O Sr. Diogo, retalhista do setor alimentar na região da Grande Lisboa,
entrou em contacto comigo de forma simpática, através da página FaceBook https://www.facebook.com/Alojadaminharua/, que é na realidade apenas uma porta de
entrada para o blog “Alojadaminharua”. Num mercado caraterizado por um
movimento acelerado, o Sr. Diogo procura saber quais poderiam ser as linhas
diretrizes capazes de o ajudar a melhorar o seu negócio.
1: Saia
da sua loja, e olhe para a fachada da sua loja como se fosse um consumidor que
estivesse a passar na rua.
A imagem que a loja projeta
na rua é um indicador potente da qualidade esperada dentro do ponto de venda. Uma loja cuja
fachada é maltratada em termos de pintura, de limpeza, de cartazes amontoados e
ilegíveis, não tem características capazes de chamar o consumidor e de lhe dar
vontade de entrar.
A dinâmica exterior da loja
em termos promocionais faz parte de uma promessa de dinâmica dentro da loja. A ausência ou a má
colocação de um cavalete para comunicar com os transeuntes trava, à partida, a
comunicação de uma dinâmica geral. A loja pode estar em risco de ser apenas uma
loja para clientes habituais.
2:
Entra na sua loja e olhe para ela como se fosse um cliente
Qual é a sua análise, sabendo que:
A faturação até 60% é feita com a venda dos produtos frescos ou seja, as frutas e legumes, os lacticínios, a charcutaria tradicional e L.S, o talho, o pronto-a-comer fresco a peixaria e os congelados. Os produtos frescos vendidos na sua loja são atraentes em termos de frescura e de valorização dos produtos e, estão bem conservados? Os lacticínios têm um linear suficientemente alargado para apresentar um sortido de produtos frescos, cada vez mais procurados pelos consumidores?
A faturação até 60% é feita com a venda dos produtos frescos ou seja, as frutas e legumes, os lacticínios, a charcutaria tradicional e L.S, o talho, o pronto-a-comer fresco a peixaria e os congelados. Os produtos frescos vendidos na sua loja são atraentes em termos de frescura e de valorização dos produtos e, estão bem conservados? Os lacticínios têm um linear suficientemente alargado para apresentar um sortido de produtos frescos, cada vez mais procurados pelos consumidores?
O circuito da sua loja deve
permitir uma leitura rápida e fácil do sortido exposto e uma seleção rápida dos
produtos a comprar. Existe um
circuito de deslocação dos clientes na sua loja? Ou será que os clientes não
percebem a organização da sua loja ou que se sentem armadilhados com um layout
proposto?
A distribuição das categorias
deve realçar a simplicidade do circuito proposto. Na sua loja, será que o encadeamento das categorias foi
bem pensado? É que a partir da entrada da loja, a distribuição das categorias
deve funcionar como uma “linha de comboio” que leva o cliente até à saída da
loja sem se sentir obrigado a nada, e que permite ver a maior parte do sortido,
sabendo que a facilidade de leitura do sortido aumenta as vendas.
A implantação dos produtos em
cada categoria deve ser pensada para facilitar a legibilidade do sortido
proposto e em consequência a escolha do consumidor. Se na sua loja a implantação estiver feita de forma
horizontal, os seus clientes devem ter bastante dificuldade em comparar
produtos entre eles e provavelmente, isso obriga-os a fazer idas e voltas
desnecessárias. Se o tipo de implantação utilizada for a implantação verticalizada,
os seus clientes podem, à vontade, ler a oferta de produtos e escolher com
facilidade e rapidez aqueles que correspondem mais às necessidades do momento.
O ambiente de uma loja
contribui para a excelência da relação com os seus clientes. Se os equipamentos da loja são obsoletos em termos
técnicos, de cores, de aspeto, de feitio…, provavelmente chegou o momento de
fazer uma renovação profunda. Numa lógica empresarial, há investimentos
necessários e incontornáveis! A vida da empresa tem custos inevitáveis ou seja,
evitá-los é entrar numa espiral potencialmente mortífera! Em paralelo aos
equipamentos, deve ser feita uma análise dos elementos ambientais da loja, da pintura,
do teto falso (ver “post” Passo-a-passo, podemos ir longe …), da iluminação. Uma
coerência é necessária entre a estética da loja, o circuito proposto, a
distribuição das categorias e a implantação, porque cada elemento contribui para
realçar o posicionamento decidido pelo retalhista para responder às características
dos consumidores que constituem a sua zona de atração.
Sr. Diogo, em conclusão deste “Post”, é verdade que em termos de
gestão de uma loja, tudo é possível e que cada retalhista é livre de fazer o
que quiser na sua loja, porque afinal é ele quem corre os riscos. No entanto, se ele quiser ter uma loja em adequação com o
mercado, ele deve imperativamente aceitar que quem tem “in fine” a última palavra
é o consumidor.
E, falando do consumidor, não se esqueça que o “Eu mereço” está ancorado
nele!
Bom
trabalho e boa reflexão
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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