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segunda-feira, 20 de junho de 2016

Os fornecedores não remuneram a compra mas sim o ESCOAMENTO!

Entre as ideias erradas, há uma que é terrivelmente penalizadora para as empresas de distribuição “tradicionais”, quer grossistas quer retalhistas; é a ideia segundo a qual, na negociação, o fornecedor remunera o talento profissional do comprador. 

Evidentemente, o profissionalismo é sempre bem-vindo e permite obter qualquer coisa suplementar mas, o que realmente remunera o fornecedor é a capacidade de escoamento do seu cliente grossista ou retalhista, porque o seu objetivo é chegar ao maior número de consumidores possível! 

Quem achar o contrário está enganado e está a viver num mundo que já existiu mas que desapareceu. Em Portugal, existe uma meia dúzia de empresas de distribuição retalhistas com mais protagonismo; Sonae, Jerónimo Martins, Intermarché, Jumbo (Auchan), Lidl, Minipreço/Dia. Assistimos regularmente à movimentação na direção de compra destes grupos; vemos que quem sai de um lado vai trabalhar noutro! Os grupos precisam de ar fresco, de dinâmica e de saber o que se passa no vizinho. Em geral, os compradores que ficam no mercado não são piores ou melhores para trabalhar no grupo A, B ou C. Portanto o que muda não é o profissionalismo das pessoas, mas sim a capacidade de uma insígnia em ESCOAR e, é isso que importa aos fornecedores. 

Em consequência deste contexto, os donos ou responsáveis das empresas “tradicionais” de distribuição, quer grossista quer retalhista, deveriam refletir em reorganizar o modo de funcionamento das suas empresas. Nomeadamente, deveriam refletir num ponto que parece essencial e provavelmente vital para o futuro das suas empresas, que é nomeação de um diretor comercial virado para as vendas ou seja que tenha a responsabilidade do ESCOAMENTO. 
- O diretor comercial virado para as vendas não deve ser o diretor das compras que desempenha outras funções, importantes mas, por natureza diferentes; 
- Na empresa, o poder principal deve ser atribuído ao diretor comercial virado para as vendas porque é ele o verdadeiro responsável do ESCOAMENTO. 

Para fomentar o escoamento, o diretor comercial virado para as vendas deve gerir um território e, nesse território trabalhar no sentido de entrar em qualquer loja retalhista capaz de fazer crescer o ESCOAMENTO. Isso pressupõe andar no terreno, conhecer as localidades, os retalhistas, e o perfil de consumo dos indivíduos que compõem o território. É uma função que implica muitas tarefas! 
Esquema
Nota: A competência técnica da equipa de compradores das grandes centrais não está por demonstrar; são ourives na matéria, competentes, batidos e profissionais da negociação. Os compradores “periféricos”, ou seja os compradores das empresas grossistas ou retalhistas aderentes ou associadas as centrais de compra, não podem ter a mesma aura por afinar contratos já delineados em 99% por terceiros! 

O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

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