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domingo, 1 de junho de 2014

A Implantação numérica - Casos particulares 2

Continuação da série de “posts” relativos aos casos particulares em termos de Implantação numérica.

Implantação numérica de uma categoria que contém uma referência MDD – Marca de Distribuição
O ponto técnico: A MDD representa para o retalhista um elemento essencial em termos de política comercial, pois permite uma articulação da oferta em termos de pricing e representa - para a loja - um elemento de diferenciação em termos da concorrência e, de gestão da rentabilidade do segmento ou da categoria de produtos.
A solução: O gestor pode definir a importância estratégica da MDD para a sua empresa. Quer dar a conhecer a sua MDD? Quer jogar a diferenciação? Quer aumentar o mix de margem da categoria? Em função dessa reflexão, o gestor definirá de maneira autoritária o linear que quer atribuir à sua MDD dentro do seu respetivo segmento.
Esquematização 
Imaginemos o linear de uma categoria de produtos, constituído por 10 prateleiras de 1m de largura, cada uma. 
Neste caso, o linear desenvolvido para atribuir à categoria será de 10 X 1m= 10m
O gestor pode atribuir de maneira autoritária 0,60m de linear para valorizar visualmente a sua MDD no linear geral da categoria. Desta maneira, o linear da MDD fica reservado e bloqueado.
Assim:
- O linear geral é de 10m;
- O linear atribuído à MDD é de 0,60m;
- O linear de base dos cálculos de reimplantação é de 10m -0,60m = 9,40m .

Esta metodologia pode também ser aplicada para a incorporação de uma nova referência numa categoria. 
Bom trabalho!
RB

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