Inscritos como seguidores do blog

domingo, 29 de novembro de 2015

O comércio, um edifício em constante construção

O comércio é inerente à atividade social do Homem e tem como base a troca entre duas pessoas. A atividade comercial é inata e, velha como o mundo e, tal como o mundo o comércio evolui em função das pessoas, das condições ambientais e das tecnologias. 

A base é a troca, tudo o resto tem a ver com meras adaptações às evoluções das condições de Vida
Não é preciso de ter uma loja para fazer negócio. Cada pessoa pode combinar a venda, a compra ou o aluguer de bens e serviços, com uma outra pessoa sem nada mais do que a vontade de o fazer. 
A loja é “o meio” que foi desenvolvido para dar um quadro físico ao encontro entre pessoas que querem vender e outras que querem comprar produtos e/ou serviços. 
A loja tornou-se, no decorrer do século passado e até aos dias de hoje, “um produto marketing” objeto de todos os cuidados para favorecer a troca num quadro físico agradável, simpático e criador de emoção. A sedução dos clientes passou por uma loja atraente e repleta de cuidados visuais. 

A troca continua a ser básica, a loja física é um elemento de peso mas, as evoluções tecnológicas da sociedade estão a enriquecer a relação.
Contrariamente às ideias que se querem difundir é pouco provável que as novas tecnologias deem cabo das lojas físicas. As novas tecnologias estão a ser utilizadas por grupos de distribuição “clássicos”, que querem acompanhar as evoluções para não perder o contacto com milhares de consumidores, conquistados por novas formas de fazer as suas compras. 

O comércio é um edifício em constante evolução, um mosaico que conta sem descanso a evolução das nossas sociedades. 
Enquanto haverá Homem, haverá Troca, é a base do edifício. A loja vai perdurar ainda por muito tempo, ela é o ponto de encontro físico essencial entre os consumidores e os produtos e/ou serviços. Dizer que as lojas físicas vão desaparecer seria uma visão apocalíptica pouco sustentada por argumentos sérios. 
A evolução tecnológica das lojas é inelutável, porque os consumidores foram totalmente conquistados pela Internet, com Microsoft, Google, Facebook …etc. A Internet é o verdadeiro universo no qual se reconhece qualquer jovem e, é a população jovem que está a fazer evoluir o edifício e a moldá-lo! 

Esquema: O comércio, um edifício em construção
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.