Inscritos como seguidores do blog

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Que sucesso?

Os factos são claros; nos últimos 4 anos, o setor da distribuição viveu um período de sonho. O alinhamento dos planetas foi extraordinário e o setor viveu um momento de bonança global (mesmo se existem diferenças nas performances observadas segundo as empresas), que teve a sua origem em conjunturas favoráveis e imprevistas, e nas suas bases, alheias às políticas marketing dos seus atores, quer grossistas, quer retalhistas.


Um alinhamento dos planetas extraordinário - 3 razões a sublinhar 

1-A chegada anual à idade da reforma de milhões de Europeus e de Norte-americanos. São pessoas que têm os meios de viajar. Elas reúnem capacidade financeira, capacidade médico-sanitária, e disponibilidade de tempo. 

2-A explosão do turismo ligada em parte ao que foi dito no parágrafo precedente, mas sobretudo à democratização das viagens. Viajar é fácil e barato, e escolher uma estadia através das plataformas tais como Airbnb e Booking.com é muito simples. 

3-Um aumento dos preços, desejado e orquestrado pelas instituições financeiras, no intuito de recuperar a quantidade extraordinária de dinheiro colocado nos mercados desenvolvidos, na altura da crise financeira, da Covid-19 e na ocasião da deflagração da guerra Russo-Ucraniana. 

Portanto, a patente dinâmica do mercado deve muito pouco aos “marketeers”


Os principais indicadores do setor da distribuição refletem esse bom momento (2022) 

Os proveitos operacionais conheceram um pico nítido; 

A rendibilidade económica das empresas e a rentabilidade financeira recuperaram níveis de há pelo menos 8 anos atrás. 

Simultaneamente, os custos de funcionamento foram controlados, e por exemplo os custos de mão-de-obra mantiveram-se quase-estáveis e portanto baixos. 


Os grupos do comércio organizado imersos no desenvolvimento 

Para os grupos do comércio organizado integrado ou associado, o momento é de preparação dos desenvolvimentos futuros, que incluem todos os departamentos; a Logística, o Marketing, o Comercial, os Recursos Humanos, a Gestão administrativa. 

A tecnologia, e nomeadamente a integração da IA Generativa, é o elemento transversal mais impactante nos próximos tempos, na perspetiva de melhorar os resultados, melhorando o “sourcing” e o “procurement”, a gestão do grupo no seu todo em geral e de cada ponto de venda em particular e, a relação com os consumidores e o laço criado com cada cliente. 

Os seus pontos de vendas serão o reflexo dos resultados dessas reflexões. 


Futuro com contraste para os retalhistas do comércio alimentar independente ou associados “soft” 

O futuro desses comerciantes dependerá: 

-Da localização da loja, que determina o grau da intensidade da concorrência e dos desafios a ultrapassar para fazer melhor do que as cadeias organizadas;

-Do posicionamento da loja, que orienta as opções em termos de política do sortido. Num grupo integrado, o posicionamento é linear e legível para qualquer consumidor;

-Do tamanho da loja que determina o comprimento possível do sortido. Os grupos integrados têm meios para abrir lojas urbanas de média superfície; 

-Da utilização de ferramentas tecnológicas que necessitam recursos e investimentos elevados e que obrigam a assegurar despesas de manutenção pesadas, difíceis de suportar quando se trata de apenas um ponto de venda. 

-De uma estrutura de rede com as competências necessárias para integrar as tecnologias sem as quais o futuro será complicado. 


A “cozinha de assemblagem” como futuro próximo 

Se o consumidor procurou sempre uma solução para diariamente alimentar-se ou alimentar a sua família, comprando produtos para elaborar pratos, hoje a solução alimentar do dia-a-dia passa pela compra de refeições prontas ou quási-prontas. Aliás um indicador dessa tendência é o sucesso da Uber Eats. 

Isso quer dizer que uma loja alimentar, cujo eixo principal é o abastecimento diário dos lares que compõem a sua zona de atuação, deve prever soluções alargadas de refeições prontas vendidas com atendimento ao cliente, em Livre serviço e congelados. 

O resto das compras será feito por arrastamento. 

Independentemente das condições económicas adversas e difíceis, difundidas na imprensa, estamos a viver um período incrível de transição do consumo. 

Boa reflexão e bom trabalho, 

O seu futuro está nas suas mãos! 









RB

#distribuição #marketing #merchandising #supermercado #hipermercado #SupermercadosCoviran #SupermeradosCoviran #organizaçãodopontodevenda #comercial #vender #supermercados #loja # minimercado #lojadebairro #hipermercados #compras #alimentar #inteligência #vendas #finanças #carrefour #sonae #continente #continentemodelo #continentebomdia #bomdia #Modelo #jeronimomartins #leclerc #intermarché #auchan #casino #cora #lidl #aldi #minipreço #pingodoce #mercadona #proximos

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.