Inscritos como seguidores do blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

Os números como meio racional de encarar as lojas

Há sempre perigo de nos afastarmos da realidade numérica que carateriza a vida de uma loja.Cada um pode dizer que a sua realidade é diferente da dos outros, mas temos de admitir que os números são brutalmente insensíveis: 2+2=4 e quem não acredita nisto ou está a errar ou é filósofo!

O rendimento ao m2 de uma loja é um elemento de base. 
Um rendimento 4000€/m2 é um indicador de fracas performances. É possível que a loja não seja capaz de sobreviver.
- Pode haver problemas em termos do meio envolvente geral: A loja pode estar mal localizada, sofrer com uma concorrência fortíssima ou um contexto socioeconómico extremamente degradado. Também podem existir obras que, tal como aconteceu em algumas cidades do Norte, prejudicaram gravemente o comércio;
- Pode haver um problema de má comunicação com os consumidores que vivem na zona de atração do Ponto de Venda;
- Pode haver problemas internos como a má articulação do layout, um encadeamento das categorias de produtos que não favorece a maximização das compras nem a compra complementar, uma definição errada do cardex da loja e portanto uma inadaptação da oferta ao mercado, um acolhimento e/ou um atendimento fraco ou inapropriado dos clientes, uma politica de preço errada, um nível de qualidade geral rejeitado pelos consumidores;

Um rendimento > 4000€/m2 é um indicador positivo. Obviamente, quanto mais o rendimento estiver perto de 6000€/m2, mais a loja será perene e estará situada numa curva de atividade favorável à obtenção de bons resultados.

É preciso uma certa lucidez para encarar situações complicadas. O dono de uma loja pode, por medo ou resignação à decadência, ficar petrificado e não conseguir reagir. Nos últimos 10 anos desapareceram um conjunto de lojas e de pequenos grupos familiares que, por não terem percebido que deviam mudar, não conseguiram tomar as decisões certas no bom momento.

É verdade que muitas vezes é preciso coragem para aceitar certas realidades. O que é verdade para as pessoas que se deparam com graves problemas de saúde é também bem verdade para empresários que enfrentam graves problemas empresariais e que persistem em negar. Até… 

Uma estrutura de custos avizinhando os 15% numa loja, e à qual devem ainda ser acrescentados os custos logísticos, não permite a ninguém fazer a festa, nem pensar fazê-la um dia! 
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.