Inscritos como seguidores do blog

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Antes que seja demasiado tarde!

Não tenho uma bola de cristal e não sou adivinho mas, já alertei numerosas vezes os retalhistas do retalho de pequena dimensão sobre o seguinte: O último passo de conquista física dos territórios para os grupos organizados e líderes da distribuição alimentar em Portugal, será a sua entrada nos bairros, nas ruas das grandes cidades
Esse momento já chegou e, nos próximos tempos, vamos assistir a uma corrida desenfreada de controlo das cidades “intra-muros” pelas insígnias Continente através do formato Bom Dia, Pingo Doce, Intermarché, Jumbo e pelos outros operadores do e-comércio, sem afastar uma possível entrada da Mercadona. 

Sabendo que a concentração urbana é um facto em Portugal e que o litoral do Norte ao Sul representa aproximadamente 85% da população portuguesa, a conquista do coração dessas zonas urbanas e ultra povoadas era inelutável! Sem dúvida que isso vai estreitar ainda mais os laços que conseguiram tecer as grandes insígnias com os consumidores. Essas insígnias não são - e provavelmente não serão - as mais baratas do mercado mas, saberão garantir o laço emocional que as une aos consumidores. 

Para os fornecedores, isso quer dizer mais pressão em termos negociais, com grupos extremamente poderosos e incontornáveis. Aliás, isso vai provavelmente levar os grandes grupos da distribuição em Portugal a se tornarem “prestadores de serviços” para os fornecedores, vendendo-lhes as suas bases de dados para que estes últimos fiquem mais aptos a propor produtos e serviços adaptados às diferentes subzonas do território. Os cartões de fidelidade representam, de facto, uma fonte de informação incrivelmente boa sobre o consumo dos lares. 

Para os retalhistas donos de lojas de pequena dimensão, uma forte reflexão deverá ser feita, aliás já deveria ter sido feita, para definir o que fazer para continuar a ter uma atividade lucrativa para eles e útil para os consumidores. Dificilmente os retalhistas donos de loja de pequena dimensão poderão continuar a ser comerciantes generalistas; eles deverão especializar-se e mostrar através do seu posicionamento que respondem a expetativas claras dos consumidores, porque se não for o caso eles arriscam-se pura e simplesmente a desaparecer! 

Claramente, para os retalhistas donos de lojas de pequena dimensão, e também para os grossistas que acompanham estes retalhistas, a prioridade deverá ser refletir em “Mercado dos consumidores” antes de refletir em “Compras”. As condições comerciais são da responsabilidade das centrais de compras que devem zelar para proporcionar aos seus clientes grossistas e retalhistas, as melhores condições de acesso aos produtos. 
- As centrais têm profissionais treinados e competentes em termos de negociação. 
- A venda é da responsabilidade do retalhista, ou seja da sua capacidade em compreender as expetativas dos consumidores e as suas motivações de compra! Uma má compreensão dos consumidores ou/e uma reflexão mal feita podem originar perdas pesadas. 
Para aceder a boas condições de compra é preciso escolher a boa central de compras mas, para ganhar os consumidores é preciso ter uma loja bem localizada, uma loja bem articulada em termos de layout, de circuito, de distribuição das categorias e de implantação dos produtos, uma loja com um equipamento moderno e adaptado aos produtos vendidos e, uma equipa de colaboradores que sabem acolher e atender bem os clientes. 

Esquema

As turbulências estão a começar pela conquista do centro das zonas urbanas; elas já são visíveis e não vão parar. Os retalhistas donos de lojas de pequena dimensão devem definir o que querem fazer e investir o que for necessário para continuarem a ser comerciantes de sucesso. 

O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.