades da loja Meu Super coincide com a vinda da loja Modelo Bom Dia. De forma isenta, eu entendo
as 2 observações. Por um lado, é verdade que numa cidade como Lisboa, a
densidade populacional permite a coexistência de várias lojas num raio de 380m
e mesmo de menor distância mas, por outro lado, entendo que a vinda de uma loja
Modelo Bom Dia tenha dado um forte abanão à loja Meu Super.
Em geral, o individuo prefere o original à cópia!
Posso entender a amargura da
dona da loja Meu Super pois comprou uma ideia de sucesso, e vê o sonho
desaparecer com a implementação de uma loja do mesmo grupo ao qual acha
pertencer. Todavia, é fácil entender
que uma Loja Meu Super representa apenas um “erzatz” de uma loja Modelo.
Uma
loja Modelo é um produto da “casa”, que beneficia dos investimentos que a “casa”
pode proporcionar, e é portadora de um conjunto de elementos psicológicos fortes
para os consumidores.
Uma loja Meu Super é apenas um “enteado”, que satisfaz à falta
de melhor. Uma loja Meu Super é, por razões de custos dos investimentos necessários
para implementar uma loja moderna, limitada nas suas ações comerciais,
marketing, Recursos Humanos…etc.
O cliente, quando pode
escolher, escolhe quase sempre o original em vez da cópia!
A situação podia ter sido evitada?
Se a ideia da dona da loja
era encontrar uma estrutura do comércio associado forte e bem organizada, para garantir
apoios técnicos na gestão da sua loja, ela podia ter contactado o grupo
Intermarché ou a cooperativa Coviran para saber quais eram as respetivas condições
de adesão. Teria beneficiado de apoios comerciais e marketing de muita boa
qualidade e, teria preservado a sua independência relativa.
Agora não sei quais foram as ações de apoio desencadeadas pela
Sonae MC para apoiar a loja Meu Super da Travessa Henrique Cardoso. Em Lagos, a
Loja Meu Super também parece estar com grandes dificuldades. Neste caso, pessoalmente,
penso que o projeto estava condenado à nascença.
Boa reflexão e bom trabalho,
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.