Inscritos como seguidores do blog

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Refletir sobre o posicionamento não é uma perda de tempo, mas sim uma chave do sucesso.

É comum considerar que uma sociedade é um conjunto uniforme, e que este conjunto dá lugar à noção de país, de nação indivisível. É assim que os nossos governantes querem que seja! Dirigir um país obriga a definir um quadro comum, quer geográfico quer linguístico, quer cultural, etc. 

Todavia, os trabalhadores do comércio, sejam eles quem forem, comerciantes, vendedores, empregados, sabem que este conjunto uniforme não existe. Eles percebem bem que muitos elementos podem condicionar o comportamento das pessoas e que na realidade, o Mundo é o somatório de diversidades quer geográficas, quer culturais, ou ainda cultuais, laborais, de sexo, de idade, de desejos, etc. 

Em paralelo com este rápido quadro do mercado, podemos constatar que numa sociedade aberta, muitas soluções existem para responder às expetativas dos consumidores. Por exemplo, em Portugal, não existe apenas uma cadeia de supermercados mas sim várias, com centenas de lojas espalhadas do Norte ao Sul do país. 

Claramente, o comerciante deve, para conseguir vencer, por um lado responder às expetativas do mercado dos consumidores e, por outro lado ter em consideração as características dos outros competidores, pois duplicar o que faz o vizinho não garante em nada a captação de clientes. 
O comerciante deve portanto definir o posicionamento da sua loja ou seja: definir quais serão os seus grupos de consumidores-alvo e, a partir daí, definir o tipo de loja, definir a organização da placa de venda, definir a oferta que melhor responderá às características desses consumidores, definir quais as condições comerciais a aplicar e, definir como vai comunicar com estes consumidores. 

Esquema
Ser o mais-um não é o suficiente para ser visto e despertar o desejo dos consumidores! 

Bom trabalho. 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.