Na atividade económica as tendências do mercado têm o mesmo
papel que o barómetro para os meteorologistas. O que acontece pode ser pior ou
melhor do que o que foi anunciado, mas se o meteorologista diz que vai chover, com
certeza vai chover.
Ora bem, para animar o aniversário da cooperativa Sóprei,
situada na Sertã, foram convidados vários especialistas para abordar temas de
relevo para os retalhistas. O Dr. Jorge Macôr de Brito, Retailer Services
Associate Manager da The Nielsen Company,
fez uma excelente apresentação, sobre o mercado retalhista em Portugal. Desta
apresentação, utilizei alguns elementos que reforçam de forma evidente o
trabalho diário levado a cabo por toda a equipa da UniMark.
Gráfico de evolução do retalho no decorrer do período 2000-2013
- Em 2013, os formatos de
maior dimensão são os formatos vencedores. Pois com um impacto de 90,4% - Hipermercados
(26,4%), Supermercados Grandes (33,3%), Supermercados Pequenos (30,7%) - lideram
as vendas do retalho alimentar;
- Em 2013, os formatos de
menor dimensão continuam a perder impacto mas, de maneira menos acentuada;
- O formato Supermercado é
o formato com mais força na atividade comercial, com 64% da faturação global. Essencialmente,
isso tem a ver com a multiplicação de lojas das insígnias Intermarché, Pingo
Doce e Modelo, numa guerra de penetração e de controlo do mercado.
- As mercearias perderam,
em 13 anos, perto de 2/3 do seu impacto mas parecem ter chegado ao seu ponto
mais baixo e deveriam, segundo a tendência, manter-se neste ponto de
equilíbrio.
Refletindo sobre estas tendências
- As mercearias bateram o fundo por várias razões essenciais,
como por exemplo:
.. O envelhecimento do mercado
retalhista: Muitos retalhistas, na idade da reforma, cujas lojas não estavam
devidamente preparadas para responder às necessidades ou obrigações fiscais,
administrativas, organizacionais e técnicas, optaram por fechar de vez a sua
loja.
.. A multiplicação das
autorizações de abertura de novas lojas do comércio organizado, integrado ou
associado, provocou o fecho de numerosas lojas independentes. Uma decisão de
autorização política de abertura de um supermercado não é suficiente para que ele
seja viável e, de facto, existem lojas do comércio organizado com rentabilidade
aquém das expetativas iniciais.
- Os formatos mais dinâmicos são os formatos que partilham um
modo operatório bastante similar, ou seja:
.. Cuidados extraordinários com
o alimentar fresco. O conjunto deste universo representa entre 55% e 59% da
faturação de uma loja.
.. Definição do circuito da
loja e distribuição das categorias em função deste. O objetivo é maximizar o
escoamento de qualquer referência presente no linear.
.. Boa organização da loja e
fortes cuidados na iluminação da placa de venda.
.. Nível de higiene e conforto
do cliente são elementos fortes.
.. Uma dinâmica promocional
extremamente desenvolvida como a multiplicação dos folhetos, das promoções e
das oportunidades diárias. Esta dinâmica é constantemente realçada na loja com
o uso desenfreado de “stoppers” para atrair os clientes para as referências
chaves.
.. Um destaque da marca
própria, para fortalecer os laços entre a insígnia e o consumidor final. Forte
noção de gestão do “shopper” que se sente em toda a loja mas, que começa nos
folhetos distribuídos nas caixas do correio.
Um reconhecimento dos
colaboradores das lojas através de uma farda de trabalho que reforça as noções
de higiene, limpeza, confiança e de pertença.
.. O uso das informações do
sistema de gestão da loja para um bom acompanhamento das performances dos
universos de produtos, das categorias de produtos, das subcategorias de
produtos, dos segmentos de produtos e das referências.
Ajudando os retalhistas independentes
O retalhista independente
que quer trabalhar de forma isolada terá, se quiser cumprir todos os pontos
citados no parágrafo anterior, de ter ou uma carga de trabalho sobre-humana ou recursos
humanos que lhe permitam efetuar todas as tarefas.
Mas,
O retalhista independente
que percebe que a união faz a força, poderá contatar a sua organização
grossista para obter um apoio forte para executar todas as tarefas acima citadas.
Sugerindo uma solução aos retalhistas interessados
Pessoalmente apenas conheço
uma central, verdadeira central de apoio aos comerciantes, capaz de
proporcionar um apoio técnico de alta qualidade e contínuo aos comerciantes, é
a UniMark e os seus associados.
Contactos recomendados
RB
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