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domingo, 29 de março de 2015

Makro está de saída de Portugal!

A Makro comunicou ao mercado que tinha definido como estratégia certa para o seu futuro em Portugal o abandono da área do retalho, para se focar na área HORECA. Esta informação foi confirmada neste blog (ler o post de 18 de Março de 2015 - A nova estratégia da Makro no mercado português .

É difícil acreditar que uma empresa como a Makro Portugal poderá fazer “viver” naves com a envergadura das lojas de Alfragide e de Matosinhos, entre outras, apenas com as atividades da hotelaria e da restauração.
O que não foi possível tornar lucrativo
com um pé no setor do retalho alimentar não poderá sobreviver sem ele. Mesmo com o downsizing social anunciado, é pouco provável que a Makro versão Horeca tenha capacidade para sobreviver. Não nos podemos esquecer que, desde a crise que assolou a península Ibérica, muitos grossistas espanhóis vieram para cá escoar as mercadorias que o seu próprio mercado interno não conseguia absorver. A concorrência que se vive hoje no setor Horeca é mais dura do que há 7 anos atrás.

Muito provavelmente, a Makro Portugal vai desaparecer! Pelo menos sob a forma como ficou conhecida desde que se instalou em Portugal.
Em termos de prospetiva, que envolve apenas a reflexão do autor deste artigo, 2 esquemas parecem possíveis e, prováveis. São 2 esquemas de igual teor, mudando apenas o nome. Makro Portugal vai tornar-se CostCo ou, mudar o seu modo operacional para a fórmula Costco e, neste caso, Portugal será o laboratório de ensaio para outros mercados.

As razões da adoção da fórmula Costco!
- Costco representa a fórmula que conseguiu ter um sucesso estrondoso nos EUA, e que parece ter sido bem acolhida em Espanha;
- As unidades de Alfragide e de Matosinhos, pelo menos, representam uma localização de 1ª para um negócio de grande envergadura, com centenas de milhares de consumidores potenciais à porta;
- Os espaços físicos das lojas da Makro Portugal precisariam de pouco investimento para poderem ser adaptadas ao conceito Costco;
- A equipa de colaboradores responsáveis pelas compras já existe, seria apenas preciso “injetá-la” com o ADN da Costco para a tornar rapidamente operacional;
- A Makro possui, por razões ligadas à sua entrada no mercado português, um ficheiro de clientes particulares, que poderia ser muitíssimo útil para uma abordagem Marketing rápida e com sucesso.

Seja qual for o nome da empresa, Makro Nova formúla ou Costco, se esta reflexão estiver certa, as consequências para o mercado serão:
- Uma nova dinâmica no setor retalhista, porque esta fórmula, baseada na lógica de club de clientes, tem no seu ADN o gene da agressividade negocial ao nível das marcas de grande impacto no mercado;
- Uma nova fonte de concorrência extremamente forte, no setor grossista ligado à Horeca, com empresários membros do club de clientes. Quem conhece a loja Costco de Sevilha, sabe que as referências para o setor da hotelaria e da restauração não faltam.

E, para os colaboradores da Makro, esta mudança garantirá os postos de trabalho daqueles que não forem visados pelo downsizing já anunciado. Aliás, é permitido pensar que o downsizing programado já está a incluir todos os critérios de funcionamento de uma loja de tipo Costco.

O elemento que cimentou, ainda mais, esta reflexão, consiste na nomeação - como DG de Makro Portugal - de Tany Kopps, precedentemente Diretora Financeira da Makro para Espanha e Portugal
Boa semana.

RB

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