Num mundo globalizado, tudo pode acontecer. Assim, a aproximação
estratégica entre os 2 grupos de distribuição franceses, Système U e Auchan,
poderá vir a ter consequências em Portugal.
Estes 2 grupos têm um ADN
diferente, e mesmo bastante diferente, Systéme
U sendo um grupo de comerciantes associados tais como a Intermarché e
Leclerc e, Auchan sendo um grupo
integrado. Em Portugal a galáxia Auchan é conhecida através da insígnia Jumbo
mas também atua aqui em outros mercados tais como a reparação automóvel com a insígnia
Norauto, o bricolage com as insígnias Leroy Merlin e Aki, o desporto com a insígnia
Decathlon, a moda infantil com a insígnia Kiabi.
Para competir num mundo globalizado
Système U e Auchan, após juntarem as suas centrais respetivas, estão, em França, a repartir as insígnias segundo os formatos nos quais têm o maior Know-how. Assim, pouco a pouco, os hipermercados da insígnia U vão passar sob a insígnia Auchan e os supermercados do grupo Auchan vão passar a utilizar a insígnia U.
Système U e Auchan, após juntarem as suas centrais respetivas, estão, em França, a repartir as insígnias segundo os formatos nos quais têm o maior Know-how. Assim, pouco a pouco, os hipermercados da insígnia U vão passar sob a insígnia Auchan e os supermercados do grupo Auchan vão passar a utilizar a insígnia U.
Com estas duas operações, junção das
compras e redistribuição das insígnias, os dois grupos estão a criar uma
estrutura potente a montante e de grande visibilidade no terreno, tanto a
título de pontos de escoamento desejados pelos fornecedores como a título de mancha
visível e reconhecida pelos consumidores.
Possíveis consequências em Portugal
A insígnia
Jumbo, insígnia utilizada por Auchan em Portugal, não se carateriza por uma grande
dinâmica. O esquema seguinte mostra bem a fraca posição da insígnia Jumbo em
Portugal.
Esquema:
Quota de mercado 2015 das insígnias de distribuição em Portugal
Existe
uma solução que passa por abrir novos supermercados próprios mas, seria uma solução
onerosa para Auchan Portugal.
Os
acordos feitos em França poderiam dar a ideia de abrir supermercados U em modo
de franchising em Portugal. As ferramentas a montante existem ou seja, a
estrutura de abastecimento da Auchan Portugal existe e funciona. O franchising
de supermercados permitiria ampliar o número de lojas a partir de um
envolvimento financeiro dos franchisados. A ideia poderia ser de ir buscar ao
mercado português supermercados de certa dimensão, órfãos em termos de
estrutura de abastecimento, e - cereja no topo do bolo - destabilizar
estruturas já existentes como Intermarché e MiniPreço.
O futuro ainda está recheado de surpresas!
Boa semana.
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.