Inscritos como seguidores do blog

segunda-feira, 17 de março de 2014

EuromadiPort tem a vocação de federar os grossistas e as cadeias independentes portugueses!

Se é verdade que “small is beautifull”, não deixa de ser verdade que a vida ensina que o equilíbrio é a melhor maneira de coexistir. Assim “ small is beautifull” é uma solução duradora quando existe em paralelo uma umbrela proporcionada por uma organização forte. Uma interdependência de organizações unidas numa estrutura supra, poderosa, porque potencializa os poderes atomizados e portanto débeis das pequenas organizações que a compõem.

Em termos da distribuição portuguesa, EuromadiPort conseguiu dar força às organizações que são as suas associadas e permite-lhes competir com a distribuição moderna organizada e representada pelos grupos como a Sonae ou a Jerónimo Martins, usando as mesmas armas. Sabendo que as 6 primeiras insígnias de distribuição em Portugal representavam no fim de 2013, 77,10% da faturação do comércio alimentar, (Continente 25,7% - Pingo Doce 22% - Intermarché 9,00% - Jumbo 6,00% - Lidl 7,40% - Minipreço 7,00%), qual é a força da multidão de organizações atomizadas pelo território de Portugal?

A Umbrela EuromadiPort permitiu que uma multidão de grossistas independentes e de cadeias de retalho regionais independentes tenham ainda hoje um impacto que, de uma outra forma, teriam perdido a proveito obviamente dos grandes operadores. Por exemplo e sem dúvida, a “Umbrela” EuromadiPort impediu que a insígnia Recheio se tornasse o líder incontestado e esmagadoramente dominante no mercado grossista.

É bom relembrar a reflexão iminentemente estratégica do Engenheiro João Vieira Lopes, Diretor Geral da EuromadiPort e também da UniMark, que trabalhou incansavelmente para explicar o caráter vantajoso da entrada da UniMark como associada da EuromadiPort. Não há dúvida nenhuma que ele ofereceu ao mercado grossista independente e às cadeias do retalho independente Português, uma alternativa à decadência e ao esmagamento por organizações fortíssimas e desejosas de controlar totalmente o mercado.

Aliás, a força da EuromadiPort - associada à Euromadi Ibérica, ela mesma associada à central EMD – bem como a sua boa inserção no mercado Português, fazem com que ela tenha vocação para federar todos os grossistas e organizações retalhistas independentes, desejosos de tornar perenes as suas atividades.

Sem dúvida, “small is beautifull” mas a “Union make it stronger”. 
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.