Segundo o que se vê nas lojas do retalho alimentar de pequena
dimensão, o pacote de leite à venda por 39 cêntimos parece ser a solução
milagrosa para atrair os consumidores. Força é de constatar que esta solução
não fez nem está a fazer milagres!
O exemplo
do preço do pacote de leite é um entre muitos! Os consumidores que frequentam
as lojas do retalho alimentar de bairro sabem muito bem que encontram nessas
lojas preços bastante competitivos para não dizer mais baixos, nas frutas e
legumes, nos produtos de drogaria, de perfumaria e de higiene.
A solução do leite a 39 cêntimos é um erro, consequência de uma má interpretação do mercado, pois o
consumidor quer muito mais do que um pacote de leite a 39 cêntimos. Ele quer mais do que isso, ele quer,
quando compra um produto, comprar o invólucro invisível que é o brilho do
produto!
O que é este brilho do produto?
O brilho do produto é
composto por um conjunto de elementos que dá ao produto mais valor e que leva o
cliente a sentir-se importante e plenamente satisfeito com a sua compra, como por
exemplo:
-O exterior atraente da loja em termos de
fachada, de montra, de toldo, de elementos de difusão das promoções, de
iluminação ao cair da noite;
-A beleza da loja vista do exterior e que
convida a entrar. A boa iluminação da loja no fim do dia é um elemento forte;
-A boa articulação da loja em termos de circuito
de deslocação dos clientes para tornar simples e agradável o momento das
compras;
-A boa iluminação da loja em geral e dos
corredores em particular para colocar os clientes num ambiente de compra confortável;
-O nível de limpeza e de higiene em
conformidade com a lei e as expetativas dos clientes;
-O sortido adaptado às suas expetativas e desejos
de compra e, dinâmico ou seja em constante evolução de acordo com o
aparecimento de novos produtos;
-A boa distribuição e a boa implantação das
categorias e dos respetivos produtos para facilitar a visibilidade e a leitura
da oferta proposta pela loja;
-A boa sinalética de informação das seções, e
dos preços dos produtos;
-A dinâmica que se vê através da reorganização
regular do espaço de venda, da substituição das estantes obsoletas em termos de
feitio, de cor ou de dimensão, da dinâmica já citada do sortido e das promoções
oferecidas;
-O nível de acolhimento e de atendimento capaz
de levar os clientes a sentirem-se parte da loja;
-O tempo de espera nas seções de venda com
serviço e nas caixas de pagamento.
Esquema explicativo
O leitor perceberá que se o preço de venda é um elemento
importante, ele é insuficiente para atrair e fidelizar os clientes. Aliás, se o
preço fosse o único elemento a prevalecer, no universo da moda por exemplo os
líderes deveriam ser os ciganos vendedores de feira e a Zara deveria estar na falência!
A melhor sugestão técnica a fazer aos comerciantes, retalhistas do
setor alimentar, é que deixem de vender o leite a um preço que é mais
prejudicial do que benéfico para as suas atividades de retalhistas e que, em
vez disso, se preocupem em cuidar de cada ponto focado no esquema deste “post”.
Bom trabalho.
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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