Inscritos como seguidores do blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Costco-Um peso pesado à conquista da Europa

Aproveitei a segunda-feira passada, dia 08 de dezembro de 2014, dia feriado em Portugal, para visitar a loja Costco de Sevilha, uma insígnia americana, peso pesado da distribuição, à conquista da Europa.

A loja Costo de Sevilha está localizada a Norte da cidade, a pouca distância da Isla Mágica, numa zona comercial vasta e de fácil acesso.
Existem duas zonas de parqueamento para os carros, uma zona situada no exterior da loja e uma zona de parqueamento subterrânea.
O aspeto exterior é espartano, apenas sobressalta a insígnia, uma verdadeira assinatura que marca a presença da loja.

Ninguém entra na loja sem
ter exibido previamente o seu cartão de cliente. Pois é, Costco funciona como um club. Duas modalidades são possíveis: a modalidade particular, que dá direito a obter 2 cartões de clientes por um valor de +/-36€ e, uma modalidade empresa que dá direto a um cartão de cliente por um valor de +/-30€. O pagamento do cartão do “club” é anual.

Em termos gerais: A placa de venda é vasta e combina zonas de racks, altas e com corredores largos, e zonas baixas, que permitem um contraste simpático e convidam o cliente a passear. Esta combinação entre zonas altas e zonas baixas existe tanto nas zonas alimentares como não alimentares. Na totalidade da loja o nível de higiene e de limpeza contribui para conferir a este conjunto espartano um aspeto acolhedor e qualitativo.

Em termos de linha mercadológica: À primeira vista, o que salta aos olhos é que o número de referências não é elevado. A opção parece claramente baseada no destaque de marcas conhecidas, reconhecidas pelas suas qualidades. Também é claro que os preços de venda (PVP) são bastante bons para os clientes.
Claramente, a zona alimentar dos “frescos”, padaria, carnes, frutas e legumes, pré-cozinhados como as pizas, tem como linha diretriz a qualidade e uma frescura aparente forte e sente-se um posicionamento que dá primazia à qualidade. Por exemplo, nas frutas e legumes é claro que a calibragem selecionada é de qualidade superior. O todo, num contexto de preços agressivos.
Também se nota claramente a opção de vender embalagens de tipo XXL.

Em termos de dinâmica promocional: Logo à entrada é distribuído a todos os clientes um folheto que divulga as boas oportunidades promocionais do período. (ver folheto)
Promotores e animadores de venda reforçam o impacto de ilhas promocionais e topos de gôndolas e trabalham visivelmente para maximizar o escoamento dos produtos expostos.

Em termos de serviços: As zonas de serviços óticos, centro auditivo, centro de venda e de montagem de pneus, a zona de restauração fora da zona de caixas são pontos chamarizes suplementares e de forte impacto visual e tornam a fórmula Costco numa fórmula específica e atraente.

A fórmula comercial Costco corresponde a um posicionamento que permite uma presença que não vai canibalizar nenhuma outra, vai sobrepor-se, será um novo canal e vai enriquecer a oferta comercial!
Em Portugal, Lisboa e Porto poderão ser cidades de futura implantação.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.