Inscritos como seguidores do blog

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Que futuro para os retalhistas e os grossistas independentes

A cabeça erguida, os olhos brilhantes que transparecem a alegria, a força e a energia, o peito para a frente, inchado de orgulho, e o passo firme, como o de um proprietário latifundiário visitando a sua Herdade ou de um general revistando as suas tropas, é assim que o dono de uma empresa de distribuição alimentar, quer grossista, quer retalhista se despediu de 2023. O portão de 2024 acabou de abrir, e aparecem dúvidas e o receio do fim do recreio. 


As causas das dúvidas prendem-se com as doenças do Mundo 

O Mundo está doente, e estamos provavelmente no fim da situação bipolar herdada do fim da segunda guerra mundial e da constituição dos blocos de Leste e de Oeste. A guerra fervilha em todos os continentes e parece que estamos de novo numa corrida ao armamento. É assustador, pois o que é produzido é produzido para ser utilizado. 

O Mundo está doente em termos de ambiente. Devemos produzir menos gás que provocam o efeito de estufa, mas precisamos de cada vez mais energia para fazer funcionar o nosso Mundo das comunicações. 

Não há dúvida que cada cidadão, cá em Portugal, mas também no resto da Europa e do Mundo, será tosquiado até à pele, para pagar as contas, por ser culpado de viver e de utilizar os produtos para os quais é aliciado sem tréguas pelo Marketing híper-afinado dos operadores do Mundo da Internet. 

E, sabemos que o consumidor que duvida gasta menos, ou no mínimo reflete mais onde é que o gasto do seu dinheiro rende mais. 


A Inteligência artificial – IA vai ser um quebra-cabeças para as pequenas organizações 

Muitas pessoas andaram na brincadeira a experimentar o ChatGPT ou o Bard. Para o Sr. Manel, retalhista de aldeia, isso dá para brincar meia hora e nada mais. Contrariamente aos grupos organizados da distribuição que utilizam a IA e desenvolvem ferramentas que permitem uma revolução na rapidez da execução das tarefas, e uma gestão afinadíssima das relações Insígnia Cliente, Insígnia Marca e Marca Cliente, o Sr. Manuel está sozinho, ou então é associado de uma insígnia ou de uma rede fraca, incapaz de assumir a transição entre hoje e amanhã, e fica sentado a ver passar os comboios. 


O tempo das vacas gordas está a chegar ao fim para os grossistas e os retalhistas independentes 

Daqui até ao fim da década, a estrutura demográfica de Portugal, como dos outros países do Bloco Ocidental, vai evoluir. Se não houver inversão da capacidade de Portugal a reter a sua juventude, reputada fora do país pela sua competência e o seu grau de formação, o valor das reformas deverá ser revisto, porque não haverá dinheiro suficiente para pagar as reformas no patamar atual. A tendência será para o empobrecimento da população, ou seja a maioria dos portuguese deverá aprender a viver com muito menos. A dureza da vida dos cidadãos vai, por ricochete, ter consequências fortes no arrasamento do retalho alimentar independente de pequena dimensão, e no desaparecimento dos grossistas independentes demasiado pequenos para resistir à hegemonia dos grossistas organizados em cadeias estruturadas e robustas. 

No fim da sequência bíblica dos sete anos de vacas gordas e dos sete anos de vacas magras, ficou a lei que perdurou segundo a qual um quinto dos rendimentos das terras do Egipto passou a pertencer ao Faraó. O mais forte, o mais organizado e o mais bem preparado, fica com tudo - “take it all”, e os independentes desaparecem ou agacham-se. 


Boa reflexão e bom trabalho, 

O seu futuro está nas suas mãos! 










R

#distribuição #marketing #merchandising #supermercado #hipermercado #organizaçãodopontodevenda #comercial #vender #supermercados #loja # minimercado #lojadebairro #hipermercados #compras #alimentar #inteligência #vendas #finanças #carrefour #sonae #continente #continentemodelo #continentebomdia #bomdia #Modelo #jeronimomartins #leclerc #intermarché #auchan #casino #cora #lidl #aldi #minipreço #pingodoce #mercadona

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.