Inscritos como seguidores do blog

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A proximidade – uma noção em evolução!

A proximidade é uma noção bem conhecida no universo da distribuição; ela significa que a distância entre uma loja e a maioria dos seus clientes é curta. A ideia era a existência de uma relação estreita de vizinhança entre Ponto de venda e clientes.

Até há pouco tempo, esta proximidade era defendida como sendo a característica essencial do comércio de rua de pequena dimensão.

Indubitavelmente, nas duas últimas décadas
, a proximidade passou de uma característica essencial do comércio de rua de pequena dimensão a uma característica partilhada com todos os formatos de loja. E de facto, é de constatar que muitos hipermercados, supermercados grandes ou médios, lojas “de Hard – discount”, podem revindicar plenamente este valor. Pois é, muitas vezes estes formatos de lojas são inseridos em zonas habitacionais, em periferia direta das cidades, em zonas industriais onde uma multidão de pessoas passa o dia de trabalho.

Pior ainda, os grupos de distribuição organizados conseguem mobilizar meios para chegar ainda mais perto dos consumidores. Estes meios são todas as ferramentas que permitem desenvolver as novas tecnologias para estreitar a relação entre loja e consumidor.

Assim, a proximidade já não é o que era. O que outrora era apenas uma função de distância física evoluiu, e agora tem que de ser vista em função da lógica de acessibilidade proposta por uma insígnia aos consumidores.A acessibilidade de uma insígnia é a sua capacidade de propor, aos consumidores, fazer as suas compras:
- A partir da poltrona, em casa, através do Site Internet de compra on-line;
- Utilizando as possibilidades do “click and collect” e/ou do “click and select”;
- Utilizando a fórmula do “drive”, para não perder tempo nas compras;
- Utilizando a fórmula da entrega ao domicílio;

Não há dúvidas que para qualquer retalhista que atua no “Mass-market alimentar”, fazer parte de uma cadeia de comerciantes associados representa um grande conforto quando se trata de desenvolver ações de Proximidade/Acessibilidade.

Bom trabalho.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.