Segundo o que foi publicado nas últimas semanas, os analistas
especialistas da demografia portuguesa estão a prever para o horizonte de 2040
uma diminuição da população na ordem de 16,6%, um forte envelhecimento da
população e uma hiperconcentração urbana.
População de Portugal e projeção até 2100
População de Portugal e projeção até 2100
Consequências, para o retalho alimentar, se este cenário estiver
certo
Os atores do retalho nas
zonas despovoadas, que de facto serão as zonas rurais, vão por um lado perder
muitos clientes, por causa do impacto da taxa de mortalidade e, por outro lado,
deverão compor com uma clientela envelhecida cujo perfil de compra estará de
acordo com a idade.
Batalhar todos os dias para
levar a melhor num mercado dinâmico é uma tarefa normal, difícil mas
remuneradora mas, batalhar para partilhar as migalhas de um consumo moribundo
empobrece todas as empresas que atuam na mesma zona, matando mesmo os mais
fracos sem trazer a bonança aos sobreviventes.
Para poder contar no mercado, as empresas de distribuição deverão implantar-se nas zonas de concentração urbana, onde de facto se encontrarão os consumidores.
A procura de Pontos de venda urbanos deve ser a grande prioridade
Para poder contar no mercado, as empresas de distribuição deverão implantar-se nas zonas de concentração urbana, onde de facto se encontrarão os consumidores.
A procura de Pontos de venda urbanos deve ser a grande prioridade
Não há tempo à perder, para
ninguém! São os esforços de localização urbana de hoje que permitirão ganhar
amanhã…qualquer atraso trará a desolação amanhã às empresas que não terão
conseguido antecipar as evoluções do mercado! Os mais rápidos, hoje, a reservar
os bons terrenos ou as boas localizações urbanas, serão aqueles que fecharão os
bairros e impedirão a vinda de concorrentes.
As grandes insígnias já estão a posicionar-se para este futuro, as outras organizações retalhistas e/ou grossistas devem AVANÇAR TAMBÉM NESTE CAMINHO!
As grandes insígnias já estão a posicionar-se para este futuro, as outras organizações retalhistas e/ou grossistas devem AVANÇAR TAMBÉM NESTE CAMINHO!
Pingo Doce é hoje a insígnia
com as melhores localizações para controlar o mercado do futuro. Sonae, através
da insígnia Bom dia, está a tentar recuperar o seu atraso em termos de lojas em
meios urbanos. Intermarché também vai, com certeza, tentar seguir o mesmo
caminho, estando bastante atrasado em termos urbanos em relação aos outros
grandes competidores.
Para evitar um
desaparecimento das estruturas grossistas que não conseguirão aguentar-se
apenas com o mercado rural ou periurbano, o recrutamento de candidatos a
retalhista alimentar tem de começar rapidamente.
25 anos parecem muito tempo mas, numa única geração, tudo pode ser construído ou desfeito, dependendo das decisões tomadas no momento certo.
Boa semana
25 anos parecem muito tempo mas, numa única geração, tudo pode ser construído ou desfeito, dependendo das decisões tomadas no momento certo.
Boa semana
RB
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