Uma loja está raramente isolada num território; se fosse o caso,
seria um índice claro de um mercado pouco atrativo e pelo qual não vale a pena
competir. De facto, quando um mercado tem características altamente positivas
em termos de atividade comercial, “todos” querem uma parte do bolo e sobretudo,
querem a maior fatia desse bolo.
A concorrência obriga a
observar o que se passa fora da loja, se não como seria possível compreender os
outros atores do mercado?
Observar e analisar a concorrência
As imagens seguintes
explicam de forma sintética os cuidados a ter em termos de mercado e de análise
da concorrência e, iniciam o processo de reflexão das ações que deverão ser
planeadas e levadas a cabo para se posicionar de forma correta e diferenciadora
em relação às outras lojas que competem no mesmo território.
Tomar decisões e passar à ação
A reflexão e as ações a
desenvolver deverão permitir ao retalhista de:
- Encontrar o melhor posicionamento
para a sua loja;
- Definir todas politicas
do retailing–mix e incrementá-las
Boa semana
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.