Num
mercado de comércio alimentar ultracompetitivo, que toda a gente afirma estar
saturado de lojas mas, onde, paradoxalmente, não faltam projetos de novas
unidades comerciais, “como fazer para vender mais?” deve ser a pergunta que assombra
qualquer comerciante e gestor de insígnia!
O bom conhecimento do vocabulário técnico é com certeza uma
chave mestre para guiar o comerciante ou o gestor na sua reflexão, porque isso
vai permitir-lhes perceber quais são os pontos que devem ser analisados e as respetivas
ações a implementar.
Caso das palavras Consumidor – Cliente - Comprador
Um consumidor:
É qualquer indivíduo que, por ser vivo, precisa de satisfazer necessidades, e
em primeiro lugar, e de forma vital, as suas necessidades básicas tais como
alimentar-se. Afinal, qualquer um de nós é um consumidor.
Um Cliente: Um
indivíduo que entra numa loja passa do estado de consumidor ao estado de
cliente. Se o estado de consumidor faz parte do Ser Humano, o estado de cliente
é o resultado de uma escolha, de uma opção de entrar em tal ou tal loja.
Um comprador:
Um consumidor que entra numa loja pode, por várias razões ligadas às suas
inibições ou desagrado, sair da loja sem comprar nada. O comprador será o
cliente que terá escolhido produtos e os terá pago antes de sair da loja.
Três palavras, com três significados diferentes que implicam uma
reflexão e definições de ações diferenciadas!
Esquemas
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.