Inscritos como seguidores do blog

domingo, 18 de junho de 2017

Intermarché de Lagos, um MUNDO de soluções

A reorganização do Hipermercado Intermarché de Lagos foi feita em torno da ideia de facilitar a vida dos consumidores que compõem a sua zona de atração. O resultado é muito positivo e demonstra claramente que os retalhistas devem refletir sobre as SOLUÇÕES a desenvolver ou a implementar para responder às expetativas dos consumidores.

Franck e Anne Saintemarie, casal dono do Intermarché de Lagos, apostaram de forma muitíssimo visível num posicionamento que privilegia as “SOLUÇÕES DE VIDA”. Este posicionamento pode ser descrito assim: O cliente não vai à loja para comprar produtos mas sim para resolver “problemas de vida”. 

As respostas da loja aos pedidos de soluções dos clientes são variadíssimas. Cada cliente pode assim encontrar a sua solução, seja qual for a sua motivação do momento. De facto, a procura de uma solução é baseada na motivação ou nas motivações do momento. 
-O take-away, a pizaria, o cantinho dos sushis, o cantinho das frutas cortadas frente ao cliente e colocadas em caixas de plástico, são pontos que respondem aos pedidos de rapidez, de liberdade, de comida entre amigos, de tempo salvaguardado para fazer outra coisa do que cozinhar, de frescura, de autenticidade, de saúde…etc. 
-O take-away em livre serviço, apresentado em acondicionamentos individuais, a fonte de sumo de laranja, a padaria em livre-serviço, a charcutaria em L.S. e os queijos em L.S. e em autosserviço respondem aos pedidos de liberdade, de frescura, de rapidez de compra, de satisfação individual de cada membro da família…etc. 

Quando se sabe que perto de 55% das vendas de uma loja são realizadas nos frescos, não há dúvidas que a aposta é bem acertada! 

O resto da loja segue o mesmo eixo de reflexão. Uma definição de corredores largos permite oferecer aos clientes um espaço de deslocação bastante agradável. O uso de gondolas da La Fortezza permitiu, graças à forma de encaixar as prateleiras sobre os prumos, ganhar 10cm em cada gondola ou seja, de ganhar espaço para alargar os corredores e proporcionar um bem-estar suplementar aos clientes. Nota-se a utilização de uma articulação das categorias baseada no uso dos produtos, o que é ideal para facilitar as compras dos clientes, colocando-os numa situação de leitura da oferta permitindo lembrar o que pode faltar em casa. 
Galeria de fotografias 














Este modelo de organização é, na minha opinião, imperativo numa lógica de loja urbana ou suburbana com forte concentração populacional. É um modelo imperativo porque corresponde às evoluções da forma de viver dos consumidores que querem comprar soluções centradas na sua satisfação do momento, porque “eles merecem!”. 

Bom trabalho e boa reflexão 
O seu sucesso está nas suas mãos! 
RB

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.