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segunda-feira, 15 de maio de 2017

Que loja para o meio urbano?

As cidades estão na mira de todos os grupos da distribuição organizada, basicamente porque a forte concentração de população nestes espaços geográficos aguça com certeza o apetite comercial destes grandes “players”. Esta pressão dos grupos organizados vai obrigar os empresários independentes, que são os comerciantes do setor do retalho alimentar, a redefinir qual será a loja alimentar de bairro que mais se adequará às expetativas dos consumidores, sabendo que os centros urbanos são zonas multifacetadas.

Os centros urbanos são de facto grandes puzzles 
E, tal como um puzzle, os centros urbanos são constituídos por muitas peças que se encaixam umas nas outras para perfazer um conjunto aparentemente uniforme. A uniformidade é obviamente aparente porque nos pormenores, cada freguesia, cada bairro que compõe uma zona urbana, tem as suas próprias características que o distinguem dos outros.
Diferenças em termos de ritmo de vida das zonas 
Existem freguesias ou bairros que se caracterizam por terem fluxos fortes nas extremidades do dia; serão zonas de convergência no início do dia. Estes bairros podem ter perfis diferentes em termos de atração; uns podem ter um perfil ligado à atividade industrial, outros terão um perfil ligado à atividade administrativa, outros ainda um perfil mais comercial e, ainda pode ser focado um perfil ligado às atividades culturais e de lazer. 
Há freguesias ou bairros que são zonas residenciais onde vivem as famílias. São zonas vazias durante o dia, depois dos seus residentes terem feito parte da enchente das zonas de convergência citadas supra. 
Há freguesias ou bairros híbridos, ou seja são tanto residenciais (onde vivem pessoas) como de convergência (em razão da sua forte atividade económica). 
Diferenças em termos de tipologia das habitações 
Em termos de zonas urbanas, existem zonas de moradias, de prédios e zonas mistas, cada segmento podendo ser dividido em subsegmentos relativamente ao estatuto social e ao rendimento dos lares. A compreensão de cada zona é muitíssimo importante numa ótica de desenvolvimento de um projeto comercial baseado no contato diário com os consumidores. 
Diferenças em termos de idade 
O ciclo de vida das pessoas obriga a pensar na classificação etária das freguesias, porque o nível de idade dos indivíduos condiciona a estrutura dos lares e a estrutura das despesas desses lares. 
Diferenças em termos dos rendimentos 
Numa zona urbana existem zonas de concentração de lares mais modestos e de lares mais ricos. O nível de consumo e o tipo de consumo são diferentes segundo a riqueza da população de uma freguesia ou de um bairro e, este facto é um eixo incontornável na reflexão do posicionamento de uma loja alimentar. 

Outras diferenças podem ser realçadas confortando a ultra necessidade de bem observar e analisar o mercado local, antes de abrir uma loja de bairro. Passar ao lado desta reflexão feita de olhos bem abertos pode ser muitíssimo prejudicial para o comerciante. 

As diferenças obrigam a pensar no “leque de tipologias possíveis de loja” 
Será que a loja deve ser: 
Uma mercearia clássica que vende um pouco de tudo?
Uma mercearia de conveniência, que venda gota a gota produtos de desempanagem? 
Uma mercearia focada nos produtos frescos clássicos – frutas e legumes, lacticínios, charcutaria, congelados? 
Um mini-mercado ou um supermercado que dá enfoque ao snacking, logo à entrada da loja? 
Um mini-mercado ou um supermercado que prevê uma zona de refeição de snacking e outra comida vendida “in sítio”? 
Um mini-mercado ou um supermercado que aposta no serviço ao cliente ou ao contrário que aposta no Livre-Serviço? 
Um mini-mercado ou um supermercado que incorpora as novas tecnologias de maneira a alagar a oferta da loja através de um catálogo on-line de produtos? 
Esquema
O tema das lojas urbanas é um ponto central da estratégia de muitas empresas da distribuição organizada e, será provavelmente também central para muitas empresas grossistas e retalhistas de pequena e média dimensão; os primeiros para finalizar a malhagem do espaço geográfico português e, os outros para continuar a estar presentes em zonas de alta densidade populacional e de grande interesse comercial. 

Bom trabalho e boa reflexão 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

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