Continuação da série de “posts” relativos aos casos particulares
em termos de Implantação numérica.
Implantação numérica de uma categoria que contém uma referência MDD – Marca de Distribuição
Implantação numérica de uma categoria que contém uma referência MDD – Marca de Distribuição
O ponto técnico: A
MDD representa para o retalhista um elemento essencial em termos de política
comercial, pois permite uma articulação da oferta em termos de pricing e
representa - para a loja - um elemento de diferenciação em termos da
concorrência e, de gestão da rentabilidade do segmento ou da categoria de
produtos.
A solução: O
gestor pode definir a importância estratégica da MDD para a sua empresa. Quer
dar a conhecer a sua MDD? Quer jogar a diferenciação? Quer aumentar o mix de
margem da categoria? Em função dessa reflexão, o gestor definirá de maneira autoritária
o linear que quer atribuir à sua MDD dentro do seu respetivo segmento.
Esquematização
Imaginemos o linear de uma
categoria de produtos, constituído por 10 prateleiras de 1m de largura, cada
uma.
Neste caso, o linear
desenvolvido para atribuir à categoria será de 10 X 1m= 10m
O gestor pode atribuir de
maneira autoritária 0,60m de linear para valorizar visualmente a sua MDD no
linear geral da categoria. Desta maneira, o linear da MDD fica reservado e bloqueado.
Assim:
- O linear geral é de 10m;
- O linear atribuído à MDD é de 0,60m;
- O linear de base dos cálculos de reimplantação
é de 10m -0,60m = 9,40m .
Esta metodologia pode também ser aplicada para a incorporação de uma nova referência numa categoria.
Bom trabalho!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.