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segunda-feira, 13 de julho de 2015

Daqui a 2040, a população portuguesa poderá diminuir de 16,6%!

Segundo o que foi publicado nas últimas semanas, os analistas especialistas da demografia portuguesa estão a prever para o horizonte de 2040 uma diminuição da população na ordem de 16,6%, um forte envelhecimento da população e uma hiperconcentração urbana.

População de Portugal e projeção até 2100
Consequências, para o retalho alimentar, se este cenário estiver certo
Os atores do retalho nas zonas despovoadas, que de facto serão as zonas rurais, vão por um lado perder muitos clientes, por causa do impacto da taxa de mortalidade e, por outro lado, deverão compor com uma clientela envelhecida cujo perfil de compra estará de acordo com a idade.
Batalhar todos os dias para levar a melhor num mercado dinâmico é uma tarefa normal, difícil mas remuneradora mas, batalhar para partilhar as migalhas de um consumo moribundo empobrece todas as empresas que atuam na mesma zona, matando mesmo os mais fracos sem trazer a bonança aos sobreviventes.

Para poder contar no mercado, as empresas de distribuição deverão implantar-se nas zonas de concentração urbana, onde de facto se encontrarão os consumidores.

A procura de Pontos de venda urbanos deve ser a grande prioridade
Não há tempo à perder, para ninguém! São os esforços de localização urbana de hoje que permitirão ganhar amanhã…qualquer atraso trará a desolação amanhã às empresas que não terão conseguido antecipar as evoluções do mercado! Os mais rápidos, hoje, a reservar os bons terrenos ou as boas localizações urbanas, serão aqueles que fecharão os bairros e impedirão a vinda de concorrentes.

As grandes insígnias já estão a posicionar-se para este futuro, as outras organizações retalhistas e/ou grossistas devem AVANÇAR TAMBÉM NESTE CAMINHO!
Pingo Doce é hoje a insígnia com as melhores localizações para controlar o mercado do futuro. Sonae, através da insígnia Bom dia, está a tentar recuperar o seu atraso em termos de lojas em meios urbanos. Intermarché também vai, com certeza, tentar seguir o mesmo caminho, estando bastante atrasado em termos urbanos em relação aos outros grandes competidores.
Para evitar um desaparecimento das estruturas grossistas que não conseguirão aguentar-se apenas com o mercado rural ou periurbano, o recrutamento de candidatos a retalhista alimentar tem de começar rapidamente.

25 anos parecem muito tempo mas, numa única geração, tudo pode ser construído ou desfeito, dependendo das decisões tomadas no momento certo.

Boa semana
RB

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