As cidades estão na mira de todos os grupos da distribuição
organizada, basicamente porque a forte concentração de população nestes espaços
geográficos aguça com certeza o apetite comercial destes grandes “players”. Esta
pressão dos grupos organizados vai obrigar os empresários independentes, que
são os comerciantes do setor do retalho alimentar, a redefinir qual será a loja
alimentar de bairro que mais se adequará às expetativas dos consumidores,
sabendo que os centros urbanos são zonas multifacetadas.
Os
centros urbanos são de facto grandes puzzles
E, tal como
um puzzle, os centros urbanos são constituídos por muitas peças que se encaixam
umas nas outras para perfazer um conjunto aparentemente uniforme. A
uniformidade é obviamente aparente porque nos pormenores, cada freguesia, cada bairro
que compõe uma zona urbana, tem as suas próprias características que o distinguem
dos outros.
Diferenças em termos de ritmo de vida das zonas
Existem freguesias
ou bairros que se caracterizam por terem fluxos fortes nas extremidades do dia;
serão zonas de convergência no início do dia. Estes
bairros podem ter perfis diferentes em termos de atração; uns podem ter um perfil
ligado à atividade industrial, outros terão um perfil ligado à atividade
administrativa, outros ainda um perfil mais comercial e, ainda pode ser focado
um perfil ligado às atividades culturais e de lazer.
Há freguesias
ou bairros que são zonas residenciais onde vivem as famílias. São zonas vazias
durante o dia, depois dos seus residentes terem feito parte da enchente das
zonas de convergência citadas supra.
Há freguesias
ou bairros híbridos, ou seja são tanto residenciais (onde vivem pessoas) como
de convergência (em razão da sua forte atividade económica).
Diferenças em termos de tipologia das habitações
Em termos
de zonas urbanas, existem zonas de moradias, de prédios e zonas mistas, cada
segmento podendo ser dividido em subsegmentos relativamente ao estatuto social
e ao rendimento dos lares. A compreensão de cada zona é muitíssimo importante
numa ótica de desenvolvimento de um projeto comercial baseado no contato diário
com os consumidores.
Diferenças em termos de idade
O ciclo de
vida das pessoas obriga a pensar na classificação etária das freguesias, porque
o nível de idade dos indivíduos condiciona a estrutura dos lares e a estrutura
das despesas desses lares.
Diferenças em termos dos rendimentos
Numa zona
urbana existem zonas de concentração de lares mais modestos e de lares mais
ricos. O nível de consumo e o tipo de consumo são diferentes segundo a riqueza
da população de uma freguesia ou de um bairro e, este facto é um eixo incontornável
na reflexão do posicionamento de uma loja alimentar.
Outras diferenças
podem ser realçadas confortando a ultra necessidade de bem observar e analisar
o mercado local, antes de abrir uma loja de bairro. Passar ao lado desta
reflexão feita de olhos bem abertos pode ser muitíssimo prejudicial para o
comerciante.
As diferenças obrigam a pensar no “leque de tipologias possíveis
de loja”
Será que a
loja deve ser:
Uma
mercearia clássica que vende um pouco de tudo?
Uma
mercearia de conveniência, que venda gota a gota produtos de desempanagem?
Uma mercearia
focada nos produtos frescos clássicos – frutas e legumes, lacticínios,
charcutaria, congelados?
Um mini-mercado ou um supermercado que dá enfoque ao snacking, logo à entrada da loja?
Um mini-mercado ou um supermercado que prevê uma zona de refeição de snacking e
outra comida vendida “in sítio”?
Um mini-mercado ou um supermercado que aposta no serviço ao cliente ou ao contrário
que aposta no Livre-Serviço?
Um mini-mercado ou um supermercado que incorpora as novas tecnologias de maneira a
alagar a oferta da loja através de um catálogo on-line de produtos?
Esquema
O tema das lojas urbanas é um ponto central da estratégia de
muitas empresas da distribuição organizada e, será provavelmente também central
para muitas empresas grossistas e retalhistas de pequena e média dimensão; os
primeiros para finalizar a malhagem do espaço geográfico português e, os outros
para continuar a estar presentes em zonas de alta densidade populacional e de
grande interesse comercial.
Bom
trabalho e boa reflexão
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.