A reorganização do Hipermercado Intermarché de Lagos foi feita em
torno da ideia de facilitar a vida dos consumidores que compõem a sua zona de
atração. O resultado é muito positivo e demonstra claramente que os retalhistas
devem refletir sobre as SOLUÇÕES a desenvolver ou a implementar para responder
às expetativas dos consumidores.
Franck e
Anne Saintemarie, casal dono do Intermarché de Lagos, apostaram de forma
muitíssimo visível num posicionamento que privilegia as “SOLUÇÕES DE VIDA”.
Este posicionamento pode ser descrito assim: O cliente não vai à loja para
comprar produtos mas sim para resolver “problemas de vida”.
As
respostas da loja aos pedidos de soluções dos clientes são variadíssimas. Cada
cliente pode assim encontrar a sua solução, seja qual for a sua motivação do
momento. De facto, a procura de uma solução é baseada na motivação ou nas
motivações do momento.
-O take-away,
a pizaria, o cantinho dos sushis, o cantinho das frutas cortadas frente ao
cliente e colocadas em caixas de plástico, são pontos que respondem aos pedidos
de rapidez, de liberdade, de comida entre amigos, de tempo salvaguardado para
fazer outra coisa do que cozinhar, de frescura, de autenticidade, de saúde…etc.
-O
take-away em livre serviço, apresentado em acondicionamentos individuais, a
fonte de sumo de laranja, a padaria em livre-serviço, a charcutaria em L.S. e
os queijos em L.S. e em autosserviço respondem aos pedidos de liberdade, de
frescura, de rapidez de compra, de satisfação individual de cada membro da
família…etc.
Quando se
sabe que perto de 55% das vendas de uma loja são realizadas nos frescos, não há
dúvidas que a aposta é bem acertada!
O resto da
loja segue o mesmo eixo de reflexão. Uma definição de corredores largos permite
oferecer aos clientes um espaço de deslocação bastante agradável. O uso de
gondolas da La Fortezza permitiu, graças à forma de encaixar as prateleiras sobre
os prumos, ganhar 10cm em cada gondola ou seja, de ganhar espaço para alargar
os corredores e proporcionar um bem-estar suplementar aos clientes. Nota-se a
utilização de uma articulação das categorias baseada no uso dos produtos, o que
é ideal para facilitar as compras dos clientes, colocando-os numa situação de
leitura da oferta permitindo lembrar o que pode faltar em casa.
Galeria de fotografias
Este
modelo de organização é, na minha opinião, imperativo numa lógica de loja
urbana ou suburbana com forte concentração populacional. É um modelo imperativo
porque corresponde às evoluções da forma de viver dos consumidores que querem
comprar soluções centradas na sua satisfação do momento, porque “eles
merecem!”.
Bom
trabalho e boa reflexão
O seu sucesso está nas suas mãos!
RB
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