Aproveitei a segunda-feira passada, dia 08 de dezembro de 2014,
dia feriado em Portugal, para visitar a loja Costco de Sevilha, uma insígnia americana,
peso pesado da distribuição, à conquista da Europa.
A loja Costo de Sevilha está
localizada a Norte da cidade, a pouca distância da Isla Mágica, numa zona
comercial vasta e de fácil acesso.
Existem duas zonas de
parqueamento para os carros, uma zona situada no exterior da loja e uma zona de
parqueamento subterrânea.
O aspeto exterior é espartano,
apenas sobressalta a insígnia, uma verdadeira assinatura que marca a presença
da loja.
Ninguém entra na loja sem
ter exibido previamente o seu cartão de cliente. Pois é, Costco funciona como um club. Duas modalidades são possíveis: a modalidade particular, que dá direito a obter 2 cartões de clientes por um valor de +/-36€ e, uma modalidade empresa que dá direto a um cartão de cliente por um valor de +/-30€. O pagamento do cartão do “club” é anual.
ter exibido previamente o seu cartão de cliente. Pois é, Costco funciona como um club. Duas modalidades são possíveis: a modalidade particular, que dá direito a obter 2 cartões de clientes por um valor de +/-36€ e, uma modalidade empresa que dá direto a um cartão de cliente por um valor de +/-30€. O pagamento do cartão do “club” é anual.
Em termos gerais: A placa de venda é vasta
e combina zonas de racks, altas e com corredores largos, e zonas baixas, que
permitem um contraste simpático e convidam o cliente a passear. Esta combinação
entre zonas altas e zonas baixas existe tanto nas zonas alimentares como não
alimentares. Na totalidade da loja o nível de higiene e de limpeza contribui para
conferir a este conjunto espartano um aspeto acolhedor e qualitativo.
Em termos de linha mercadológica:
À primeira vista, o que salta aos olhos é que o número de referências não é
elevado. A opção parece claramente baseada no destaque de marcas conhecidas,
reconhecidas pelas suas qualidades. Também é claro que os preços de venda (PVP)
são bastante bons para os clientes.
Claramente, a zona
alimentar dos “frescos”, padaria, carnes, frutas e legumes, pré-cozinhados como
as pizas, tem como linha diretriz a qualidade e uma frescura aparente forte e sente-se
um posicionamento que dá primazia à qualidade. Por exemplo, nas frutas e legumes
é claro que a calibragem selecionada é de qualidade superior. O todo, num
contexto de preços agressivos.
Também se nota claramente a
opção de vender embalagens de tipo XXL.
Em termos de dinâmica promocional:
Logo à entrada é distribuído a todos os clientes um folheto que divulga as boas
oportunidades promocionais do período. (ver folheto)
Promotores e animadores de
venda reforçam o impacto de ilhas promocionais e topos de gôndolas e trabalham
visivelmente para maximizar o escoamento dos produtos expostos.
Em termos de serviços: As zonas de serviços óticos,
centro auditivo, centro de venda e de montagem de pneus, a zona de restauração
fora da zona de caixas são pontos chamarizes suplementares e de forte impacto
visual e tornam a fórmula Costco numa fórmula específica e atraente.
A fórmula comercial Costco corresponde a um posicionamento que
permite uma presença que não vai canibalizar nenhuma outra, vai sobrepor-se,
será um novo canal e vai enriquecer a oferta comercial!
Em Portugal, Lisboa e Porto poderão ser cidades de futura implantação.
RB
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