A Makro comunicou ao mercado que tinha definido como estratégia
certa para o seu futuro em Portugal o abandono da área do retalho, para se
focar na área HORECA. Esta informação foi confirmada neste blog (ler o post de 18
de Março de 2015 - A nova estratégia da Makro no mercado português .
É difícil acreditar que uma empresa como a Makro Portugal poderá
fazer “viver” naves com a envergadura das lojas de Alfragide e de Matosinhos, entre
outras, apenas com as atividades da hotelaria e da restauração.
O que não foi possível
tornar lucrativo
com um pé no setor do retalho alimentar não poderá sobreviver sem ele. Mesmo com o downsizing social anunciado, é pouco provável que a Makro versão Horeca tenha capacidade para sobreviver. Não nos podemos esquecer que, desde a crise que assolou a península Ibérica, muitos grossistas espanhóis vieram para cá escoar as mercadorias que o seu próprio mercado interno não conseguia absorver. A concorrência que se vive hoje no setor Horeca é mais dura do que há 7 anos atrás.
com um pé no setor do retalho alimentar não poderá sobreviver sem ele. Mesmo com o downsizing social anunciado, é pouco provável que a Makro versão Horeca tenha capacidade para sobreviver. Não nos podemos esquecer que, desde a crise que assolou a península Ibérica, muitos grossistas espanhóis vieram para cá escoar as mercadorias que o seu próprio mercado interno não conseguia absorver. A concorrência que se vive hoje no setor Horeca é mais dura do que há 7 anos atrás.
Muito provavelmente, a Makro Portugal vai desaparecer!
Pelo menos sob a forma como ficou conhecida desde que se instalou em Portugal.
Em termos de prospetiva, que envolve apenas a reflexão do autor
deste artigo, 2 esquemas parecem possíveis e, prováveis. São 2 esquemas de
igual teor, mudando apenas o nome. Makro Portugal vai tornar-se CostCo ou, mudar o seu modo
operacional para a fórmula Costco e, neste caso, Portugal será o laboratório de
ensaio para outros mercados.
As razões da adoção da fórmula Costco!
- Costco representa a fórmula
que conseguiu ter um sucesso estrondoso nos EUA, e que parece ter sido bem
acolhida em Espanha;
- As unidades de Alfragide
e de Matosinhos, pelo menos, representam uma localização de 1ª para um negócio
de grande envergadura, com centenas de milhares de consumidores potenciais à
porta;
- Os espaços físicos das
lojas da Makro Portugal precisariam de pouco investimento para poderem ser adaptadas
ao conceito Costco;
- A equipa de colaboradores
responsáveis pelas compras já existe, seria apenas preciso “injetá-la” com o
ADN da Costco para a tornar rapidamente operacional;
- A Makro possui, por
razões ligadas à sua entrada no mercado português, um ficheiro de clientes
particulares, que poderia ser muitíssimo útil para uma abordagem Marketing rápida
e com sucesso.
Seja qual for o nome da empresa, Makro Nova formúla ou Costco, se
esta reflexão estiver certa, as consequências para o mercado serão:
- Uma nova dinâmica no
setor retalhista, porque esta fórmula, baseada na lógica de club de clientes, tem
no seu ADN o gene da agressividade negocial ao nível das marcas de grande impacto
no mercado;
- Uma nova fonte de
concorrência extremamente forte, no setor grossista ligado à Horeca, com empresários
membros do club de clientes. Quem conhece a loja Costco de Sevilha, sabe que as
referências para o setor da hotelaria e da restauração não faltam.
E, para os colaboradores da Makro, esta
mudança garantirá os postos de trabalho daqueles que não forem visados pelo
downsizing já anunciado. Aliás, é permitido pensar que o downsizing programado
já está a incluir todos os critérios de funcionamento de uma loja de tipo
Costco.
O elemento que cimentou, ainda mais, esta reflexão, consiste na
nomeação - como DG de Makro Portugal - de Tany Kopps, precedentemente Diretora
Financeira da Makro para Espanha e Portugal
Boa semana.
RB
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