Prosseguindo nos bastidores
da abertura da loja Pérola de Coimbra, abordarei neste “post” a elaboração do
seu layout.
Objetivo do layout
Permitir uma dinâmica forte da placa de
venda, através de uma reflexão que deve colocar cada cliente numa posição de
comprador, independentemente da sua localização no ponto de venda.
Esta dinâmica deve permitir uma maximização
das vendas ao nível da loja e, ao nível do cliente uma sensação de loja
agradável onde fazer as compras é um ato simples, fácil e rápido.
Na
formação OPV que animo regularmente, abordo estes pontos técnicos de grande
importância para o comerciante ou para quem quiser abrir uma loja de raiz. (Para
mais informações, contatar brichard@sapo.pt ou 91 7304535).
Os elementos contrários
Os elementos contrários
Podemos sublinhar 3 categorias de elementos
que tornam complicada a elaboração do layout:
- A geometria da loja, que torna complicada a visibilidade total da loja;
- A existência de numerosos pilares, que reforçam a difícil visibilidade da loja e que também complicam a colocação dos equipamentos de exposição dos produtos;
- A legislação que enquadra a atividade retalhista e impõe normas rigorosas.
Para memória, volto a divulgar aqui a planta vazia do espaço da loja.
- A geometria da loja, que torna complicada a visibilidade total da loja;
- A existência de numerosos pilares, que reforçam a difícil visibilidade da loja e que também complicam a colocação dos equipamentos de exposição dos produtos;
- A legislação que enquadra a atividade retalhista e impõe normas rigorosas.
Para memória, volto a divulgar aqui a planta vazia do espaço da loja.
O layout proposto
O layout foi definido após ter sido estudado
o melhor circuito para uma deslocação simples e rápida dos clientes e, a
possibilidade de ter a cada passo a maior e melhor visibilidade do resto da
loja.
Para a elaboração do layout foram tidas em
consideração a existência de numerosos pilares, elementos desfavoráveis, e as
nomas legais que enquadram a atividade retalhista. Os pilares foram incluídos o
mais possível dentro dos equipamentos de maneira a torná-los “invisíveis”.
Notas:
- O leitor poderá ver
que não foram utilizados os equipamentos de tipo “canto”, equipamentos difíceis
de utilizar e onerosos;
- O leitor poderá ver que as prateleiras
utilizadas têm uma profundidade de 40cm, medida suficiente em relação à rotação
normal dos produtos;
- A altura das gôndolas foi de 1,83m, altura
bastante boa para garantir uma preensão fácil dos produtos pela grande maioria
dos clientes. De facto, a gôndola tem uma altura de 1,84m mas a última
prateleira foi colocada a +/- 1,70m, de maneira a garantir um aspeto limpo da
loja quando vista de longe.
Foto
explicativa
Para a elaboração do layout, foi respeitada a
necessária dinamização de cada parte da loja em particular e, da totalidade da placa
de venda em geral. Os universos permitem uma deslocação “normal” dos clientes
na loja e são encadeados de forma a tornar a oferta legível, a simplificar a
estadia dos clientes na loja e a transmitir uma sensação de loja fácil de
visitar.
Fotos explicativas
Distribuição dos universos |
Distribuição das categorias |
No próximo “Post” apresentarei um conjunto de
fotografias relativas à implantação da loja Pérola de Celas em Coimbra.
RB
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