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segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Utilizar as tendências do mercado para o sucesso dos retalhistas independentes!

Na atividade económica as tendências do mercado têm o mesmo papel que o barómetro para os meteorologistas. O que acontece pode ser pior ou melhor do que o que foi anunciado, mas se o meteorologista diz que vai chover, com certeza vai chover.
Ora bem, para animar o aniversário da cooperativa Sóprei, situada na Sertã, foram convidados vários especialistas para abordar temas de relevo para os retalhistas. O Dr. Jorge Macôr de Brito, Retailer Services Associate Manager da The Nielsen Company, fez uma excelente apresentação, sobre o mercado retalhista em Portugal. Desta apresentação, utilizei alguns elementos que reforçam de forma evidente o trabalho diário levado a cabo por toda a equipa da UniMark.

Gráfico de evolução do retalho no decorrer do período 2000-2013

Observando este
gráfico
- Em 2013, os formatos de maior dimensão são os formatos vencedores. Pois com um impacto de 90,4% - Hipermercados (26,4%), Supermercados Grandes (33,3%), Supermercados Pequenos (30,7%) - lideram as vendas do retalho alimentar;
- Em 2013, os formatos de menor dimensão continuam a perder impacto mas, de maneira menos acentuada;
- O formato Supermercado é o formato com mais força na atividade comercial, com 64% da faturação global. Essencialmente, isso tem a ver com a multiplicação de lojas das insígnias Intermarché, Pingo Doce e Modelo, numa guerra de penetração e de controlo do mercado.
- As mercearias perderam, em 13 anos, perto de 2/3 do seu impacto mas parecem ter chegado ao seu ponto mais baixo e deveriam, segundo a tendência, manter-se neste ponto de equilíbrio.

Refletindo sobre estas tendências
- As mercearias bateram o fundo por várias razões essenciais, como por exemplo:
.. O envelhecimento do mercado retalhista: Muitos retalhistas, na idade da reforma, cujas lojas não estavam devidamente preparadas para responder às necessidades ou obrigações fiscais, administrativas, organizacionais e técnicas, optaram por fechar de vez a sua loja.
.. A multiplicação das autorizações de abertura de novas lojas do comércio organizado, integrado ou associado, provocou o fecho de numerosas lojas independentes. Uma decisão de autorização política de abertura de um supermercado não é suficiente para que ele seja viável e, de facto, existem lojas do comércio organizado com rentabilidade aquém das expetativas iniciais.
- Os formatos mais dinâmicos são os formatos que partilham um modo operatório bastante similar, ou seja:
.. Cuidados extraordinários com o alimentar fresco. O conjunto deste universo representa entre 55% e 59% da faturação de uma loja.
.. Definição do circuito da loja e distribuição das categorias em função deste. O objetivo é maximizar o escoamento de qualquer referência presente no linear.
.. Boa organização da loja e fortes cuidados na iluminação da placa de venda.
.. Nível de higiene e conforto do cliente são elementos fortes.
.. Uma dinâmica promocional extremamente desenvolvida como a multiplicação dos folhetos, das promoções e das oportunidades diárias. Esta dinâmica é constantemente realçada na loja com o uso desenfreado de “stoppers” para atrair os clientes para as referências chaves.
.. Um destaque da marca própria, para fortalecer os laços entre a insígnia e o consumidor final. Forte noção de gestão do “shopper” que se sente em toda a loja mas, que começa nos folhetos distribuídos nas caixas do correio.
Um reconhecimento dos colaboradores das lojas através de uma farda de trabalho que reforça as noções de higiene, limpeza, confiança e de pertença.
.. O uso das informações do sistema de gestão da loja para um bom acompanhamento das performances dos universos de produtos, das categorias de produtos, das subcategorias de produtos, dos segmentos de produtos e das referências.

Ajudando os retalhistas independentes
O retalhista independente que quer trabalhar de forma isolada terá, se quiser cumprir todos os pontos citados no parágrafo anterior, de ter ou uma carga de trabalho sobre-humana ou recursos humanos que lhe permitam efetuar todas as tarefas.
Mas,
O retalhista independente que percebe que a união faz a força, poderá contatar a sua organização grossista para obter um apoio forte para executar todas as tarefas acima citadas.

Sugerindo uma solução aos retalhistas interessados
Pessoalmente apenas conheço uma central, verdadeira central de apoio aos comerciantes, capaz de proporcionar um apoio técnico de alta qualidade e contínuo aos comerciantes, é a UniMark e os seus associados.

Contactos recomendados









RB

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