Inscritos como seguidores do blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Num mundo global .............Tudo pode acontecer

Num mundo globalizado, tudo pode acontecer. Assim, a aproximação estratégica entre os 2 grupos de distribuição franceses, Système U e Auchan, poderá vir a ter consequências em Portugal.

Estes 2 grupos têm um ADN diferente, e mesmo bastante diferente, Systéme U sendo um grupo de comerciantes associados tais como a Intermarché e Leclerc e, Auchan sendo um grupo integrado. Em Portugal a galáxia Auchan é conhecida através da insígnia Jumbo mas também atua aqui em outros mercados tais como a reparação automóvel com a insígnia Norauto, o bricolage com as insígnias Leroy Merlin e Aki, o desporto com a insígnia Decathlon, a moda infantil com a insígnia Kiabi.

Para competir num mundo globalizado
Système U e Auchan, após juntarem as suas centrais respetivas, estão, em França, a repartir as insígnias segundo os formatos nos quais têm o maior Know-how. Assim, pouco a pouco, os hipermercados da insígnia U vão passar sob a insígnia Auchan e os supermercados do grupo Auchan vão passar a utilizar a insígnia U.
Com estas duas operações, junção das compras e redistribuição das insígnias, os dois grupos estão a criar uma estrutura potente a montante e de grande visibilidade no terreno, tanto a título de pontos de escoamento desejados pelos fornecedores como a título de mancha visível e reconhecida pelos consumidores.

Possíveis consequências em Portugal
A insígnia Jumbo, insígnia utilizada por Auchan em Portugal, não se carateriza por uma grande dinâmica. O esquema seguinte mostra bem a fraca posição da insígnia Jumbo em Portugal.


Esquema: Quota de mercado 2015 das insígnias de distribuição em Portugal
Existe uma solução que passa por abrir novos supermercados próprios mas, seria uma solução onerosa para Auchan Portugal.
Os acordos feitos em França poderiam dar a ideia de abrir supermercados U em modo de franchising em Portugal. As ferramentas a montante existem ou seja, a estrutura de abastecimento da Auchan Portugal existe e funciona. O franchising de supermercados permitiria ampliar o número de lojas a partir de um envolvimento financeiro dos franchisados. A ideia poderia ser de ir buscar ao mercado português supermercados de certa dimensão, órfãos em termos de estrutura de abastecimento, e - cereja no topo do bolo - destabilizar estruturas já existentes como Intermarché e MiniPreço.

O futuro ainda está recheado de surpresas!
Boa semana.
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.