A Marca do distribuidor (MDD)
No sector da distribuição alimentar, raras são as insígnias que
não têm uma marca própria, seja qual for o formato da loja.
A marca própria pode ter:
- O nome da insígnia da loja,
como por exemplo; os produtos Pingo Doce para a insígnia Pingo Doce ou
Continente para a insígnia Continente;
- Um outro nome. Por
exemplo no grupo Intermarché, a marca própria chama-se PNF (Produtos das nossas
fábricas) ou PNM (Produtos da nossa marca) e em cada categoria a marca própria
tem um nome diferente; no DPH – Apta; nos lacticínios – Pâturages, nas bolachas
– Chabrior, nas massas alimentícias – Fiorini, nos gelados – Adélia, etc. Em
todos os casos, é a empresa Intermarché que controla e gere a Marca.
- Um nome reservado para
determinados clientes, como é o caso das marcas próprias da central UniMark,
que proporciona aos seus clientes retalhistas marcas exclusivas tais como as
marcas UP (ver http://unimark.pt/produtos
), Alteza, Select, etc.
Qual é a utilidade da Marca do distribuidor (MDD)?
A MDD tem 2 interesses;
- O primeiro consiste em
propor aos consumidores, numa dada categoria, uma referência com
características parecidas ou muito próximas da qualidade do líder, a um preço de
venda PVP mais baixo. De facto, para os produtos de marca própria os custos de
comunicação, de pesquisa e desenvolvimento, e da logística são baixíssimos;
- O segundo consiste em
proporcionar ao distribuidor um meio de pressão comercial quando negoceia com
os fornecedores líderes.
Nota: Mesmo se em alguns
segmentos, a MDD tem muita força, no global da faturação, são as marcas de
fornecedores nacionais ou internacionais que lideram!
Back to basic –2
→ A Marca do
distribuidor (MDD) é um ponto básico
Os erros que os retalhistas devem evitar
Esquema
O retalhista deve,
imperativamente, porque se trata da base da sua atividade, compreender os
mecanismos de elaboração de um sortido, sabendo que sem sortido bem elaborado
não há negócio perene!
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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