A proximidade é uma noção bem conhecida no universo da
distribuição; ela significa que a distância entre uma loja e a maioria dos seus
clientes é curta. A ideia era a existência de uma relação estreita de
vizinhança entre Ponto de venda e clientes.
Até há pouco tempo, esta proximidade era defendida como sendo a característica
essencial do comércio de rua de pequena dimensão.
Indubitavelmente, nas duas últimas
décadas
, a proximidade passou de uma característica essencial do comércio de rua de pequena dimensão a uma característica partilhada com todos os formatos de loja. E de facto, é de constatar que muitos hipermercados, supermercados grandes ou médios, lojas “de Hard – discount”, podem revindicar plenamente este valor. Pois é, muitas vezes estes formatos de lojas são inseridos em zonas habitacionais, em periferia direta das cidades, em zonas industriais onde uma multidão de pessoas passa o dia de trabalho.
, a proximidade passou de uma característica essencial do comércio de rua de pequena dimensão a uma característica partilhada com todos os formatos de loja. E de facto, é de constatar que muitos hipermercados, supermercados grandes ou médios, lojas “de Hard – discount”, podem revindicar plenamente este valor. Pois é, muitas vezes estes formatos de lojas são inseridos em zonas habitacionais, em periferia direta das cidades, em zonas industriais onde uma multidão de pessoas passa o dia de trabalho.
Pior ainda, os grupos de distribuição organizados conseguem mobilizar
meios para chegar ainda mais perto dos consumidores. Estes meios são todas as ferramentas
que permitem desenvolver as novas tecnologias para estreitar a relação entre
loja e consumidor.
Assim, a proximidade já não é o que era. O que outrora era
apenas uma função de distância física evoluiu, e agora tem que de ser vista em
função da lógica de acessibilidade proposta por uma insígnia aos consumidores.A acessibilidade de uma insígnia é a sua capacidade de propor,
aos consumidores, fazer as suas compras:
- A partir da poltrona, em
casa, através do Site Internet de compra on-line;
- Utilizando as
possibilidades do “click
and collect” e/ou do “click and select”;
- Utilizando a fórmula do “drive”,
para não perder tempo nas compras;
- Utilizando a fórmula da
entrega ao domicílio;
Não há dúvidas que para qualquer retalhista que atua no “Mass-market
alimentar”, fazer parte de uma cadeia de comerciantes associados representa um grande
conforto quando se trata de desenvolver ações de Proximidade/Acessibilidade.
Bom trabalho.
RB
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